A votação das contas 2008 de João Mendonça

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pessoal, começarei a escrever mais. Prometo. Depende de meu tempo livre e também da quantidade de fatos interessantes. Fico lhes devendo para depois uma análise mais profunda sobre a aliança de Eduardo Campos com Marina Silva. É que algo mais urgente: a aprovação das contas de João Mendonça no que se refere ao exercício de 2008.


Sobre as contas em si, eu lamento muito ter de dizer que são uma aberração, uma excrescência. O TCE (que mais uma vez é desmoralizado em Belo Jardim) encontrou nas contas de JM os seguintes motivos para condenação:

-Não contabilização de mais de R$3 milhões do INSS e Belo Jardim Prev; 

- Descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal;

- Improbidade Administrativa 


NA VOTAÇÃO...

Oito dos doze vereadores da cidade IGNORARAM A RECOMENDAÇÃO DO TCE e PREVARICARAM (e me processe quem quiser, que eu provo sua prevaricação) e votaram a favor das contas de JM. O número de votos foi o bastante para derrubar o parecer e JM ter as contas aprovadas, portanto.

EFEITOS PRÁTICOS

Para JOÃO, não muda muita coisa. A rejeição das contas de 2002 e 2005 já lhe dão dor de cabeça suficiente. Ano passado eu falei por aqui que o maior gasto da campanha eleitoral de João era com ADVOGADOS. Hoje sou capaz de dizer que ele gasta mais com esses profissionais do que a prefeitura com salários de servidores. Uma possível rejeição de suas contas iria lhe dar dor de cabeça daqui a muito tempo. Mas nada anula o problema que enfrenta diariamente para se manter prefeito da cidade, pois se tratam de problemas oriundos pela rejeição de contas de outros anos.

Para os oito PREVARICADORES, por ora nada acontece. A presidente do TCE-PE, Teresa Dueire, ainda ontem falava em rádio da capital que os vereadores que votam contra pareceres do TCE terão de se explicar. Afinal, ela enxerga o mesmo que eu e que vocês: não há sentido em se votar contra o parecer de um PERITO. Como eu sou um pessimista por natureza, duvido muito que alguém venha querer tomar satisfação desses cidadãos em função de um voto contrário ao TCE, até por que este órgão tem caráter CONSULTIVO.

Agora, em um longo prazo, minha gente, não é possível que o povo de Belo Jardim não os puna (aliás, é possível, sim, afinal, em Belo Jardim, sabemos que o rabo é quem abana o cachorro).

São Atribuições do poder legislativo, entre outras:, segundo a Constituição Federal

IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;

Quem não o fizer, está traindo os deveres de suas atribuições, o que se chama PREVARICAR.

Infelizmente não fui à Câmara. Soube que os vereadores VIRA-CASACAS Jairzinho e Euno queriam que o Presidente expulsasse o povo da galeria. Bem democráticos os senhores, hein? De Jair esse pedido não me surpreende, não. Vereador de um mandato só não gosta mesmo do contato com o povo, a não ser na hora de posar (ou como escreveria Wilsinho, POUSAR) para fotos. Euninho, líder do governo atual e do governo que estava tendo as contas votadas, não tinha outra opção. Segundo ele, a Câmara não é poder judiciário. Claro que não é. Ninguém nunca pensou que fosse. Mas é um poder AUTÔNOMO DA PREFEITURA, vereador. Seu papel não é dizer SIM e AMÉM a tudo que manda o prefeito. PREVARICARAM AMBOS

Soube ainda que Tio do Pastel ficou gritando DÁ-LHE JOÃO. Quem quiser que se engane com esse senhor como vereador. Pobre e simpático, ganhou o título de mais votado, mas segue sem saber qual a função de um vereador. Segue achando que seu papel é bater retrato e pagar pro Blog publicar. PREVARICOU

De Gilvandro não se podia esperar outra coisa. É o único caso de um vereador que se diz de OPOSIÇÃO e que contraria a orientação do TCE, pra votar a favor das contas de um prefeito. Diz ele que quem prende bandido é polícia. Mentira! O legislativo pode prender também, cito o exemplo de Marcos Feliciano que mandou prender duas sapatãos que se beijavam em um culto evangélico, vilipendiando culto religioso, o que é crime. Além do que, a ideia não era prender João, e sim julgar as suas contas de 2008, que, segundo os especialistas, deveriam ser condenadas. PREVARICOU!

Sobre Claudemir e Vando não há o que se comentar. O primeiro é muito franco e por isso merece um pouco mais de respeito que os demais. Abertamente, ele diz que não sabe ser vereador de oposição. Se João pedir pra que ele espanque a si mesmo, certamente ele o atenderá. Já Vando está ali por um mero acaso... Não deve sequer saber o que quer dizer TCE. Ainda assim, PREVARICOU!

Quanto a Patrícia e a Da Paz, tenho imensas dificuldades de tecer comentários. É uma fraqueza minha, confesso. A minha forte amizade por uma das filhas de Da Paz, pessoa com quem jamais entrarei em atrito, me empata de dizer o que eu teria a dizer. Já Patrícia, todo mundo sabe que o mandato não é seu, e sim do marido, o MAIOR CASO DE TRAIRAGEM DA HISTÓRIA MUNDIAL. PREVARICARAM!!

Há pouco mais de um ano, não só Wilsinho (Da Paz havia voltado para a suplência), como também Claudemir, Claudiane e Euninho votaram CONTRA CONTAS DE JOÃO MENDONÇA. A alguns deles perguntei se o fato de terem feito parte da gestão de João não lhes colocava em uma condição complicada de lhe darem um voto contrário. A resposta foi NÃO. É claro que mudarem novamente não lhes atinge em nada.

As circunstâncias mudaram, assim como as necessidades de cada um deles. 

A MANIFESTAÇÃO POPULAR

Eu não seria eu se me colocasse dessa vez a favor do quase vandalismo que se viu na câmara. Soube que quebraram os vidros da porta e chegaram a ameaçar fisicamente um ou outro vereador.

Isso não se faz. Não é democrático e nem pragmático. Não tem resultado algum. A única coisa que talvez conseguiriam com isso era fazer com que o apelo de o apelo de Jairzinho fosse atendido

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu qu queria saber se esse caras ( os vereadores) que aprovaram as aberrações do prefeito, dormiram em paz. Eu queria saber se eles têm coragem de se olhar no espelho. Eu queria saber o que eles dizem a seus filhos. A menssagem deles pros filhos. Isso é um comboio de nojentos que não respeitam o voto recebido. Mais antes eu tivesse botado meu voto numa privada, pois tenho certeza que lá é mais limpo.

Anônimo disse...

Existe uma Lei que determina que todos os vereadores, inclusive o Presidente da Câmara que voltar contra a determinação do TCE terão que justificar porque votaram contra e aquele que não convencer poderá ser cassado.Ora se o TCE, que é formado por Técnicos competentíssimo,pede a rejeição das contas de um prefeito é por que é verdade e o prefeito infrigiu as leis. Vamos ver em que vai dar isso. Parece que joão passa por cima de Juiz, Ministério Público, TCE, TRE e em todo mundo.

Unknown disse...

Mais uma vez os vereadores de Belo Jardim envergonham a população.

Anônimo disse...

So voltei em joão quando ele era mendoça partido esse que ele mesmo conseguiu desmoralizar praticamente sozinho nao sei se por qualidade de joão ou por um monte de inconpetentes do partido mendoça mas uma coisa todos tem que ver joão acabou com duas egemonia de belo jardim quincas x mendocas. e ele tem que terminar o mandato dele por que foi o povo quem quiz ele la faser oq, se existisse justiça contesa ele nao teria sido nem canditado, se as contas de cecilio foram aprovadas por as de joao nao podem ser tanbem, tudo funciona assim numa censala o do e o barao e quem obesse e o capatis e os escravos que samos nos e quem vamos pra ondem eles querem. agora fica um monte de devedores de favores falando um do outro isso muda oque nada........

Anônimo disse...

o povo deveria pedir na justiça a cassação desses vereadores...e o próprio partido também, o mandando é do partido que é oposição como pode esses vereadores está compilando o prefeito..........!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

"Senhores" vereadores, meus pêsames! Aliás, nossos pêsames, pois não só atingiu a mim. Atingiu à comunidade , ao povo todo.

Anônimo disse...

Não dá para entender: por que Mendoncinha que é presidente do DEM não toma providências com relação aos vereadores do DEM de Belo Jardim que o abandonaram?

Anônimo disse...

Parece que Mendoncinha tá mais perdido de que cego em tiroteio. João pinta e borda com tudo e com todos. Ele será o cara? Mininu !!!

Anônimo disse...

Eu só queria dizer uma coisa: esse presidente da câmara, o Nen Cabeludo, surpreende a todos. Quem pensava que ele ia ser um Zé ninguém, um matuto lá num sei de onde, caiu com os burros n'água. Ele é atuante,sincero, respeitador nos pronunciamentos dele, sem que diga suas verdades sem magoar. Tem mostrado força, coerência e coragem e maturidade. Pra mim é um dos melhores dessa casa. Muito bem merecido o cargo que ocupa. E você, Nen, nem precisa saber quem eu sou. Sou uma pessoas que sabe separar o joio do trigo. Nada mais.Vou continuar ouvindo seus pronuncimentos. Sorte pra você e pro povo de Belo Jardim que deu um voto certeiro escolhendo seu nome.E é só! Parabéns e continue assim: firme.