O DEBATE DA AEB

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um adendo ao comentário sobre o debate:

Eu sei onde tenho o umbigo...Sei que Andréa Mendonça é iniciante em oratória para grandes públicos. Sei que sua fala não é contagiante como a de JM. Mas o mundo não é mais parnasiano, minha gente...Mais que a forma, temos que nos interessar pelo conteúdo.

Maneco tinha sido um fracasso como orador em seus próprios eventos de campanha. Ontem se superou, mas só soube bater em João. Não apresentou uma única proposta, como diz Andréa, Exequível, ou seja, que possa ser executada.

Não conhece as Autarquias. 
Não conhece a administração direta e indireta. 
Não entende de LDB. 
Não sabe o nome da Autarquia, que ele chama de A-E-B.
Não sabe o nome do IFPE, que ele chama de Ifepe.

Só entende de mentir. De dizer que Vai calçar todas as ruas da cidade, que vai pagar TODA A DÍVIDA da AEB...

E João foi aquilo que vocês viram e/ou ouviram...Nervosismo, vaias, filas por parte da assessoria, escondendo-se embaixo da mesa... Apesar de ter uma grande oratória.

Ah, e as mentiras também rolaram soltas:

- Vai abrir avenidas, sendo que não abriu nenhuma em 8 anos.
- Vai fazer um ANEL VIÁRIO

Hehehehehe

Pronto. Sigam com o texto anterior agora:



Público interno da AEB lotou a quadra. JM e Maneco levaram claque

Na noite de ontem houve o que eu penso ter sido o primeiro debate entre candidatos a prefeitos da cidade de Belo Jardim. Foi na FABEJA ou AEB. Algumas falhas na organização atrapalharam, mas não comprometeram o evento em si. A seguir, comento o desempenho dos candidatos.

JOÃO MENDONÇA

João: Boa oratória, mas bombardeado e atordoado













Não dá pra negar...O rapaz nasceu pra usar a voz. Oratória excelente. Entrou sob fortes aplausos. Epa! Vaias também. Foram as primeiras. Partiu desde cedo para o confronto direto com Dr. Maneco, a quem acusou de estar escondendo o passado como vereador de Tacaimbó, presidente da Câmara, irmão do prefeito da época que saiu devendo 8 meses de salários atrasados.

A esse ataque, Maneco lhe respondeu que nunca teve contas rejeitadas. Foi um auê.

João fez duros ataques a Cecílio Galvão, seu antecessor, a quem acusou de deixar a cidade abandonada, o lixo comendo solto na cidade (E É TUDO VERDADE, DIGA-SE DE PASSAGEM).

De tanto bombardeio e vaias, JM quis se esconder embaixo da mesa, será? 
Ao contrário do que se esperava, João não bateu muito na gestão de Marcos Coca-Cola. Se não me engano, não chegou a citar seu nome uma única vez

Apesar de bom orador e de ter levado sua claque para a quadra da AEB, João deixou a desejar em relação aos fortes ataques que sofreu de Maneco, que lhe acusou de fechar a Casa de Saúde, de ter contas rejeitadas, de não ter feito estradas em sua gestão.

Aliás, João pisou na bola nesse assunto, pois Maneco, ao afirmar que estamos sem estradas há 12 anos, foi corrigido por João dizendo que são 16 anos, incluindo os 4 de Cecílio, ao que Maneco emendou: “então você assume que não fez nenhuma estrada”.

Vaiado em 3 momentos, João não soube sair das saias justas em que ele mesmo se colocou. Até Andréa, que se manteve alheia às discussões de ambos, lhe puxou a orelha ao corrigir sua informação de que foi ele quem fez o pátio da feira, quando toda cidade sabe que foi obra feita com o governo do Estado na época de Mendoncinha.

MANECO
Virulência pra cima de JM

 Surpreendeu a todos. Teve um desempenho oratório muito superior ao que vem mostrando em seus eventos de campanha. Também levou sua claque e foi muito aplaudido quando acochou João, inclusive pelos Andreístas.

Maneco foi o mais combativo e também o que mais fez promessas inexequíveis
O fato de ter sido VALENTE com João Mendonça fez com que muita gente mudasse de postura em relação a sua candidatura, vista por muitos como balão de ensaio apenas.

Acontece que, se por um lado, soube encostar João na parede, por outro, não diz nada com nada. Vejamos:

- Vai dar aportes mensais para que a AEB sane seu débito com o INSS (sendo que desconhece o valor do débito)

- Disse que o estado tem 3 autarquias, quando na verdade o número é perto de 10.

- Vai iluminar e calçar TODAS AS RUAS DE TODA A CIDADE, DE TODOS OS DISTRITOS E DE TODAS AS VILAS.

