Folha de PE aborda cenário político de BJ

domingo, 6 de maio de 2012


Compartilho com vocês texto da Folha de PE desse domingo. Faço, em azul, alguns comentários.


Parente, parente, eleição à parte
06/05/2012 01:13 - JUMARIANA OLIVEIRA 

 “A política é como as nuvens”. Quem nunca ouviu falar nesse jargão que faz referência às mudanças causadas em virtude de alianças inesperadas? Na verdade, o mundo político pode dar muitas reviravoltas e, aqueles que são unidos hoje, podem se tornar grandes inimigos amanhã. Mas já imaginou pessoas com o mesmo sangue travarem uma verdadeira batalha pelo poder? No universo partidário, não faltam exemplos de familiares que esqueceram os laços de parentesco e viraram rivais em razão das disputas eleitorais. 

Localizado no Agreste pernambucano, o município de Belo Jardim (a 187 km do Recife), será palco de uma disputa inusitada este ano. A família Mendonça, um dos grupos mais tradicionais da cidade, terá dois candidatos a prefeito. Os primos João Mendonça (PSD) e Andréa Mendonça (DEM) são os principais postulantes ao cargo majoritário. O pessedista conta com a vantagem de ter sido prefeito por duas vezes (2001-2004 e 2005-2008). Já Andréa, que nunca disputou eleição, conta com o apoio do irmão, o deputado federal Mendonça Filho (DEM). 

Começou a ser tendenciosa. Há outros principais candidatos, como Cintra Galvão (que eu vejo como HOJE favorito) e Moacir da Agrolar. Nesse trecho, já comecei a achar a entrevista meio "encomendada"


No município agrestino, dois grupos disputam o poder há mais de 40 anos, tendo como protagonistas o ex-deputado federal José Mendonça - tio de João Mendonça e pai de Mendonça Filho - e pelo ex-prefeito Cintra Galvão (PTB). Os dois eram aliados, mas houve um rompimento logo depois que o petebista foi eleito prefeito da cidade em meados da década de 60. Durante quase quatro décadas, o poder ficou nas mãos de aliados de Cintra Galvão. A hegemonia teve fim quando a família Mendonça conseguiu eleger João Mendonça prefeito da cidade, no pleito de 2000. Em 2004 o então democrata garantiu a reeleição e passou mais quatro anos na Prefeitura. Em 2008, o grupo conseguiu eleger o sucessor, o atual prefeito Marco Coca Cola (DEM), que teria o direito de tentar a reeleição, mas optou por voltar a cuidar das suas empresas.

Há alguns erros aqui, mas são bobagens. O grupo de Cintra não passou 40 anos no poder...nem Coca-Cola OPTOU. Confessemos...Ele foi forçado! Vejam que a matéria diz que quem elegeu JOÃO foi a FAMÍLIA MENDONÇA.

O processo de afastamento entre os primos Mendonça Filho e João Mendonça teve início já na eleição de 2010, quando o ex-prefeito tentava uma vaga na Assembleia Legislativa. Segundo ele, não houve esforço por parte da família para tentar elegê-lo deputado estadual pela terceira vez - os mandatos anteriores foram de 1995-1998 e 1999-2000. Ele acredita que o apoio dos parentes ficou depositado em outros candidatos. “Não houve esforço como para a candidatura de Priscila Krause (vereadora/DEM), para Tony Gel (DEM) e Gustavo Negromonte (PMDB), principalmente para Priscila”, reclamou João Mendonça. Dos três citados, apenas Tony Gel e Negromonte foram eleitos deputados. 

Bobagem isso que João diz,. justificando o afastamento. Se fosse verdade que em 2010 não teve apoio, por que nao rompeu depois da eleição? Por que até julho de 2011 ainda se dizia liderado pelo primo? João teve o paoio que precisava e merecia. João esteve com problemas para registrar sua candidatura...Quem bancou o advogado foi o DEM ESTADUAL. Se Mendoncinha não o quisesse eleito, deixaria-o inelegível. Por que motivo Mendoncinha não iria querer o primo eleito e fora da briga pela prefeitura? Isso é conversa...

O rompimento ficou ainda mais explícito depois da morte, em abril do ano passado, do ex-deputado José Mendonça. Mendonção seria o candidato do DEM à Prefeitura. Com seu falecimento, João voltou a cogitar a candidatura, mas não teve respaldo no grupo político. Poucos meses depois, o ex-prefeito deixou as fileiras do DEM e se filiou ao PSD, partido que abalou as estruturas democratas, após sua criação. Desde então, João Mendonça tem se credenciado para concorrer às eleições, inclusive, contando com o aval do governador Eduardo Campos (PSB). 

JOÃO não teve respaldo porque não era hora de candidaturas. João se declarava opositor do prefeito e queria ter o aval e o apoio deste para ser candidato. 

Marco, tu é um escroto, mas me apoie! 

Era mais ou menos isso que ele queria. Eu sigo achando, posso estar certo ou errado: João, filiado ao DEM, seria hoje o nosso candidato por imposição do grupo, que sempre o quis.


ANDRÉA
Já o outro lado da família Mendonça tem trabalhado para eleger Andréa, que é a filha mais velha de José Mendonça e nunca disputou nenhum cargo. Andréa é advogada e trabalhava no Tribunal de Contas do Estado como assessora da conselheira Teresa Duere, até meados do ano passado, quando assumiu a Secretaria de Cultura do município. No sábado retrasado, Andréa foi nomeada presidente do DEM Mulher em Belo Jardim.

A reportagem tentou contato com a pré-candidata democrata, mas foi informada que ela não  se pronunciará enquanto não houver uma decisão oficial do partido. Mendonça Filho também não quis rebater as críticas feitas por João Mendonça.

1 comentários:

Newton Alves disse...

E agora em quem eu voto? dúvida cruel! acho que vou votar em Karley Gerlam.