O DEM está vivo. Muito vivo

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Encerrada em definitivo a eleição 2012, faço a seguir comentário sobre a situação do DEM comparando-o com outros partidos. 

A derrota de José Serra em São Paulo (que teve o lado positivo de derrotar junto o Kassab Traidor); a espetacular vitória de ACM Neto em Salvador, de Artur Neto em Manaus (dois inimigos ferozes do Petismo; e a ascensão do PSB são fatores que merecem ser considerados.

Os dados que divulgo a seguinte são possivelmente errôneos, uma vez que não consegui atualizar perfeitamente com os resultados do segundo turno.

Ainda assim, é uma boa prova e um bom recado para os que pensam o inverso: não há motivos para defenderem o fim do DEM, seja através de fusão, incorporação ou traição ao partido.

Diminuímos de tamanho na última década, inegavelmente. Ainda assim:



-O DEM é o 9° partido com mais prefeitos eleitos no país. Incluindo 2 capitais (Aracaju e Salvador) e muitas cidades com mais de 200mil eleitores (Mossoró, Feira de Santana,  Vila Velha).

- O DEM terá mais prefeitos (e mais vereadores) que o PR, o partido de Inocêncio Oliveira e Garotinho.

- O DEM tem mais deputados estaduais que o PTB do poderoso Armando Monteiro e que o PP de Paulo Maluf. Empate praticamente com o PSB de Eduardo Campos e PDT de Cristovão Buarque.

- O DEM tem mais deputados federais que PTB, PDT.

- O DEM é hoje maior do que o PSB, por exemplo, em 2002 (ano em que o PFL já na oposição ao governo, elegeu 790; e o PSB, 176)

Alguém aí vê motivos para fecharem o PDT, o PTB, o PP e o PR? 

De modo que o recado é claro. Algo precisa ser repensado? Evidente que sim. Não só no DEM como em tantos outros partidos, incluindo o PT que foi ALIJADO das grandes cidades no NORDESTE. O DEM precisa refletir, mudar o modo como articula-se, etc, etc, etc. Mas nada de necessidade urgente de fusão ou seja lá o que for. 

Senhores parlamentares do DEM, em especial os de Pernambuco, Mendonça e Coutinho, esperamos que respeitem o partido que os elegeu. Não permitam que seus lideramos saiam do partido nem saiam vocês mesmos dele, pois é aqui o nosso lugar. Se teimarem na ideia, não posso fazer nada a não ser aceitar, mas deixem o mandato que foi conferido pelo POVO a vocês, através do DEMOCRATAS.

Vejam duas imagens dos nossos jornais locais:




4 comentários:

Anônimo disse...

Vivo não, partido ZUMBI.

Unknown disse...

Partido que mais caiu nos últimos anos, só Wagner que não quer ver isso, acredito que em 20 anos o partido terá deixado de existir, em Pernambuco será bem antes.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Aroldo, deixe de sua má vontade para comigo. EU fui bem claro no texto quando falei que é INDISCUTIVEL que diminuimos de tamanho.

A minha defesa é de que nao ha necessidade de acabar com o partido. Somos maiores que o PTB de Maneco, por exemplo, e ninguem fala em acabar com o 14

Unknown disse...

Wagner não é má vontade contigo não cara, sou teu fã.