- Construir um novo hospital. (AO INVÉS DE TER UM MAIS OU MENOS, TERÁ 2 RUINS)

Ou seja...Não convence pelas propostas, e sim pelos ataques bem merecidos a João Mendonça.

ANDRÉA MENDONÇA


A única que não levou torcida, como foi acordado com a organização, Andréa enfrentou a apreensão de um primeiro debate na sua vida. Saiu de cabeça erguida, sem ter enfrentado grandes percalços.

Enquadrou João quando este se quis dizer pai do Pátio da Feira. Saiu-se bem quando quiseram responsabilizá-la pelos erros da gestão de Coca-Cola, dizendo: “quero ser cobrada a partir de 1 de janeiro. Mas pelo que fizera  João Mendonça ou Marcos, eu não posso ser cobrada. Cobrem-me pelo que EU FIZER.



Quando foi interrompida pela turma de João Mendonça, que tentou vaiar quando ela falou o nome de Wilsinho, Andréa foi firme e bradou: EI, POSSO FALAR, QUERIDA? EU OUVI TODOS AGORA PEÇO QUE TAMBÉM ME OUÇAM SEM INTERROMPER. É ASSIM NAS DEMOCRACIAS.

O mais chocante foi ver que, quando o professor Estevão recriminava as tentativas de vaias com um discurso severo, os mesmo que tentaram vaiar aplaudiram, para ficar de bonzinhos na fita. Não senhores...Era a turma de JM que ensaiava vaias, mas nem isso conseguiu fazer direito.


Em síntese: Andréa foi ao debate com uma missão: apresentar suas propostas e não s emeter em ingrizia. Conseguiu isso com firmeza. Deixou as arengas para os outros dois e se portou com classe. Maneco se sobressaiu pelos fortes ataques a JM, que não sabemos se surtiu ou não o efeito esperado. João ficou o tempo todo na defensiva e atordoado, precisando que Nilton Senhorinho por diversas vezes tivesse que ir assessora-lo passando cola.



17 comentários:

MARCOS disse...

O DOIDO SAIU DOIDINHO DO DEBATE ... RSRRSRSRS. BOTA FURANDO MANECO.

Crítico disse...

Sinceramente, Wagner. Seja honesto pelo menos uma vez na vida. Dr. Maneco foi o grande destaque desse debate e Andréa Mendonça foi a grande decepção. Oratória ruim. Dicção ruim. Com certeza ficou assim a colocação no debate:
1º Dr. Maneco (Não foi vaiado em nenhum momento);
2º João Medonça (apesar de ter sido muito vaiado);
3º Andréa Mendonça (que também foi vaiada).

Anônimo disse...

Wagner, estive no debate de ontem e depois de ler seu blog, percebi que vc não está sendo democrático, que se saiu melhor no debate foi João Mendonça,pq apresentou o trabalho prestado durante seu governo cm tb apresentou suas propoastas para a autarquia e p a cidade. Maneco foi apenas para acatar cm vc mesmo mencionou não fala coisa c coisa. já Andrea parecia nem está lá nada q falou foi proveitoso. e qaunto a Nilton nem o conheço mais o q vc escreveu num foi verdade, ele só foi lá pq a assessora de Andrea tava levando fila primeiro. até pq João num tava precisando ele foi perfeitoooo.

Anônimo disse...

Eita que tá chegando a hora de JM levar uma "sabugada" boa!!! kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Uma correção João não disse que foi Maneco que deixou oito folha a trasadas e sim o seu Irmão que já é falecido.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Verdade! Irei corrigir a informação

Anônimo disse...

João perfeito???
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
como disse o primeiro comentário aí: o doido saiu doidinho kkkkkkk
Maneco botou furando nele, temos que reconhecer. ele ficou nervoso, vermelho, vi a hora de ele tentar dar uma cabeçada em Maneco.
e realmente andréa decepcionou viu.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Em que Andréa decepcinou? Tudo bem...ela não é uma grande oradora. Mas em que foi decepção?

Nao mentiu, nao fez promessas mentirosas com as de Maneco, nao arengou com ninguem, nao errou dados, como Maneco, etc

Anônimo disse...

Wagner se conforme vc sab muito bem q Andreia e João n tem chance alguma sab que Maneco esta crescendo nas pesquisas e n tem mais jeito .

Anônimo disse...

comente alguma coisa vc sab das pesquisas q a prefeitura encomenda nos passe algum resultado

Anônimo disse...

