Vencedores e perdedores.

sábado, 20 de outubro de 2012

ATUALIZAÇÃO 1

Não inclui o nome de Bruno Galvão nem em vencedores nem em derrotados. Isso já gerou chiadeira nos comentários. Aliás, aviso logo que não adianta mandar 5 recados do mesmo computador como se fossem recados diferentes, pois eu identifico o IP. 

Bruno tem um futuro político que o aguarda sem dúvidas. Nessa eleição, no entanto, trocou uma vitória certa na câmara de vereadores por uma derrota certa na disputa pela vice-prefeitura. O PT fez o seu primeiro vereador na cidade e, quem diria, esse vereador não é um PETISTA. Rafael Lopes ESTÁ PETISTA, mas NÃO É PETISTA.

Aliás, vale frisar e recordar que boa parte do PT defendeu aliança com João Mendonça. Bruno preferiu Maneco, o que é ótimo do ponto de vista MORAL. Mas certamente não foi do ponto de vista ELEITORAL.

Falam também que eu deveria incluir Valdacir Torres entre os derrotados. Valdeci pode ser considerado derrotado ao não conseguir ser o candidato a prefeito nem de Cintra nem de Mendoncinha, como tentou a princípio. Mas não dá para colocá-lo como derrotado em uma campanha que ele não fez, não se esforçou, não participou, não gastou. Sua participação limitou-se a ir a 2 comícios, discursar e voltar pra casa.


POSTAGEM ORIGINAL
Faço agora uma análise um pouco diferente daquela que fiz no dia seguinte ao da eleição. Eleitoralmente, tivemos apenas 14 vencedores (os 12 vereadores, JM e Cabeludo). Politicamente, no entanto, os números são outros. A ver em que concordam e em que discordam de mim.

VENCEDORES

JOÃO: Mostrou que, sob sua ótica, estava certo ao achar que não precisava das pessoas que o construíram politicamente. Jogou no lixo todo seu passado, toda sua história e toda sua moral, mas conseguiu o que queria, e com uma vantagem histórica.

MANECO: De ilustre desconhecido nas camadas mais populares, Maneco passou a ser um importante ator político na cidade, podendo ser prefeito a qualquer momento. Ter ficado em segundo lugar, à frente de Andréa, foi motivo de comemorações íntimas do PTB.

ANDRÉA: apesar do insucesso nas urnas, pode-se dizer que Andréa teve uma vitória eleitoral. Afinal, mais de 10 mil pessoas votaram em alguém que estava sendo rifada pelo prefeito, bombardeada 24 horas por dia pelo primo, a quem ajudou a se eleger, e vítima de traições que não foram motivadas por ela. Foi uma candidata corajosa e disposta.Sai do processo apta a, querendo, novos embates eleitorais.

CABELUDO: 4 anos atrás, era um desconhecido que surpreendia a cidade ao ser eleito vereador. Agora já se torna vice-prefeito. É uma ascensão prodigiosa.

GILVANDRO: Enquanto muitos diziam que teria dificuldades para se eleger, por acharem que o vereador do PV teria seus votos caçados por um empresário a quem ele chamava de PAI e traiu, Gilvandro conseguiu ser o segundo mais votado. O povo ignorou todos seus atos demeritórios e o brindou por ter sido o único vereador que acompanhou João na sua mudança de lado.

ZÉ LOPES: Apesar de não ter conseguido o que mais queria, conseguiu eleger seu filho como o primeiro vereador do PT na cidade. Teve reconhecimento de 2 blocos partidários como importante ator político da cidade.

PATRÍCIA: Em sua primeira disputa, foi a mais votada de sua coligação. Inegavelmente deve isso a fortes apoios que recebeu, mas não se pode tirar o mérito seu, articulada e com gosto para o papel a que se dispõem cumprir.

GINALDO: conseguiu eleger o filho depois de eleições em que ele mesmo perdeu. Imaginava-se que Vando brigasse por uma boa colocação entre os suplentes, mas acabou sendo eleito e majoritário em Serra dos Ventos, quando se esperava que fosse Macarrão.

PERDEDORES:

VALDEMIR: Sem dúvidas, o maior derrotado dessa campanha. Dizia que seria um dos TRÊS mais votados, mas acabou sofrendo do mesmo que ele dizia que JOAO sofreu em 2010 por parte de Mendoncinha: foi abandonado. João não quis faze-lo vereador. Se quisesse, teria lhe conseguido 100 votos a mais e ele teria entrado no lugar de Vando de Ginaldo. Retirou seu blog do ar e ficará na espera da boa vontade de JM lhe dar algum prêmio de consolação. Sua íntima amizade com Eduardo Campos não lhe rendeu nada na cidade.

WAGNER PEIXOTO: Arriscou muito na campanha de Andréa. Detonou os adversários, de quem já foi aliado, arriscou-se até sendo ameaçado por capangas armados da MILÍCIA DE JOÃO  MENDONÇA. Deixou de fazer campanha em Aracaju, onde o candidato do DEM venceu em 1° turno. Não fez campanha para o cargo que disputava, de vereador, por preferir fazer a campanha apenas de Andréa, tendo a certeza da possibilidade de vencer. Errou feio.

WILSINHO: Sendo eleito vice-prefeito, Wilson tinha tudo para ser, depois de Andréa, o próximo prefeito da cidade. Agora o processo zera e ele brigará, em 4 anos, para voltar a ser vereador, caso opte por não dar sequencia ao mandato de sua esposa.

MOACIR CINTRA: Empresário bem sucedido, homem de cumprir o que promete e disposto ao embate, Moacir perdeu o bonde político na cidade. Errou ao aceitar no PSD João Mendonça, que lhe passou a perna e lhe tirou o direito de ser candidato. Aliou-se outra vez ao tio Cintra e, sem sucesso, defendeu uma aliança no decorrer da campanha com o DEM, não sendo atendido. Não conseguiu reeleger o vereador a quem apoia. Caso queira seguir a trajetória na política, terá de rever posições, reagrupar e juntar os cacos do que sobrou de seus seguidores provavelmente junto ao que sobrou dos seguidores do DEM,

MENDONÇA FILHO: Grande líder do grupo, não conseguiu dar a prioridade que a campanha de Belo Jardim merecia, nem convencer o prefeito atual a entrar na campanha. Não conseguiu compor aliança com o grupo Galvão, o que daria vitória a esse combinado. Como líder maior e responsável pela indicação de Andréa como candidata e coordenação macro da campanha, credita-se a responsabilidade do resultado a ele.

MARCOS COCA-COLA: A sua derrota é menor do que o que se supõem. Sua derrota não foi eleitoral, e sim política e moral. Afinal, ele não apoiou a candidata Andréa Mendonça, não podendo, então, ser culpado pela derrota dela. Acredita-se hoje que Marco tenha votado em Maneco. Pessoalmente, eu duvido disso pelo Marco Coca-Cola que eu conheço. Não criou condições para ele mesmo ser o candidato. Rejeitado pela população da cidade e pelo seu próprio grupo político, preferiu fazer corpo mole na campanha de Andréa e serviu apenas para que os adversários falassem mal dele sem sequer revidar. Atacou em entrevistas JADILSON e GILVANDRO, mas sobre João Mendonça, sempre calou. Será execrado por pelo menos 4 anos na cidade que governa. Retira-se da vida pública de forma precária, sem deixar saudades nem em adversários nem em aliados.

21 comentários:

Anônimo disse...

Wagner, e qual a sua opinião em relação a Bruno Galvão e Tio do Paste? Eles não deviam estar na lista de vencedores?

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Bruno nao acho. trocou uma vitoria certa na camara por uma derrota na vice-prefeitura.

Tio do Pastel é um caso a parte.

Anônimo disse...

Wagner, todos sabem que marco Coca-Cola foi feito prefeito para receber uma divida que de outra forma não seria paga, e recebeu com juros, e quem pagou foi o povo, nunca foi politico nem mesmo quando o grupo Mendonça tentou convencer o povo que ele era, não foi derrotado, muito pelo contrario, sai da prefeitura 30% mais rico, e 50% mais doente, só é culpado de se manter calado, por covardia não falou como recebeu a prefeitura do ficha suja.

Anônimo disse...

Existe um nome que belo jardim esta aprendendo a admirar, o futuro da politica de belo jardim, não sei se daqui a dois anos ou há quatro anos, mas com toda certeza este nome estará na cabeça do povo daqui para frente, este nome é BRUNO GALVÃO.

Anônimo disse...

Faltou você incluir bruno Galvão nos vencedores, sei que você por ser do DEM, não reconhece as vitorias petistas, o fato é que bruno Galvão foi extremamente importante na campanha de Dr Maneco, se Maneco foi colocado por você como vencedores nada mais justo que incluir bruno Galvão, e esse papo de que ele trocou uma eleição para vereador dita certa, por um de vice perdida, não concordo, se Carmem Lúcia e deus quiser ele será o vice sim.

Anônimo disse...

Wagner faltou colocar como perdedores, Valdecir e luza torres, que mesmo com muito dinheiro se igualaram a marco buchudo e Evandro macarrão, em quantidade de voto, uma derrota vergonhosa e ficou bem claro que os votos do senhor Valdeci não enchem nem uma combi.

Anônimo disse...

Valdeci torres foi perdedor também, não teve prestigio para eleger a própria mulher vereadora, esta morto politicamente.

Anônimo disse...

Bruno tera que esperar 4 anos porque se tivesse sido candidato a vereador teria perdido tambem pois o pt so faria um que seria rafael lopes e mais uma vez perderia novamente.BRUNO TERIA SEUS 700 VOTOS NADA MAIS.

Anônimo disse...

Wagner parabéns pela leitura que vc faz relacionada aos políticos de nossa cidade.
Em opinião própria gostaria de acrescentar que, caso João Mendonça assuma a prefeitura imagino que será sua pior administração, vereadores vão lhe render muitas dores de cabeça, por que neste mandato ele terá de fato vereadores oposicionistas que vão fazer valer o voto que a eles foi confiado pelo povo e digo, já tem muito arrependidos de ter votado em João Mendonça prometeu muito! e pouco será cumprido.

Anônimo disse...

BRUNO GALVÃO FOI UM VENCEDOR E GRANDE NESSA ELEIÇÃO, AO SE TORNAR MAIS CONHECIDO EM TODA CIDADE, ANTES SÓ ERA CONHECIDO NO BAIRRO DE SÃO PEDRO HOJE TODA CIDADE SABE QUE ELE É BRUNO E TORNA-SE UM POTENCIAL PARA O FUTURO.SE TIVESSE AO LADO DE JOÃO COMO VOCÊ INSINUA TERIA SIDO DERROTADO COMO VEREADOR E SEM PESPECTIVA DE FUTURO PARA OUTRAS ELEIÇÕES.SE ELE NÃO ASSUMIR AO LADO MANECO, QUANDO SE FALAR EM NOME PARA OPOSIÇÃO NO FUTURO O MESMO FIGURARÁ NA LISTA DOS PREFEITURAVÉIS.

Anônimo disse...

CARO AMIGO , VC ESQUECEU O NOME DO MAIOR LIDER POLITICO DESTA CIDADE CHAM-SE FANCISCO CINTRA GALVÃO, MEMSO SEM DINHEIRO, COM 80 ANOS, NÃO PRECISOU TRAZER NENHUM DEPUTADO LÁ DE RECIFE PRA PEDIR VOTOS PARA SEU CANDIDATO POLITICO, TEVE CORAGEM DE MAIS UMA VÉZ COLOCAR PESSOAS CAPAZES DE FAZER UMA NOVA BELO JARDIM NAS RUAS, E MESMO DOENTE E LASCADO MOSTROU POR A + B , QUE AINDA TEM MUITOS VOTOS. INFELIZMENTE A MAIORIA DA POPULAÇÃO DESTA CIDADE OPTOU POR OUTRO CANDIDATO, FAZER O QUE NÉ. NEM DEUZ AGRADOU A TODOS.. BOLA PRA FRENTE AINDA EXISTE N'S OPORTUNIDADES.

Anônimo disse...

Deixa eu te dizer uma coisa. Sabe por que Andréa num ganhou? Porque os votos dela eram poucos.Tá explicado!
Será que não subestimaram a campanha do Dr. Maneco? Um segundo lugar ainda se explica...agora em terceiro é voto pouco mesmo e pronto! Se a diferença fosse pouca ainda ia. Agora com uma diferença dessa...Oxe!!

Anônimo disse...

A força politica a partir de agora em BJ, chama-se RAFAEL LOPES, futuro candidato a deputado estadual por BJ.

Anônimo disse...

Acho Rafael Lopes uma grande força, nova e limpa e transparente, sem duvida um politico com um futuro pela frente, mas a prudência me obriga a achar que é muito cedo para se lançar nome para uma campanha de deputado, uma coisa é certa, a grande oposição ao ficha suja será feita pelo PT, me arisco a dizer que o futuro politico de belo jardim estará nas mãos do PT, mesmo que isto cause crise de ovário em Wagner Peixoto, não tenho duvida que a bola da vez aqui em belo jardim é o PT, quando coloco o PT como ator principal não estou excluindo os demais partidos, estarão presente com participação importante, Cintra Galvão, todos os vereadores de oposição, Dr Maneco e talvez ate mendoncinha.

Anônimo disse...

E outra, Wagner, você pode falar que Coca não deixa saudades aos adversários dele, agora quanto ao "resto" (aliados, digamos)você não pode falar por todos. Essa avaliação é só sua e que saiba você não ´cientista político. O futuro dirá. E aguarda que o PT vem com tudo!

Anônimo disse...

quem disse que valdemir cintra tem amizade com o governador?isso tudo é balela dele,só se falam e se encontram em eventos.

ELE USAVA O NOME DE JOÃO E EDUARDO,PENSANDO QUE ISSO LHE DARIA A REELEIÇÃO,bem pregado pra ele deixar de ser besta.

Anônimo disse...

wagner vc é o famoso arromba urna,pense num cabra bom de voto...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

wagner realmente eu concordo quando vc diz que fez campanha para Andrea .Vc nao comprou votos e tambem não pediu para vc. sua campanha foi muito boa em fazer dicursos muito bom e muito inteligente para candidata do dem.SEU DISCURSO ERA DOS MELHORES. ABRAÇOS.

Anônimo disse...

WAGNER GOSTRAIA QUE VC FIZESSE UMA MATERIA SOBRE ESTES CANDIDATOS QUE APÓS SE ELEGEREM EM UM PARTIDO.SE VENDEM PARA OUTRO COM INTERRESSE PROPRIO.ESTÃO ESPECULANDO SOBRE ALGUNS VEREADORE SO QUE EU ACHO UMA VERGONHA E FALTA DE RESPEITO COM OS ELEITORES QUE VOTARAM NELES. E O RESULTADO VEM DEPOIS. EX. ZUQUINHA GINALDO E O ATUAL VALDEMIR CINTRA.O POVO NÃO ACEITA ESTE TIPO DE TRAIÇAO E RESPONDE NAS URNAS.

Anônimo disse...

E Moacir da a grolar Em?se uniu a João foi cuspido por ele foi pedir arrego a Cintra que de pronto lhe aceitou,nem terminou a eleição abandonou de novo Cintra e correu pra Andréa e deu no que deu.Ai eu pergunto esse cidadão merece confiança?claro que não.Pra mim ele foi pior que João e Valdemir Cintra juntos.

Anônimo disse...

wagner, tú és um cara inteligente que conhece a politica local, mas as vezes peca pelo fanatismo ao DEM, dizer que andrea é uma vencedora é brincadeira, não sou eleitor de joão mendonça, mas da mesma forma que joão criticou, andrea também criticou, andrea perdeu por varios motivos, é fraquissima como politica, pude observar isso no debate na fabeja, pensava que os votos de belo jardim era de curral que pertencia ao pai dela, representava uma administração horrivel do atual prefeito, tinha as mesmas propostas do atual prefeito quando foi candidato em 2008, que por sinal não foram cumpridas todas, emfim teve apoio da máquina poder economico e teve apenas 10 mil votos, perdendo até para um ilustre desconhecido de boa parte da população que é dr. maneco, com certeza voces estavam esperando que ela tivesse quese o dobro, um abraço