Aniversário do secretário gera polêmica

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ATUALIZAÇÃO I- 02/06

Assim eu gosto. Leitor que provoca, e não apenas que fala patacoadas. 

Não vem no blog querer dar uma de esperto e me provocar por eu ter escrito ÇHE no lugar de LHE. Vamos destrinchar a fala comigo?

não consegui identificar também onde ela fala de convocação - proposta, convite e contribuição eu vi, mas convocação não.

Talvez você com seu profundo conhecimento da língua portuguesa possa esclarecer essas dúvidas. Ou será que você apenas quis colocar palavras a mais pelo fato dela ser do pt?



Burro já vi que não é. Talvez, no máximo, tolo. Sabe usar vírgulas e concordâncias. Já merece um “bom dia” meu.

Eu não costumo esclarecer fenômenos da língua portuguesa assim...de graça. Meus serviços costumam ser remunerados, viu! Mas abro uma exceção, sim.


A comunicação se dá mais do que através de palavras DITAS. 


Dá-se também através das não-ditas e das intenções. É por isso que quando a nossa mãe dizia “seu quarto está uma bagunça”, não queria apenas nos avisar sobre a desordem, e sim esperava que colocássemos tudo no  lugar. 

Será que esse leitor, quando a sua mãe lhe dizia isso, respondia “eu já sei que tá bagunçado. Não precisa me avisar”? Acho que não. A comunicação era clara, embora não expressa por todas as palavras. Isso chama-se PRAGMÁTICA, e um dos seus maiores teóricos é John Austin (xiiiiiiii....).

Eu, por ser tolo, até mais do que pensam, achei que quando escrevi

 
a professora adilza afirma que wilsinho não pode completar a idade nova, tendo que ficar parado no tempo e morrer com seus 39 anos de idade 

estivesse sendo claro quanto a minha ironia. Uma das dicas que dou a meus alunos é: 

escreva sabendo quem é seu leitor, para que possam compartilhar do mesmo repertório e intenções. O texto não é seu, e sim de quem lê

Eu deveria conhecer melhor alguns leitores do blog, para não exigir muita inteligência deles... Minhas sinceras apologias. 

É claro que Adilza não quer que Wilsinho morra com 39 anos e nunca mais faça aniversário. EU ESTAVA BRINCANDO, seus bobocas. Era uma brincadeirinha do titio Rafa. Nossa! É preciso isso para entender que fui irônico?


A blogueira acha inusitado e aparentemente reprova o fato de os professores terem de patrocinar uma festa para o secretário. Parece até que não cabe a Wilsinho o direito  de fazer idade nova e comemorar isso do jeito que lhe der na telha. Cobrando ou não, é assunto dele e não da política municipal. Era, pois agora virou assunto público.


Adilza não disse que foi uma convocação, nem eu disse que Adilza disse que eu disse que ela disse que eu disse que ela disse que...Já me esqueci! Hehehehe. 


Eu também não disse que ela disse isso. Eu apenas esclareci, assim...por vontade própria, antes que alguém, por influência da postagem dela (aprendam: nada que se escreve é sem propósito e intenções) pensasse que era uma convocação.

Alguém acha que Adilza escreveu tal postagem querendo que as pessoas pensassem se tratar de um convite? Não. Ela quis que as pessoas pensassem que era uma convocação. Uma intimidação. Mas é claro que ela, inteligente e descolada que é, não iria dizer isso LITERALMENTE. Eu consigo ler mais que palavras. Fazer o que? Aprendi com a vida a ser um LEITOR, e não apenas um LEDOR.

Eu não  quis colocar palavras a mais, não. Quis trazer ao LITERAL as palavras que Adilza deixou no não-texto, no subentendido, no pressuposto, nas entrelinhas
 



POST ORIGINAL
 
O blog da Professora Adilza, Alfinetes e Bombons (adoro o nome) publicou uma severa crítica à festa de aniversário do Secretário Wilsinho. LEIAM AQUI


Segundo a professora, Wilsinho não pode, por não ter negociado a greve com os professores, por não haver merenda de qualidade e outras coisas mais, completar idade nova. Tem que ficar parado no tempo e morrer com os seus 39 anos de idade (risos).


É que coincidentemente, os professores grevistas voltaram às aulas na segunda-feira e lhes foi feito um convite para que nessa sexta-feira dia 3, comemorem o aniversário de Wilsinho, mediante a colaboração de 15 reais.


Que fique claro: Foi um convite, e não uma convocação. Vai quem quer. Vai quem se sente amigo e admira o secretário-vereador (além dos puxa-sacos de plantão).


O desempenho dele como secretário não é o que está em debate. Sobre isso eu posto outra hora. Há falhas sim na sua gestão, como em tudo na prefeitura. 


É seu aniversário, e os seus amigos irão prestigiá-lo. 


Quem nao quiser não vai e pronto. Nao haverá nada demais. 


Wilsinho tem admiradores e críticos. Entre os dois grupos, tem amigos. E é para estes o convite.


Desde já, Parabéns!

29 comentários:

Anônimo disse...

Convidado mas tem que dar 15 conto eu q nao queria uma coisa dessa.
apois se ele contar com quem gosta dele so vai ter tu e tua tia e jadilsom kkkkkkkkkk a a mulher dele tb deve ir so ai ja tem60 conto kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Tu viu o que escreveram e mandaram o presidente colocar no blog dele? falando do dia das prostitutas axo que foi indireta pra wilsinho. será?
isso ta cheirando a texo de um ex blgoueiro q n vou dizer quem e pq tu pode sofre na mao deles.

Anônimo disse...

Difícil vai ser p Wilsinho separar os amigos ( se é q tem nesse meio ) dos puxas-sacos e chacais, aliás de qual grupo vc faz parte ?

Anônimo disse...

Se preocupa não, além de vcs 4 terão os diretores e coordenadores q se não babarem tão fora.kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ai Wagner já mandou seu quinzinhos pro secretário, será q ele vai deixar o cargo só depois da festa ? Só depois q os babões gastarem o dinheirinho, não é possível,diga a ele q as eleições tão longe, mas o povo não vai esquecer o que ele fez nesses 2 anos.

Anônimo disse...

Boa Adilza,muito boaaa!

Anônimo disse...

EITA COITADO DE WILSINHO, VAI PEGAR O BECO, VAI SER ESCANTEADO, VAI PRA O TIME DE JOÃO MENDONÇA OU QUER DIZER JOÃO JATOBA JÁ Q SAIU DO GRUPO MENDONÇA. E QUEM VAI ASSUMIR O LUGAR D WILSINHO É PEDRO TABOQUINHA, VIXIIII, INCOMPETENTEEEE!!!!!! MAIS TD BEM, E AGORA WILSINHO OQ FAZER? SERÁ Q VAI SE CANDIDATAR A VEREADOR DNOVO? SÓ PRA LEMBRA WILSINHO SE ELEGEL VEREADOR DUAS VEZES JÁ E N FOI PRA CAMARA PQ FOI SER SEC. DE EDUCAÇÃO. SERÁ Q O POVO VAI VOTAR EM UMA PESSOA Q OS ELEITORES ESCOLHEM PRA OCULPAR UMA CADEIRA LÁ NA CAMARA E ELE DESPRESA.... TAIS L...

Anônimo disse...

Talvez por burrice da minha parte não consegui identificar em que parte do texto a professora adilza afirma que wilsinho não pode completar a idade nova, tendo que ficar parado no tempoe morrer com seus 39 anos de idade. não consegui identificar também onde ela fala de convocação - proposta, convite e contribuição eu vi, mas convocação não.
Talvez você com seu profundo conhecimento da língua portuguesa possa esclarecer essas dúvidas. Ou será que você apenas quis colocar palavras a mais pelo fato dela ser do pt?
se puder postar e responder.

Anônimo disse...

Primeiramente, agradeço pelo elogio no início da sua resposta (estou considerando que seja um)

Mesmo com a minha provável burrice (não precisa se desculpar pelo fato de exigir inteligência demais de seus leitores) é claro que entendi a ironia em relação ao morrer com 39 anos - e acho que qualquer um que leia também entenderá, inclusive pelo (risos) no final.
A pragmática (bonita a palavra né) talvez estivesse clara também no meu breve comentário: apenas quis atentar para o fato de você estar expressando a sua opinião sem deixar claro aos "leitores burros" que assim está fazendo, o que pode levá-los a interpretarem o que outra pessoa escreveu de acordo apenas com a sua opinião. O "segundo a professora" pode ser mal interpretado por tais leitores burros como eu.
Era só isso.
Peço, então, desculpas por talvez não ter utilizado da maneira correta os ensinamentos de John Austin (seja ele quem for) e por ter achado que você disse que ela disse que você disse que ela disse que você...me perdi...

Anônimo disse...

Wilsinho n quer SER vereador, ele que o cargo e lógico o salário ( q não é besta ), tá correndo do barco antes q afunde de vez e perca a boquinha. Pense num rapaz sabido.kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Que isso Wilsinho, o barco nem começou a afundar e já tá pulando fora, lembre-se o povo já está tomando remédio p aminésia, do mesmo jeito q não esqceu o q JM fez e deu o troco, farão o mesmo com vc.

Anônimo disse...

E aí, Wilsinho qual é a sensação de voltar a ser um mero cidadão belojardinense, sem nenhuma regalia ?

Anônimo disse...

PROFESSOR QUE TIVER VERGONHA NÃO VOTA EM WILSINHO NEM PRA GARI, QUANTO MAIS PRA REPRESENTAR O POVO.

Anônimo disse...

Quantos dos diretores puxa-saco irão entregar o cargo junto com o secretário, e agora, será q Jadilson vai trabalhar ? Ou o poder de Wilsinho vai continuar valendo ?

Anônimo disse...

Quantos dos diretores puxa-saco irão entregar o cargo junto com o secretário, e agora, será q Jadilson vai trabalhar ? Ou o poder de Wilsinho vai continuar valendo ?