Wagner, não fui ao debate, embora tenha ficado roendo. Meu voto já está certo que será em Andréa por acreditar que seja o melhor para Belo Jardim. Mas pelos comentários que ouvi, Dr. Maneco se superou e chamou bastante atenção seu embate com JM. Andréa deixou a desejar e muito não apenas pela falta de boa oratória, mas pela falta de ideias para criticar seus adversários principalmente quando deixou de perguntar como eles irão executar suas propostas e explicitar melhor as próprias propostas. JM, político a décadas, tem outro preparo, encanta o povão com seu discurso fantasioso, convence realmente as pessoas sem informação e sem formação. O pior é que a maioria das pessoas está nesse meio e provavelmente elegerá JM mais uma vez prefeito da milha Belo Jardim. Fico triste com esse cenário político e acredito que só será diferente se houver uma união de Dr. Maneco com Andréa.

Anônimo disse...

Andréa entrou apagada e saiu apagada.
Dr. Maneco foi o grande destaque e mostrou ser a melhor opção para administrar nossa cidade.
CONCLUSÃO DO DEBATE:
ANDRÉA, DESPREPARADA;
JOÃO, DESEQUILIBRADO;
MANECO, O DESTAQUE.

Márcia disse...

Eu e mais duas amigas fomos assistir ao debate. Eu e outra amiga estávamos indecisas em quem votar e a outra era assumidamente João Mendonça. Após o debate nós três decidimos que o nosso voto será merecidamente de Dr. Maneco. Ele conquistou nosso voto pela firmeza, coerência, desenvoltura, etc. Hoje sou 14 sem medo de errar, "quero dizer" somos!

Anônimo disse...

Não voto em belo jardim, mas acompanho a politica local por residir cerca de dois anos aqui na cidade, pelo que notei esta campanha se resumi em uma disputa interna, uma briga familiar, primos se digladiando pelo poder, me dá a impressão que só existe uma família com competência para governar esta cidade, mas é claro que não é a verdade, provavelmente deve existir centenas de famílias com competência, e ate com mais competência e honestidade que os dois primos, esta população alienada não estar vendo isto, que só o que os primos querem e tomar posse do poder e do dinheiro da prefeitura, este povo não tem autoestima, se sente pessoas inferiores a esta família, se esta família é tão boa porque briga deste jeito não consegue nem se unir como família, a base da sociedade é a família, que sociedade os primos vão construir? Se não tem um exemplo para seguir, pense população, pense bastante e veja se não faz coco nas urnas dia 7 de outubro.

Anônimo disse...

QUERO VÊ OS 3 NO DEBATE Q FARÃO COM OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL, ISSO É, SE TIVEREM PEITO E ACEITAREM O CONVITE DO SINDICATO, AÍ SIM O BICHO VAI PEGAR. KKKKKKKKKKKKKKK.

Anônimo disse...

Quando JM entrou na quadra da faculdade foi primeiramente aplaudido tendo sido o único, visto que Andréa e Dr. Maneco não causaram nem borborinho, em seguida vieram as vais dadas pelos "andreistas". João Mendonça não se escondeu das vais, aquele momento em que foi fotografado levantando a toalha da mesa foi bem antes.Faça uma política limpa,seja honesto.Quando João Mendonça e Dr. Maneco foram vaiados mantiveram a postura esperando que os âimos dos que estavam ali presentes se acalmassem, já Andréia não conseguiu manter a postura e revidou."Posso falar,posso falar querida"? E ainda soltou beijinho,em forma de deboche. Político tem que saber fazer política,ter sangue frio, saber receber aplausos e vaias.A candidata do DEM pediu para não ser cobrada das atitudes das gestões passadas por que provavelmente não iria saber se defender. Todavia, ao mesmo tempo pensando ela que estaria pontuando quando lhe foi feita a pergunta: como a senhora ver a educação e as estradas da Zona Rural? Como disse antes pensando que ia pontuar, responde: que o seu vice e ex secretário Wilson Maciel muito trabalhou nessa área. Em suma quando lhe é conveniente fala da gestão passada. Porém, foi nessa hora que Andréa foi vaiada.Pois, a classe de professores não vê Wilson Maciel com bons olhos, principalmente depois do mesmo ter pedido ao atual gestor para não pagar o reajuste salarial dos professores já que tal fato ia se dá depois do mesmo não ser mais o Secretário.
A candidata Andréa titubeou demais nas palavras, Dr. Maneco esse não sabia nem o estava falando,já João Mendonça discursou fluentemente.JM não atacou o Dr.Maneco apenas se defendeu.E foi na gestão do atual prefeito que a Casa de Saúde fechou.Não foi apenas JM, nem Mendoncinha sozinho que construiu o pátio da feira, foi uma parceria entre prefeitura e governo do estado. Agora Wagner Peixoto, mostre que é democrático, que sabe receber críticas e poste na integra o que escrevi. Abraço.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Democrático eu sou e sempre fui. Publico mais comentários contra que a favor a minha candidata. Agora nao me peça pra calar diante deles.

Ser democrático é ouvir o contraditório, sim. Mas nao obrigado a ficar calado.

Obrigado.