Duas Belo Jardins

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nos dias de velório e no enterro da Baraúna, vi duas populações em Belo Jardim.

Uma era imensa, solidária e respeitosa, compreendendo o momento difícil por que passa a família Mendonça, e saudosa da figura da Baraúna.

A outra era bem menos numerosa, ainda bem. Eram pessoas que por serem adversários políticos, sitiam-se regozijadas com o ocorrido. Comentavam que

-João Mendonça na verdade estava feliz,

-Coca-Cola não estava no féretro,

-O que a viúva iria fazer da vida,

-João será candidato a prefeito,

-Mendoncinha será o candidato a prefeito (disseram até terem ouvido isso da boca dele)

Estou seguro, e iremos comentar em breve, que a morte de Mendonção terá sérios reflexos na política e na administração pública em nossa cidade. Mas, decididamente, esse não era e ainda não é o momento adequado.

É bem possível que João Mendonça, agora, com a ausência do tio, possa ser candidato mais uma vez a prefeito. No entanto, é lastimável que haja pessoas que não respeitaram o momento de pesar da família e insinuaram que João estava alegre por isso. A relação dele  com seu tio é pública. Todos sabemos dos desentendimentos recentes. Mais sabemos também da gratidão do ex-prefeito para com o tio. A dor da perda que JM sofreu deve ser respeitada, e não posta em xeque.

Marcos Coca-Cola, antes de prefeito, é um cidadão e era um dos grandes amigos da Baraúna. O momento de tristeza dele deveria ter sido respeitado por todos. Ficar preocupado por qual motivo ele não estava no cortejo, ou por que pediu a sua esposa para acompanhar, enquanto ele mesmo não estava me parece não ser digno do momento vivido por todos nós. Marco Coca-Cola pode andar e estar onde quiser, ora essa.

Escrevo isso por ter ficado extremamente desapontados com certos comentários ouvidos, inclusive de amigos, sempre menosprezando e duvidando da dor da perda dos Mendonças. Dor essa que não é só dos familiares, como de muitos amigos, como Dagoberto, Luciene Gomes, Zé Galego e tantos outros. Não estou aqui defendendo gestões, atitudes políticas nem nada disso. Nem de Joao nem de Coca-Cola. Estou defendendo o direito de essas pessoas sofrerem uma perda e não terem isso como motivo de piadas e brincadeiras.

Quanto ao futuro político do grupo, isso é outro assunto sobre o qual conversaremos em breve.

9 comentários:

Anônimo disse...

Vc defende JM porque é seu amigo, pois todos sabem quem Mendonção tinha tirado dele o sonho de voltar a prefeitura de BJ, digamos que a situação fosse entre Cecilio e Cintra, todos os mendonças estariam dizendo que a morte do pai salvou a candidatura dele e que com certeza ele estaria muito feliz, mas o SANTO JM não sentiria isso, afinal por que foi que ele NÃO foi convidado para o almoço de Mendonção, NÂO foi escolhido para disputar a eleição, NÂO teve o apoio do tão querido tio, mas, essas respostas foram para o túmulo junto com o ex-deputado.

Anônimo disse...

A imensa e solidária população que vc viu era por opção ou por CONTRATAÇÃO ?

Wagner Rafaell Peixoto disse...

de modo algum. eu nao rstou defendendo ninguem. achei que tinha deixado claro. eu estou sim é CONDENANDO aqueles que nao souberam respeitar o momento de pesar da familia, e JM faz parte dela e sentiu muito a morte daquele que tanto o ajudou. Claro que o fato de MENDONÇAO nao estar mais por aqui ajuda JM a ser candidato. Mas tenho certeza que ele nao estava pensando nisso no velorio e no enterro, como diziam alguns

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Percebem o que digo? Meu comentario é contra pessoas como esse anonimo ai antes do meu comentario anterior. Insinuar que as pessoas que estavam solidarias a morte de mendonção só o estavam por terem privilegios é algo muito...MESQUINHO e PEQUENO. O proprio Cintra Galvao teve espirito solidario. Lamento muito que haja quem nao seja assim. As pessoas, em sua maioria, estavam solidarias por espontaneidade

Anônimo disse...

Cintra galvão nao é solidario a ninguem,isso foi uma cena rídicula ,pois daqui a um ano os dois estarao se matando,dizendo no palanque quem roubou maissss!!!!e joão levou foi vantagem,o tio morreu a agora nao tem outra pessoa p colocar a nao ser ele.mendocinha nao vai deixar recife p esta nessa bosta desta cidade nao,lógico q ele agora fará de tudo p joao gahar,pq se ão nunca mais os mendonças veem a prefeitura.e nao vamos esquecer q ze mendonça nao queria que ele fosse o candidato,e que propos a ele ser o vice e joao respondeu q p ser vice dele preferia deixar a politica!!!eita essa morte pegou muita gente d surpresa heim?

Anônimo disse...

é verdade! é isso aí

Anônimo disse...

como wagner é conveniente.

ridicularizar os sentimentos dos mendonças não pode e nem fazer pouco caso do fato mais vc devia ter pensado assim qd dona mocinha faleceu e vc, ridiculo ebaixo com sempre, fez pouco caso da dor da familia e misturou logo politica com a dor alheia

Wagner Rafaell Peixoto disse...

covarde e mentiroso. é isos que vc é. Qdo dona nocinha faleceu eu postei isso aqui

http://belojardimnet.blogspot.com/2010/01/falece-dona-mocinha.html

"
Fiquei sabendo da morte de Dona Mocinha da Siqueira Campos.

Não éramos amigos nem íamos um com a cara do outro.

As pessoas quando morrem não se tornam diferente sob meu olhar.

Mas nada disso importa...À família (Maria do Carmo, Danilo, Cláudio e demais), o blog deixa seus sentimentos de pesar."


Aonde está o pouco caso ?

Anônimo disse...

Não entendo como vc se diz tão sincero e honesto e defende JM QUE já foi provado que fez horrores em BJ, porque vc não deixa sua amizade de lado e publica a verdade, os fatos,por exemplo pq ele está na ficha suja ? Os desvios de dinheiro q ele fez do fundef, as notas frias com o transporte dos estudantes , AS MAIS DE 400 FAMILIAS Q PASSARAM FOME POR CAUSA DELE. Pra vc ele pode ser SANTO , mas 1 dia ele pagará por tantas vidas q ele prejudicou, e pelo q vejo a justiça não está tão longe.DEUS É PAI, ELE TARDA MAS NÃO FALHA.