Anônimo disse...

NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR 1012, SE JÁ ESTÃO ABANDONANDO OS CARGOS AGORA,IMAGINEM NO PRÓXIMO ANO ? SERÁ A GLÓRIA DO POVO,TODO MUNDO BONZINHO.

Anônimo disse...

NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR 1012, SE JÁ ESTÃO ABANDONANDO OS CARGOS AGORA,IMAGINEM NO PRÓXIMO ANO ? SERÁ A GLÓRIA DO POVO,TODO MUNDO BONZINHO.

Anônimo disse...

NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR 1012, SE JÁ ESTÃO ABANDONANDO OS CARGOS AGORA,IMAGINEM NO PRÓXIMO ANO ? SERÁ A GLÓRIA DO POVO,TODO MUNDO BONZINHO.

Anônimo disse...

NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR 1012, SE JÁ ESTÃO ABANDONANDO OS CARGOS AGORA,IMAGINEM NO PRÓXIMO ANO ? SERÁ A GLÓRIA DO POVO,TODO MUNDO BONZINHO.

Anônimo disse...

Que pena o prefeito tá dodói, mas é tão ruim q nem o diabo quer, imagine as doenças, ele vai é viajar, relaxar de TANTO trabalho, depois volta, afinal nessa gestão ninguém pode adoecer, tem quer ser funcionário padrão,Pelo menos o povo vai saber quem é o vice, afinal até hoje ele é apenas um fantasma. vamos vê se faz alguma coisa ( DUVIDO )

Anônimo disse...

Que pena o prefeito tá dodói, mas é tão ruim q nem o diabo quer, imagine as doenças, ele vai é viajar, relaxar de TANTO trabalho, depois volta, afinal nessa gestão ninguém pode adoecer, tem quer ser funcionário padrão,Pelo menos o povo vai saber quem é o vice, afinal até hoje ele é apenas um fantasma. vamos vê se faz alguma coisa ( DUVIDO )

Anônimo disse...

O coitado do VICE, deve estar arrancando os cabelos, sem saber a quem vai obedecer.oU ALGUÉM PENSA Q ELE VAI FAZER ALGO SOZINHO. ACREDITA TAMBÉM EM PAPAI NOEL, COELHO DA PÁSCOA, FADA DOS DENTES ? KKKKKKK

Anônimo disse...

O coitado do VICE, deve estar arrancando os cabelos, sem saber a quem vai obedecer.oU ALGUÉM PENSA Q ELE VAI FAZER ALGO SOZINHO. ACREDITA TAMBÉM EM PAPAI NOEL, COELHO DA PÁSCOA, FADA DOS DENTES ? KKKKKKK

Anônimo disse...

O coitado do VICE, deve estar arrancando os cabelos, sem saber a quem vai obedecer.oU ALGUÉM PENSA Q ELE VAI FAZER ALGO SOZINHO. ACREDITA TAMBÉM EM PAPAI NOEL, COELHO DA PÁSCOA, FADA DOS DENTES ? KKKKKKK

Anônimo disse...

É secretário q saudade dos tempos em q o povo era burrinho, não exigia nada, não reclamava, acreditava em tudo. BONS TEMPOS EHEM ? ACABOU MANÉ

Anônimo disse...

É secretário q saudade dos tempos em q o povo era burrinho, não exigia nada, não reclamava, acreditava em tudo. BONS TEMPOS EHEM ? ACABOU MANÉ

Anônimo disse...

pensei que iria comentar minha "réplica"... é uma pena que não, pois aproveito muito de seus comentários.
apesar de nem sempre concordar com o que você diz, reconheço que os seus pensamentos sempre são bastante "coerentes" e me fazem refletir sobre minhas posições...
de qualquer forma, continue com suas postagens arrogantes, pois elas são, ao menos, legíveis...

Anônimo disse...

quero ver qnd chegarem as eleições,Wilsinho subir no palanque p pedir voto e ser vaiado e colocarem ele p correr!não esqueçam que ele entra p/ vereador e fica com secretário!tenham vergonha eleitores!!!

Anônimo disse...

joao mendonça cai na realidade voce nao e prefeito nao voce e ex; dep ex; prefeito e agora ta doido mesmo de pois de tanto ex; tu agora cabo e leitoral de quem leonardo dias tu estais atirando para todos os lados mas nao tem geito nao nos conchaves da politica mendoncinha ja comfirmol minha candidata e de marcos coca cola e ela andrea mendonça os filhos do saudosso mendonçao em memoria a viuva dona estefania nao perdoarao o que voce fez com jose mendonça nao por tudo que ele fez na terra do bitury e voce nao teve ahumildade de respeitar seu proprio tio quem lhe ajudou na vida ou e mentira aqui se faz aqui se paga tu com apoio da familia mendonça para ser prefeito nunca mas joao vai logo providenciando um partido poir qur tu ja era e tambem vai providenciando para tira este sobre nome mendonça . futura prefeita de belo jardim e ela andrea mendonça essa e mendonça de verdade o outro e do paraquay