Lá se foi o VAREJÃO. E daí?

domingo, 12 de janeiro de 2014




Amigos, quero fazer um rápido e breve comentário sobre a demolição de um dos prédios mais conhecidos e históricos de Belo Jardim, o chamado VAREJÃO. Mas não consigo. Vai ser longo mesmo.

Muito mimimi nas redes, vindo de pessoas que costumam ter bons e relevantes pensamentos.

Faço duas observações: É um retrocesso que Belo Jardim não tenha uma lei de preservação de patrimônio, sim. A culpa disso é de muita gente, mas não só do Imperador João, prefeito em 9 dos últimos 15 anos. Cecílio e Coca-Cola também não deram a mínima para o tema. Assim como nenhum dos vereadores que por ali passaram.

A segunda observação é menos políticamente correta. Não entendo a choradeira. O prédio é particular. O seu dono se quiser manter, se quiser destruir, se quiser fazer uma suruba lá, se quiser transformar num bar ou numa Igreja... O que alguém tem a ver com isso?

Lembro da mesma chorumela quando derrubaram o ABRIGO DE ZÉ RAMOS. "Ah, porquê é nostálgico. Ah, porque é histórico".

Era um bar. Simples assim. Virou um posto de gasolina. Gera mais emprego que o bar. Gera menos impacto social que o bar. 

Francamente... é trsiet ver um prédio histórico e que nos traz lembranças. Mas não é um crime, nem motivo pra tanto choro. Francamente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em parte com você, agora só não pode ficar como o ITEC, derrubaram e não fizeram nada, virou um terreno baldio.A Prefeitura deveria pressionar o dono para fazer alguma coisa ali.Quanto aos Prédio antigos acho que deveria sim ter uma Lei de tombamento e a Prefeitur instalar Secretarias nesses locais tombados, já paga aluguel em outros prédio.

Anônimo disse...

É verdade, o itec tbém derrubaram e ñ falaram nada. Agora o cara tem um prédio particular e ficam fazendo mimimim, ele ( o dono ) tem todo direito de fazer o que quiser. Agora ficam pq a prefeitura e os vereadores ñ compram o prédio e preservem o pouco que resta dele. É cada uma que vejo em Belo jardim.

Anônimo disse...

Uma cidade que é organizada, principalmente, com relação ao tombamento público não permite, por hipótese alguma que prédios históricos sejam derrubados. Em Pesqueira, o pessoal é muito cultural e isso não acontece. Caso algum particular tenha um prédio histórico e queira vender, quem comprarar é a prefeitura e será utilizado culturamente. Mas, em Belo Jardim não existe isso e quem concorda com esse desmando, com certeza é uma pessoa sem cultura e sem passado.

Anônimo disse...

A prefeitura daqui meu filho, quer saber é de dinheiro e poder usufruir o que pode da melhor forma possível em benefício próprio.

Anônimo disse...

É de doer e ao mesmo tempo nos causa uma vergonha sem tamanho. Triste cidade a nossa! Ter orgulho de quê?
Com a demolição do prédio de Varejão é tempo de encerrar o ciclo ( ou o circo?).Desisto! Ser de Belo Jardim é motivo de chacota! Não direi mais. Vou me esconder por um tempo.Eita, Belo Jardim sem sorte!