As prováveis chapas em 2010

quinta-feira, 23 de julho de 2009


Coluna de hoje do Blogueiro Magno Martins


As prováveis chapas

É arriscado e prematuro falar de 2010, mas um cenário de composição de chapas, tanto do lado governista quanto na oposição, parece cada dia mais claro. Candidato à reeleição, o governador Eduardo Campos (PSB) deve manter João Lyra Neto (PDT) na vice. Há dois dias, Lyra se livrou de processo no Ministério Público que poderia implicar na cassação dos seus direitos políticos e isso fortaleceu ainda mais a sua condição de postulante natural à reeleição.

Quanto ao Senado, Eduardo nada fala, mas sinaliza preferências. Se o PT não emplacar João Paulo, ex-prefeito do Recife, o partido pode apresentar Humberto Costa ou Maurício Rands. As chances do secretário Fernando Bezerra, do PSB, são mínimas.

Quanto ao bloco da oposição, o DEM deve indicar o ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel, alternativa que agrada a Jarbas Vasconcelos por representar o eleitorado do Interior, onde as pesquisas apontam o favoritismo de Eduardo. Para o Senado, Jarbas tem o compromisso de Sérgio Guerra e Marco Maciel de que ambos disputam à reeleição.

O que falta, então? Apenas a formalização, o que apenas será feito em janeiro ou depois do Carnaval. Até porque ninguém agüenta uma campanha longa. Nem o corpo aguenta nem o bolso segura.

0 comentários: