Resposta a linguarudo sobre saída de presidente da AEB e contratados da PMBJ

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


EI, gente, vocês sabem que eu gosto de desafios, né? Não nego participação em um que seja. Então lá vai. Recebi o seguinte comentário, claro, como sempre, de um anônimo medroso. Talvez o texto fique longo, mas vocês aguentam, né?

Anônimo disse...

Voltasse o mesmo chupa ovo da antes hein? Wavá, porque tu não fala da saída da tua tia da faculdade pela porta de trás? Porque tu não fala dos mais de mil pais de família que teu prefeitim não paga desde dezembro, seja homem rapaz vá fazer seu trabalho ao invés de ficar chupando ovo de politico, sei que você é inteligente o suficiente pra não precisar babar ovo de politico, então deixe se ser otário e vá cuidar da sua vida ao invés de ficar defendendo o indefensável.

Vou começar pelo mais fácil: minha vida tá muito bem cuidada, não se preocupe tanto comigo.

Então...É claro que eu topo falar sobre os dois assuntos propostos por você. Só não vou agradecer seus elogios a minha pessoa, pois sei que vieram juntos apenas pra ver se me “ganhava” e eu aliviava sua barra na resposta que vou dar. Comigo não cola. Aposto que dialogo com um PTista. Eles não tem jeito mesmo.

SAÍDA DE CARMEN DA FACULDADE.

Antes de tudo, alguém tem que dizer a esse poucas-trancas que Professora Carmen não saiu da Faculdade. Ela segue lá todas as noites ministrando sua carga horária que sempre teve, mesmo antes de ser funcionária concursada da casa. Então não teve saída da Faculdade, e sim do cargo de presidente. Mas o principal é o fato de apontar ter sido uma saída pela porta de trás. Vamos aos fatos:

Carmen foi nomeada presidente da AEB mais por vontade dos funcionários da casa que por vontade do prefeito ou do deputado Mendonça. A verdade é que dependendo só do desejo deste último, Carmen nem teria sido nomeada. Perguntem a ele se eu minto. Mas Coca-Cola bancou a indicação dela por parte dos funcionários, que deram a ela uma vitória sobre dois outros professores, em assembleia realizada em caráter informal, já que o prefeito poderia escolher até Jeca Tatu para o cargo. 

Carmen ficou quase 6 meses no cargo, ao lado de Olga, fazendo o possível para sanar as dívidas da AEB (que, acreditem, são muitas), pagar a folha salarial e ainda trazer inovações para a casa. Não teve apoio político. Essa é a verdade. Se perguntarem por que ela saiu, eu tenho uma resposta, que talvez não seja a mesma que ela dê, se fizerem a ela o questionamento.

Antes de tudo, vale lembrar que o cargo de presidente da AEB não é uma função gratificada (FG) e sim um cargo comissionado (CG), o que gera um novo contracheques e um novo vínculo de emprego. No novo estatuto da AEB, que está guardado na gaveta do prefeito, há a proposta para essa mudança, fazendo inclusive com que o presidente da AEB seja eleito, e não indicado. O estatuto foi vetado pelo grupo político.O mesmo que eu apoio.

Sobre as Bolsas do governo do estado, é preciso deixar claro que elas não vieram por problemas burocráticos que a AEB tem há anos, e não há 6 meses. O Estado de Pernambuco foi enfático: as bolsas só iriam para as autarquias com certidão negativa de débitos. Das 13 do estado, apenas a AEB não a conseguiu. São muitas dívidas e são de muito tempo. Professora Carmen poderia esconder esse fato ou dar o seu nome para negociação dos débitos. Ela preferiu não fazer nenhuma das coisas. Primeiro porque a situação da AEB, que é um órgão público, tem que ser igualmente pública. Segundo porque seu nome LIMPO é seu maior bem, e ela não estava disposta a perde-lo. O Governador de Pernambuco lançou uma verdadeira armadilha para a FABEJA, provavelmente por motivos políticos, pois deixou para anunciar que só cederia às bolsas às Autarquias sem débito na última hora, depois de já ter sido feita a seleção entre os alunos. 

Olha, minha gente, a situação da AEB é complicada... Eu deixei de dar aulas lá por motivos pessoais e não sei como está esse ano, mas a expectativa é que o ano letivo começasse sem salas de aulas disponíveis para todas as turmas. E não há dinheiro para construir salas novas, a não ser que se aumente o débito da AEB. Eu sei que Carmen vai brigar comigo, mas vou revelar um fato: em 1 mês de gestão dela e de Olga, reduziu-se a folha salarial em mais de 30mil reais. Redução justa, motivada por pagamentos indevidos. Enquanto esteve à frente da AEB, Carmen e Olga (que segue lá) foram probas. Abriram (literalmente) as portas da presidência. Ouvi de professores, porteiros, faxineiros, alunos, telefonistas e afins elogios a sua conduta e pedidos de “não saia”. Ouvi de gente humilde de lá “nunca eu havia entrado na sala da presidência”
Por fim, professora Carmen pediu exoneração. Tá pensando que ela foi exonerada? Engana-te, bocó. Circule na AEB e veja se as portas estão abertas ou fechadas para ela antes de vir destilar seu veneno por aqui.

SALÁRIOS NÃO PAGOS DESDE DEZEMBRO
Bom, aí o papo é mais curto. Eram contratos, podem ser rompidos a qualquer momento. É uma lástima, mas acredito que Coca só o fez por ser extremamente necessário para as finanças da cidade. Ele teria todos os motivos do mundo para não romper os contratos (até o fato de estarmos em ano eleitoral, né?). É totalmente legal o rompimento dos contratos. E aí vamos lembrar também que a folha dos funcionários efetivos está totalmente em dias, sendo paga dentro do próprio mês. 

Olha, eu dizia a vocês antes...Coca faz uma má gestão, mas tem tudo nas mãos para mudar isso. E a mudança já começou. Hoje, sem dúvidas, sua gestão é 50% menos ruim que ano passado.

0 comentários: