Os números de Mendonção

sábado, 20 de março de 2010

Coluna de Magno Martins de hoje na Folha

Cacique do grupo Mendonça, tarimbado em disputas proporcionais – está no 11º – o deputado José Mendonça Bezerra faz um prognóstico diferenciado do que vem sendo visto pela mídia em relação à eleição da bancada federal. Segundo ele, a coligação PMDB-PSDB-DEM-PPS, que se formará em torno da provável candidatura de Jarbas a governador, elege entre oito a nove deputados federais.

Ele prevê que os 10 principais candidatos – Mendonça Filho (DEM), Helena Guerra (PSDB), Tony Gel (DEM), Bruno Araújo (PSDB), Bruno Rodrigues (PSDB), Raul Henry (PMDB), Edgar Moury Fernandes (PMDB), Raul Jungmann (PPS), Augusto Coutinho (DEM) e André de Paula – somam 1,2 milhões de votos.

“Isso é suficiente para eleger oito. Com o voto de legenda, as sobram nos permitem eleger nove”, disse Mendonção. A aritmética dele é baseada num coeficiente eleitoral em torno de 180 mil votos. Num cenário mais pessimista, o DEM, na sua avaliação, elege quatro e não dois como um jornal chegou a noticiar.

Mendonção baliza seus números mais otimistas num cenário em que a oposição possa contar com uma candidatura forte e competitiva ao Governo do Estado, no caso o senador peemedebista Jarbas Vasconcelos. “Sem Jarbas, podemos sofrer baixas por causa do voto de legenda, mas não temos dúvida da sua candidatura”, afirmou.

0 comentários: