DEM se recupera, mas fica na torcida por Eduardo Campos (PSB)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012




Josué Nogueira - Diário de Pernambuco


Paciente que dava sinais de estar num franco processo de falência respiratória, o Democratas renovou o fôlego com a conquista das prefeituras de Aracaju (SE) e Salvador (BA) nas eleições de outubro. No entanto, a reação ainda não dá ao partido condições de traçar planos e tomar decisões em relação ao futuro. Como um corpo que ainda convalesce, a legenda precisa se dar um tempo. E aproveita esta fase em que recupera forças para refletir, observar, exercitar a paciência.

A discussão relacionada, por exemplo, à possível fusão com PSDB ou PMDB – situação cogitada ao longo da campanha – entra em banho-maria. O mesmo ocorre em relação à aproximação do partido, em Pernambuco, com o PSB. O assunto foi especulado meses atrás. Segundo informações que correram nos bastidores, o presidente estadual do DEM, deputado federal Mendonça Filho, teria chegado a conversar com o governador Eduardo Campos. O diálogo teria sido construído a partir de acertos relacionados à campanha deste ano – o parlamentar concorreu, sem sucesso, à Prefeitura do Recife.

Mendonça frisa que tudo continua como antes. Ele e o partido, diz, permanecem na oposição no planos federal e estadual. E acrescenta que é difícil prever agora quais serão os desdobramentos dos bons ventos que sopram a partir de Sergipe e da Bahia. “Precisamos saber como tudo vai se configurar. Não vou me reposicionar em função do que ocorreu em 2012. Temos que olhar para o futuro”, disse. “Não se sabe como o PT vai se portar em Pernambuco e no Brasil em relação ao PSB por exemplo. Vai romper?”, indagou.

É esta incógnita sobre a rearrumação de forças que impõe ao partido “abrir a cabeça e ter calma”. A partir da reconfiguração futura é que o DEM vai se posicionar. “Reduzimos o nosso tamanho, mas dentro do quadro de fracionamento dos partidos podemos relativizar nossa importância. O tamanho não é ideal, mas temos duas capitais e isso é relevante. O que tem mais, tem cinco (o PSB)”, destaca. 

Também deputado federal pelo DEM pernambucano, Augusto Coutinho concorda que é hora de refletir, mas seu discurso guarda aflição. “É preciso fazer alguma coisa. Uma fusão, uma refundação. Não dá para fazer vista grossa”, salienta. Ele observa que as mudanças a que o partido se impôs, trocando de nome e de modo de se relacionar com sociedade, não surtiram efeito. A severidade com que o DEM agiu em casos de corrupção – José Roberto Arruda e Demóstenes Torres – não se reverteu em votos.


DIGO EU
Não sei quais as fontes de Josué, o repórter do Diário. Repetidamente, os deputados do DEM reafirmam que são OPOSIÇÃO a Eduardo. Isso pode mudar à medida em que o governador se afasta do PT apenas...

6 comentários:

Anônimo disse...

VCS SABEM DIZER PORQUE J M ESTA ESCONDIDO? VCS SABEM PORQUE AQUI EM BELO JARDIM NÃO VAI HAVER FESTA DE DIPLOMAÇAO PARA OS ELEITOS VEREADORES. POQUE SERA QU A EXCELENTISSIMA JUIZA NÃO QUE FAZER NENHUM ATO PARA ENTREGA DOS DIPLOMAS , AI TEM COISA? NÃO ACHAM?PORQUE SEMPRE TEVE ESTA SERIMONIA E ESTE ANO NÃO VAI HAVER.SUCUPIRA

Anônimo disse...

pode ser que, por milagre, uma lei será cumprida no Brasil, e ele não tomara posse.

Anônimo disse...

O FATO É QUE JOÃO FAZ TRÊS SEMANAS QUE NÃO APARECE EM BELO JARDIM,NÃO TEM PARTICIPADO DE NADA DE INTERESSE DOS PROBLEMAS DA SECA, QUE O GOVERNO DO ESTADO TEM PROMOVIDO EM CIDADES VIZINHAS.ALIÁS O MESMO MORA EM RECIFE.

Anônimo disse...

Enquanto isso jm ta debandado pra o lado de Brasilia pra acompanhar o processo ,que tudo indica a coisa ta feia pro lado de la.quem tem gasto e ele com advogado carissimo.Enquanto isso fico a seu vice na baixaria aqui postando besteiras no fecebook e respondendo as postagens que não o agrada,o que não coniz vom um parlamentr ficar com xingamnetos,Fica a dica futuro vice.DEixe que os outros respondam as postagens.E mais elegante.

Anônimo disse...

O GOVERNADOR VIRÁ AMANHÃ PARA SÃO BENTO DO UNA ANUNCIAR OBRAS CONTRA A SECA, VAMOS VÊ SE JOÃO APARECE.

Anônimo disse...

Pra derrubar o PT, eu até que engulo Eduardo.