Tudo é igual, mas estamos triste...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quarta- 27/04

Folha de PE






Diário de PE



Terça, 26/04



Amigos, seguem nessa postagem textos e imagens de diversos meios de comunicação (sites e blogs) noticiando o enterro de Mendonção.

Em breve comentarei com vocês as consequências que esse fato trará para a política belojardinense (ao menos as que eu imagino). 

Por enquanto, registro apenas o belo exemplo de solidariedade dado por Cintra Galvão e sua família. Exemplo isso que deveria ser seguido por seus eleitores, se é que existem ainda.

Foram presenças no cortejo, além dos vereadores e secretários de nossa cidade: Pe. Aldo e Zé Almeida (prefeito e vice de São Bento), Jadiel Braga (prefeito de São Caetano), César (prefeito de Sanharó), Aline Mariano (vereadora do Recife), Gustavo Krause e Joaquim Francisco (ex-governadores do estado),  Tony Gel (deputado estadual), Zé Augusto (deputado federal), Teresa Dueire (conselheira do TCE), Eduardo Monteiro (dona da Folha de PE), Zeca cavalcanti (prefeito de Arcoverde), Flávio Lima (prefeito de Toritama), entre outros.


Belo Jardim parou para se despedir do seu maior líder, o ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, 75 anos, que morreu domingo pela manhã, em São Paulo, vítima de uma infecção contraída após uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino. O cortejo fúnebre, que saiu do colégio Diocesano até o cemitério, foi acompanhado por uma multidão emocionada.



“Já perdi meu pai, mas não chorei e sofri tanto com a perda de Mendonção. Desde que ele se hospitalizou que perdi o meu sono”, disse José Vicente Belo da Silva, 65 anos, eleitor fiel do ex-deputado. “Belo Jardim amou Mendonça, porque ele era o pai dos pobres”, comentou, por sua vez, dona Severina de Oliveira Silva, encontrada no meio do povo chorando compulsivamente.


A família fez questão de fazer o cortejo pelas principais avenidas da cidade, passando, inclusive, na praça mais tradicional, onde Mendonção reunia amigos para um bom papo. O corpo foi levado numa S-10 sob a proteção de toda a família, entre os quais a viúva Fana e o deputado Mendonça Filho, herdeiro político do ex-cacique.


Políticos de todas as tendências passaram no velório e acompanharam o enterro. Na multidão chamou atenção à presença do ex-deputado Cintra Galvão, adversário figadal dos Mendonça e com quem José Mendonça iria travar a batalha das urnas nas eleições do ano que vem pelo controle da Prefeitura Municipal.

Entre o colégio Diocesano e o cemitério, o cortejo durou mais de duas horas, e por onde passava arrastava mais gente. Gente simples, como simples era Mendonção. Que queria dar a ele o último adeus. O cemitério ficou completamente lotado. Na chegada à urna fúnebre, mais emoção.


Num tom suave de um piston, Mendonção desceu à sepultura sob o som das canções Bandeira Branca, Amigos para sempre e o hino de Pernambuco. Foi o momento de maior emoção. Chorava não apenas a família, amigos e admiradores, mas o povo de chinelo no pé, que conviveu com Mendonção

JC Online:




Corpo de José Mendonça é enterrado em Belo Jardim


Blog de Jamildo:




Belo Jardim se despede de Mendonção


Diário de PE

Momentos de forte emoção marcam cortejo com o corpo de José Mendonça


José Mendonça é sepultado sob muito calor e emoção


Multidão participa das últimas homenagens a José Mendonça


Blog da Folha





Corpo de Mendonção é recebido com chuva de papel picado e música de Gonzaguinha


Mais AB






Blog METE BRONCA

Cintra Galvão presta homenagem


Belo Jardim- Um momento marcante e histórico foi presenciado por nossa reportagem. Quando o cortejo fúnebre passava em frente a casa do seu maior adversário político, Cintra Galvão, o mesmo estava com a família observando a passagem do corpo de Mendonção, quando Mendonça Filho mandou parar o carro, se dirigiu até Cintra Galvão e os dois se cumprimentaram diante dos aplausos de uma multidão. Um gesto de grandeza que mexeu com todos. Diante dos nossos olhos, as famílias Mendonça e Cintra Galvão trocaram gestos nobres de fraternidade. Muitos choraram com a cena, que entrou para a história do município. Depois Cintra Galvão acompanhou o cortejo até o cemitério São Sebastião. Uma demonstração de respeito mútuo que mostra que é possível reaver a forma de se fazer política em algumas cidades do Agreste pernambucano.

9 comentários:

Anônimo disse...

Cintra Galvao, Mendonção e mendoncinha estão de parabens, o ato de cumprimento de Cintra Galvao, a iniciativa de Mendoncinha e o respeito adquirido de Mendonção mostraram que o amor vence tudo e estes homens demosntraram suas grandezas interiores a todo o povo de Belo Jardim. Parabens Belo Jardim por produzir homens honrados, dignos de respeito e admiração. Parabens as familias Galvao e Mendonça, estamos orgulhosos de voces!

Rosicleide Santos disse...

Com certeza esse foi o momento mais bonito do cortejo, jamais vou esquecer aquela cena, Cintra mostrou todo seu respeito e humildade o mesmo posso dizer de Mendoncinha e João mendonça.

Anônimo disse...

Infelizmente a morte é a porta para a qual todos caminhamos. Chegou a hora de Mendonção e nada podemos fazer, pois só Deus sabe o dia de cada de um. Espero apenas que agora a briga política que sempre houve e atrapalhou nossa cidade tenha fim e que BJ possa crescer sem limites.
FIM A GUERRA POLÍTICA EM BJ !

PROFESSOR MUNICIPAL disse...

BJ não esperava outra atitude de Cintra que não essa, esse homem já´provou o carater que tem, não é a toa que há tantos devotos dele, e não seria da índole dele escarnear sobre a morte de outra pessoa, parabenizo a ele e a Mendoncinha que também soube deixar as disputas políticas de lado e agir como um ser humano, afinal não era o deputado que estava sendo enterrado e sim o PAI dele.

Anônimo disse...

e agora josé. Quem será o escolhido por Mendoncinha para ser prefeito de BJ ?

Anônimo disse...

que palhaçada deve ter sidoo!!!
cintra galvão é uma cobra criada,pegoso e maldoso.e mendoncinha envolvido com a morte teve essa atitude.mais tenho certeza que nao teve verdade de nenhum dos dois!

Anônimo disse...

ANSEIO O MOMENTO EM QUE SERÁ DIVULGADO O NOVO QUADRO POLÍTICO DE BJ. VAI SER UM PEGAR PRA CAPAR DAQUELES.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Nao tem nada de novidade, Marco é o candidato e pronto. Quem é o prefeito? Marco, então nao se discute ele tem o direito de reeleição e pronto. Tem alguma duvida? João Ja foi testado, ja deu o que tinha de dar, agora é para aoutro...Com ele nao mudou nada vamos voltar a colocar funcionarios em disponibilidade? acabou com o jardim cultural, nao trouxe novas industrias, as que trouxe são emrpesas de 10 funcionarios, no maximo 50 mas onde elas estão hoje? A verade que só temos as tres grandes e mais nada! O comercio nao se desenvolve, as industrias da casa nao crescem, nao temos nada que alavanque este desenvolvimento...O dinheiro veio para fazer a estrada ate brejo da madre de Deus e cade o dinheiro e cade a estrada? Cade a estrada de Belo Jardim a Xucuru? Cade a UPE quando mendoncinha era governador? Cade que ele trouxe a BR 232 ate Belo jARDIM, ELE DIZ SER INFLUENTE MAS NAO CONSEGUI SER IFLUENTE COM O GOVERNADO DE SEU LADO QUE ERA VICE! Eu nao entendo o que voces acham que este cidadao é lider capaz de indicar prefeito! para mim é uma piada. So se Marco abrir...mas como ele pegou um caos de joao, agora que esta prestes a organizar a prefeitura vai entregar? Duvudo, so se for besta!

Anônimo disse...

O melhor é a cara de João Mendonça nas fotos...kkkkkkko cara é sínico!