Belo Jardim suspende cobrança de IPTU na cidade

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como já sabemos, a prefeitura cancelou o IPTU aumentado absurdamente. O JC, que havia divulgado o aumento dias atrás, divulgou o cancelamento. Leiam a reportagem e meu comentário ao final

Publicado em 27/05/2011, às 23h00

Diante da mobilização contra o aumento do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), considerado excessivo pelos moradores de Belo Jardim, no Agreste do Estado, a prefeitura recuou e decidiu suspender temporariamente a cobrança, para recalcular o valor.

Em alguns casos, o aumento da taxa, de 2010 para este ano, chegou a 800%. Os carnês já entregues devem ser desconsiderados. Eles serão substituídos por outros, com valores menores, em cerca de 40 dias. A polêmica foi tema de reportagem do Jornal do Commercio no último sábado (21).

Segundo o prefeito Marcos Antônio da Silva (DEM), conhecido como Marcos Coca Cola, a matéria o deixou em alerta e motivou uma consulta à população. Na última quarta-feira, por meio de decreto, ele suspendeu a cobrança.

“Tínhamos a ideia de que o aumento não iria ser tão elevado para a população. Mas fomos sensíveis à dificuldade financeira dos proprietários de imóveis e voltamos atrás”, explicou.

O diretor de Tributação da Prefeitura de Belo Jardim, Marcelo de Souza Luna, justificou a medida que causou tantas queixas ao governo municipal. “A taxa do IPTU deste ano foi baseada em uma atualização dos valores de venda de todos os imóveis, o que não é feito há três décadas. Praticamente 100% das propriedades tiveram aumento de preço”, detalhou.

Com a determinação do prefeito, o aumento do IPTU de 2011 será baseado apenas no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 5,9% em um ano.

Desde quinta-feira (26), a prefeitura está usando carros de som e spots em rádios locais para divulgar a suspensão da cobrança, explicando que os carnês não devem mais ser considerados. No caso de quem já pagou, há duas opções, cuja escolha acontece a partir do recebimento do valor atualizado.

O contribuinte pode optar por ser imediatamente ressarcido, tendo a nova taxa abatida do valor previamente pago, ou utilizar a quantia em um pagamento programado das futuras taxas do IPTU.

Para dar entrada no procedimento, será necessário procurar o Departamento de Tributos e Renda da prefeitura, na Avenida Siqueira Campos, 220, Centro da cidade.

Para solucionar o problema da desatualização dos valores venais dos imóveis, a prefeitura pretende fazer um projeto, que terá aprovação submetida à Câmara dos Vereadores. A ideia é, futuramente, incorporar o valor do prédio ao do imposto.

O prefeito Marcos Coca Cola garantiu que a diminuição na arrecadação municipal não vai paralisar as ações já planejadas. “Os investimentos não vão deixar de acontecer, serão menores, mas estão garantidos”, declarou

COMENTO

Vejam   que o prefeito diz que não pensou que o aumento fosse tão alto. Mas mesmo quando se confirmou o tamanho, ele não "voltou atrás" (como se fosse possível voltar pra frente). Só fez isso depois da gritaria da população e das denúncias na mídia. Até ocm o CQC eu já tinha entrado em contato. Pena que não virão mais, né? risos.

As ações planejadas não vão cessar. O que prova que Belo jardim pode viver sem o aumento abusivo.

E mais uma coisa: Quem vai arcar com o prejuízo da impressão de novos boletos e anúncios nas rádios e carros de som? Deviam pagar de seus próprios bolsos e não do meu e do de vocês que leem o blog.

0 comentários: