Solenidade da Posse e discursos

sábado, 4 de junho de 2011

A sexta-feira política em BJ foi movimentada. 

À noite, houve a inauguração do asfalto da 1° de Janeiro. Pensei em quantas vezes eu vi festa para inaugurar um asfalto... Se fosse algo mais grandioso... Mas quem não tem cão caça como gato, não é mesmo?

À tarde, na Chaminé Recepções, houve a posse dos novos secretários. Veja o que mudou no secretariado:

Agricultura- Saí Coinha, e entra Juraci.

Saúde- Sai Zé Ivan (que assume a prefeitura), e entra sua esposa, Adriane Maciel.

Cultura- Sai Dona Conceição Moura, e entra Andréa Mendonça.

Autarquia- Sai Bernardina, entra Carmen Peixoto.

Os discursos de Carmen e Bernardina foram cerimoniosos, e não políticos. O de Juraci foi de fazer dormir. Euno Filho também falou. João Mendonça foi muito aplaudido (e eu sei que tinha gente medindo. Foi mais aplaudido que Marco e Mendoncinha, sim). Falou pouco, mas foi claro: quer se manter na discussão política da cidade (leia-se: SER CANDIDATO) e seu intuito é, sobretudo o de AJUDAR o grupo e a cidade. Coca-Cola não o aplaudiu.

Mendoncinha foi, como sempre, polido, e também saudoso em relação a seu pai. Conclamou os presentes a trabalharem em grupo, sem alimentar rinhas.

Coca-Cola se derreteu em elogios à família Mendonça, em especial a Andréa e dona Estefânia. Falou das dificuldades enfrentadas pela gestão, e etc... Mas o ponto alto da fala foi a declaração repetida umas 25 vezes: MEU ÚNICO LÍDER, A QUEM ACOMPANHEREI MESMO QUE ELE ERRE, É MENDONÇA FILHO. NÃO HÁ OUTRO
João o aplaudiu.

COMENTO
Juraci ter discursado em nome dos secretários, e não Andréa, pode indicar que não há essa conversa de ela ser a candidata. Mas também pode indicar uma estratégia para não melindrar ninguém. Se falasse, sairia como candidata extra-oficial. 

João acha, e com razão, que tem muito com o que contribuir com o seu grupo. A cada aparição, recebe demonstrações de que uma parcela significante da cidade o quer de volta. Conversou com Mendoncinha há poucos dias e está tudo esclarecido e na paz entre eles. Mendoncinha só fala de 2012 em 2012. João fala a qualquer momento. Não consegue enxergar, e com muita razão, um sólido argumento para que não seja ele o candidato do grupo. Se Coca fosse bem-avaliado, provavelmente João não tivesse toda essa motivação. Mas o que se vê é o inverso. João, em que pese seus pontos negativos, ainda é de longe o candidato mais forte para manter o grupo.

E eu concordo com ele sobre discutir 2012 desde já. Penso que não é em toda eleição que se consegue eleger um candidato escolhido 90 dias antes. Coca foi uma exceção, e não a regra. João tem toda a razão e o direito de fazer o seu tempo. Sobretudo quando recebe um recado tão claro do prefeito Coca-Cola, quando este disse que só segue MENDONCINHA.

Existe a hipótese de JM voltar a disputar a prefeitura por outro partido que não o DEM?

Penso que isso não ocorrerá (e torço também). Mas caso venha a ocorrer, João estará coberto de razão. É o candidato que a maioria do grupo quer, o mais popular, que já foi prefeito e conhece a administração (pro bem e pro mal), está disponível e com vontade, e o atual está mal avaliado. O que falta a ele? Uma coisa: voltar a se dar bem com o prefeito.

Embora ele tenha razões, tenho que confessar: não o acompanho. Já disse que do DEM não saio.

9 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro, ér possivel que nao poete o que vou escrever...Acho que quem aplaude João é meia duzia de pessoas qiue recebia salarios exorbitante que Marco cortou...e tem mais, o candidato legitimo é marco, pois ele é quem é o prefeito...Voce sabe que a eleição paa Cinta estava perdida, por isso Mendonção indicou Marco, pois ele sabia que se Marco perdesse nao reprentaria a derrota do grupo, a justificativa é que Marco nao era uma pessoa afastada muitos anos da cidade e ....então foi mérito de Marco reverter o quadro politico em Belo Jardim...quem ta cendo injusto é Jão...se fosse pela popularidade de Joa Marco nao teria ganho, foi merito exclusivo de do atual prefeito...portanto Jão vai ter que engolir marco e tem mais não tem adversario para ele, porque Moacyr nao disputara, Valdeci e Fábio nao é candidato de Cintra, e que vai ser o candidato ce Cintra será o seu filho, então Marco ganhara folgadamente a elei~]ao em belo Jardim...ha tem mais, Valdeci é empresario, Cintra é empresario, joão é empresario(falido mas é), esta conversa de dizer que Moacyr é ruim como candidato porque é empresario nao vai colar...Ze Mendonça era empresario...Ainda vai colar dizendo que marco é um pessimo prefeito porque é empresario? esta acusação me parece ser enveja... Marco é um homem de sucesso! nao da para discutir isso! Infelizmente temos muitos doentes politicos, sanguesuga, aproveitadores e oportunistas, baboes, ninguem ta preocupado com a cidade, so defendendo o seu! nao temos nenhum inocente, o que precisa é um novo, como cesar para acabar com esta festa que tem aqui!

Anônimo disse...

Cara, botaram furando em João Mendonça ! Agora que é verdade! Mas ele, João, deve ter muito dinheiro guardado...É "faro" como dizem por aí.O homem tem dinheiro!!!! Será????? Se for assim é só ter coragem e enfrentar o atual prefeito. É mole? Ssssssisssiiiisssi....

Anônimo disse...

Em outras palavras JM tem que botar o rabo entre as pernas e baixar a cabeça pra Marcos, isso se quizer pelo menos ficar no grupo.

Anônimo disse...

Em outras palavras JM tem que botar o rabo entre as pernas e baixar a cabeça pra Marcos, isso se quizer pelo menos ficar no grupo.

Anônimo disse...

A única vantagem que JM tem é q Marcos conseguiu ser pior do que ele na prefeitura

Anônimo disse...

JM vai ficar do lado de qualquer partido q queira lança-lo como prefeito, pq o que interessa a ele é a prefeitura e não o partido. Pense num homem devotado.

Anônimo disse...

jm ta é doidoooooo.... ele fantasia tanto que é prefeito que daqui a pouco ele vai estar nas ruas falando com o povo como se fosse prefeito da cidade.

Anônimo disse...

Te dana! Nunca vi querer entrar no céu na marra! Prefeito deve ser uma Maravilha, um céu aberto, um presente dos deuses, um paraíso na terra ( ou coisa parecida). Espera que vai ser prefeito...Vai muito! Belo Jardim não merece isso não.

Anônimo disse...

Não entendo como um técnico de informática "MAURÍLIO" é diretor de um Hospital!!! Só em BJ memso.
Acho que qnd dá uma bronca no hospital ele tecla(CTRL + ALT + DEL).KKKKKK
Mais pelo menos qnd quebrar algum PC ele mesmo concerta!sendo assim o prefeito economiza com manutençao de computadores...