Adeus ao Mestre Professor Ulisses

segunda-feira, 13 de setembro de 2010



Soube apenas nessa segunda-feira da morte do querido Professor Ulisses Lima.

Estive no velório e enterro.


REPERCUSSÃO DA MORTE DE PROFESSOR ULISSES


Diário de Pernambuco: Centenas de pessoas foram dar adeus ao maestro Ulisses de Souza Lima

Jornal do Commércio: Morre o Maestro de Belo Jardim Ulisses de Souza Lima

PE360graus da Globo.com: Morre Ulisses de Souza Lima, maestro da cidade de Belo Jardim


Comentários no twitter:

@anareginapsi e @lucianna_coelho seguramente conheciam Ulisses de Souza Lima. @mendonca2525 citou a pouco o seu falecimento.

# Mendonça Filho mendonca2525
Não poderia deixar de registrar aqui o falecimento do Ulisses de Souza Lima, que dirigiu a Sociedade Musical de Belo Jardim por 60 anos.


# Jonara Medeiros jonaramedeiros
Dirigiu por 60 anos a Sociedade Musical de Belo Jardim, seu trabalho de maior destaque. http://bit.ly/bYKj9w


# Jonara Medeiros jonaramedeiros
Morre o Maestro de Belo Jardim, Ulisses de Souza Lima. Ele já foi mestre no Sertão do Pajeú. Lindas lembranças da musicalidade dele.

# Tarcio Oliveira tarciooliveira
O sepultamento do Mestre Ulisses Lima será agora pela manhã em Belo Jardim. Nonagenário, ele era o atual vice prefeito do município.

Tarcio Oliveira tarciooliveira
Cultura de luto. Faleceu ontem Mestre Ulisses Lima regente/professor de bandas de música do interior como Tuparetama e S.J. do Egito.

# Marcos Paulo de Lima Trilhanofio
Luto pelo grande maestro da minha cidade natal, Belo Jardim, o musico Ulisses de souza lima .

# Rafael Campos rafadeborest
E tem um mestre musical no céu! Vai com Deus professor Ulisses Lima

# roberto da silva robertinhosm
O professor e maestro Ulisses Lima falaceu às 07h05 da manhã deste domingo (12), no Hospital de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. fonte JC.

# roberto da silva robertinhosm
Músicos da Cidade de Belo Jardim -PE dão adeus ao ilustre e maestro Ulisses Lima. domingo,

# Valdemir Cintra valdemircintra5
BELO JARDIM -PE, MAIS TRISTE COM O FALECIMENTO DO PROF. ULISSES LIMA. SEPULTAMENTO, SEGUNDA, 10HS.

# JC_Lazer JC_Lazer
Morre o Maestro de Belo Jardim Ulisses de Souza Lima http://bit.ly/aropXV

# Praça TV PracaTV
#NETV Morre Ulisses de Souza Lima, maestro da cidade de Belo Jardim http://ow.ly/18Yvmz

# regina rodrigues reginarodrigg
Morre Ulisses de Souza Lima, maestro da cidade de Belo Jardim: O músico, que já foi vice-prefeito da cidade na déc... http://bit.ly/aaV2Gy

# Claudio Cabral claudiocabral
Morreu hoje maestro e professor Ulisses de Souza Lima de Belo Jardim. O mundo ficou menor e mais triste sem ele.



É gratificante para a família saber que o seu patriarca foi em vida alguém tão querido por todos. Das pessoas mais humildes ao prefeito da cidade e o vice-governador. Todos reverenciavam o Maestro.


Muitas pessoas estiveram presentes no cortejo, que percorreu as principais ruas da cidade, inclusive a rua onde morava, a João Pessoa (Calçadão).

O blog BJ na NET registra com pesar e abraça a família e os amigos.



1) Morreu neste domingo, no Hospital Boa Viagem, no Recife, o maestro e ex-vice-prefeito de Belo Jardim, Ulisses de Souza Lima.

2) Ele Tinha 96 anos de idade e completaria 97 no dia 22 de novembro próximo. Estava internado há duas semanas no Recife e a “causa mortis”, segundo sua filha, Conceição, foi falência múltipla de órgãos.

3) O corpo será velado a partir desta tarde na Câmara Municipal de Belo Jardim e o sepultamento está marcado para às 10 horas da manhã, desta segunda-feira, no cemitério da cidade.

4) ''Mestre Ulisses'', como era conhecido nos meios musicais de Pernambuco, ou simplesmente “Professor Ulisses”, como era conhecido em Belo Jardim, era o mais velho maestro de Banda em atividade aqui no Estado e talvez no Brasil.

5) Ele dirigiu durante mais de 60 anos a Sociedade de Cultura Musical de Belo Jardim, tendo passado pelas suas mãos nessas seis décadas de atividade centenas de músicos que hoje estão espalhados por todo o Brasil, muitos deles tocando em bandas das Forças Armadas.

6) O mestre nasceu em São João do Cariri no dia 22 de novembro de 1913. Aos seis anos de idade mudou-se com a família para Brejo da Madre de Deus, onde começou a aprender música.

7) Em 1935, já regente de banda, transferiu-se para São José do Egito para reger a Banda de Música Santa Cecília, a convite do seu então presidente Cícero David.

8) Em São José do Egito fez sua primeira composição e em 1938 casou-se com Maria José Leite (hoje com 95 anos). Foi nesta cidade que nasceu seu filho mais velho, Uilson (com ''U''), hoje regendo a Banda de Belo Jardim em substituição ao pai.

9) De São José do Egito se transferiu para Sertânia para reger a Banda 6 de Junho da qual fizeram parte, entre outros, o maestro Francisco Dias de Araújo, o ''Francisquinho'', fundador da Orquestra Marajoara e pai do engenheiro e ex-presidente da Chesf Mozart de Siqueira Campos Araújo.

10) Em 1942 recebeu convite para reger a Sociedade de Cultura Musical de Belo Jardim que tenha como um de seus diretores João Bezerra Filho, pai do atual deputado federal José Mendonça (DEM).

11) Em 1963 resolveu entrar na vida pública. Filiou-se ao PSP (Partido Social Progressista) e em 1964 foi candidato a vice-prefeito com apoio do então chefe político do município Arnaldo Barbosa Maciel (ex-deputado federal pelo PMDB) .

12) Nessa época, era possível votar no candidato a prefeito de uma chapa e no vice de outra. Resultado: foram eleitos Júlio Alves (prefeito) e Ulisses Lima (vice). O vice de Júlio Alves, que perdeu a eleição, era Júlio Aniceto.

13) Em 1970 a convite do então candidato a deputado federal, Marcos Frere, fundou o MDB de Belo Jardim do qual foi o primeiro presidente.

Escrito por Inaldo Sampaio
14) Uma de suas últimas composições (entre dobrados, marchas, valsas, frevos, cirandas, maracatus, etc. fez mais de 300) foi o dobrado a que deu o nome de ''Governador Eduardo Campos''.

1 comentários:

Unknown disse...

Ao MESTRE Com CARINHO... ULISSES de SOUZA LIMA.

O BITURY chora por perder um dos maiores exemplos de AMOR e DEDICAÇÃO ao próximo que vivenciamos nas últimas décadas. O Maestro ULISSES LIMA deixa aos Belojardinenses um "REGALO" que o tempo jamais apagará. Sentimo-nos saudosos ao recordar os dias festivos, quando o Prof. ULISSES, garbosamente, comandava seus pupilos, atraindo as multidões, presenteando-nos com seus empolgantes dobrados, embelezando ainda mais o nosso BELO JARDIM. Dentre aqueles que servem de exemplo, com VALORES ÉTICOS e MORAIS tenho pelo Prof. ULISSES LIMA a mais alta estima, gratidão e respeito, principalmente nas pessoas que, graças a ele, trilharam o caminho do bem... Agradecemos a DEUS por ter tido o privilégio de conviver com Prof. ULISSES LIMA.

Paulo Roberto Costa Lima, MD.,PhD.
Prof. Adjunto Doutor FCM/UPE