DEM quer apoio de Sérgio Guerra

terça-feira, 22 de março de 2011

A seguinte reportagem do Diário de PE diz que Mendonça Filho tenta viablizar sua candidatura à prefeitura do Recife com apoio do PSDB. É meu amigo e tudo mais...mas ainda n~so se deu conta que o PSDB de PE só quer foder com o DEM

A oposição junta as forças e inicia a articulação para 2012, de olho, principalmente, na sucessão do Recife. Além de encontros ´abertos`, como o ocorrido ontem entre o deputado federal Mendonça Filho (DEM), o deputado estadual Gustavo Negromonte e o vereador André Ferreira, ambos do PMDB, surgem informações de que, nos bastidores, as conversas estão aceleradas. O DEM estaria atuando fortemente para ter o apoio do PSDB. Mendonça, presidente estadual da legenda democrata, é cotado para voltar a concorrer à Prefeitura do Recife. Em 2008, ele entrou na disputa sem conseguir fechar aliança com um único partido.

Agora, segundo revelam integrantes da oposição, o presidente do DEM tem insistido em obter o apoio do PSDB. Já teria colocado, inclusive, que uma eventual candidatura democrata só seria viabilizada caso os tucanos lhe garantam respaldo. Além de conversas mantidas sob sigilo, Mendonça já teria apresentado publicamente a ´proposta` ao presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra.

As investidas de Mendonça Filho no PSDB acontecem quando surgem especulações de que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não estaria disposto a apoiar o democrata novamente, ainda que o PMDB não tenha candidato próprio. Jarbas foi o líder da aliança União por Pernambuco, que reuniu PMDB, DEM, PSDB e PPS e que, entre 1999 e 2006, governou o estado, sendo ele próprio o governador. Mendonça, que ocupava a vice, acabou sucedendo Jarbas. Comandou o estado por nove meses, mas não reelegeu-se em 2006. Dois anos depois, o PMDB lançou Raul Henry à prefeitura.

Agora, com o distanciamento entre jarbistas e Guerra, Mendonça estaria agindo para reforçar seu eventual palanque. Oposicionistas lembram que DEM e PSDB tiveram sempre uma relação difícil. Mas como o processo eleitoral se inicia, as diferenças estariam sendo esquecidas pelos democratas. Mendonça não retornou os recados da reportagem.

Segundo Gustavo Negromonte, é hora de a oposição iniciar o diálogo com todas as legendas que estejam contra a gestão de João da Costa (PT). Para ele, não se deve ter restrições ou censuras. (Josué Nogueira)

0 comentários: