Mendonça Filho apresenta Moção de Repúdio contra a decisão do presidente da Bolívia de legalizar carros roubados

terça-feira, 21 de junho de 2011

O deputado Mendonça Filho (DEM/PE), apresentou hoje à Mesa da Câmara dos Deputados uma moção de repúdio requerendo a Câmara dos Deputados que repudie a medida adotada pelo Presidente da Bolívia, Evo Morales, de legalizar veículos sem documentação regular que circulam por aquele País. “Apesar de respeitar a soberania da Bolívia, a decisão do presidente é uma afronta a países como o Brasil, uma vez que a maioria dos carros roubados que estão naquele país são de origem brasileira”, justificou Mendonça Filho.

     O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou no início deste mês uma lei que concede 15 dias para que os bolivianos façam o registro legal de carros sem documentação.  A estimativa é de que existam, naquele País, cerca de 120 mil carros sem registro – muitos oriundos de outros países, inclusive do Brasil – e que a adesão a esse processo gere uma arrecadação aproximada de até US$ 100 milhões (R$ 158 milhões) aos cofres públicos bolivianos.

       “É fato notório que a maioria dos veículos que trafegam sem documentação nas fronteiras entre Brasil e Bolívia é decorrente de ações ilegais, tais como furtos e roubos, que afetam, diretamente, a segurança dos nossos cidadãos e das nossas fronteiras”, argumenta Mendonça na moção de repúdio.

       A decisão de Morales é polêmica e vem gerando reações negativas. “Ao oficializar roubo de carros, Morales impõe aos países vizinhos, principalmente os Estados de fronteira, prejuízos incalculáveis”, critica, destacando que há uma tendência clara de aumento de roubo de veículos na Região. Segundo o deputado, o brasileiro que mora na fronteira já está sendo penalizado com o aumento do valor do seguro de carro. 

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabens mendoncinha!
Ogoverno Boliviano esta se comportanto com....