Será que um dia vou votar no PT?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O texto a seguir é de minha autoria e foi publicado hoje no Blog do Jamildo, do JC.

Por Wagner Rafaell Peixoto
Filiado ao DEM e Professor do IFPE-Pesqueira

Quando comecei a me entender por gente, passei a acompanhar também a política. E a cada eleição, a força do PT aumentava. Mesmo perdendo as eleições presidências em 94 e 98 para FHC, o único presidente eleito democraticamente em PRIMEIRO TURNO, o PT cada vez atingia uma fatia maior do eleitorado e mostrava o pragmatismo do gramscismo político a que havia sido submetido.

Em 2004, fui ser aluno de universidade federal, em um curso onde 90% dos alunos e 95% dos docentes se autodefiniam socialistas, embora muitos deles arrotassem caviar. Não ser eleitor do PT e sim do PFL, sendo nordestino e estudante da UFPE era uma verdadeira heresia, que devia ser combatida em frentes amplas.
Em 4 anos de curso, fui vendo muitos dos que eram do PT saírem do partido, sobretudo aqueles que o haviam ajudado a fundar. E eu, ficando onde sempre estive. Pouco a pouco, fui vendo o próprio PT sair da linha política pregada até então e passar a ser cada vez mais capitalista, cada vez mais keynesianistas. Reelegeu o Lula, elegeu prefeito do Recife. E eu nunca me rendi a ele.

Chegamos em 2010, e o PT teve, para presidente, aqui em Pernambuco, mais de 75% dos votos. E eu, hoje professor da rede federal, continuo ladeado por sindicalistas, docentes e alunos que seguem com a definição de socialistas. O fuzil esteve todo o tempo apontado para minha cabeça: VOTE NO PT, RAPAZ. VOCÊ É NORDESTINO E PROFESSOR FEDERAL.

Mas o que eu continuo vendo é um partido de fundo moral falso. Nega tudo que foi construído antes dele, mesmo aquilo ao que ele próprio deu sequência, como a política econômica e os programas sociais (aqueles mesmo que antes chamavam de ASSISTENCIALISTAS E ELEITOREIROS e que agora viraram DESTRIBUIÇÃO DE RENDA). Sigo enxergando um partido que prega o socialismo, mas cujos líderes cada vez mais engordam suas contas bancárias, praticam o lobby e enxovalham o sentido da palavra ÉTICA.
Ainda não consigo deixar de ver, no PT, o partido que pregava MORATÓRIA, e para crescer como oposição, votou contra o Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal e outras coisas. Não esqueço quem tentou criar conselho de jornalistas e pensou em inventar a re-reeleição. Não sai da memória quem esculhambava Collor, Inocêncio, Renan, Jader, Maluf e hoje anda de mãos dadas com eles, elogiando-os e defendedo-os.

Não. Não esquecerei quem colocou no centro do poder Zé Dirceu, Delúbio, Genuíno. Não esquecerei quem dançou com a absolvição de mensaleiros, e quem tentou distribuir seringas para usuários de drogas.
Espero nunca esquecer. Enquanto eu lembrar tudo isso, a resposta à pergunta do título é: JAMAIS

4 comentários:

Anônimo disse...

PASSADO O CLIMA E,EITORAL FAÇO UM ALERTA:BELO JARDIM ESTÁ PRESTES A TER SIAS RECEITAS DO FPM DIMINUIDAS.O FATO É QUE O CENSO SÓ ACHOU EM BELO JARDIM 68 MIL HABITANTES QUANDO A PREVISÃO ERA DE NO MINIMO 75 MIL.ISSO SIGNIFICA PERDA DE CERCA DE 200 MIL MÊS DE FPM.CABE AO ATUAL PREFEITO ENTRAR PEDIR RECONTAGEM.OU AINDA CONVERÇAR COM OCHEFE DO IBGE LOCAL COM URGÊNCIA PARA SABER O PORQUE DISSO.ISSO AFETARÁ OS PRÓXIMOS PREFEITOS .POIS OUTRO CENSO SÓ DAQUI A DEZ ANOS.

Anônimo disse...

só uma pergunta:
o que tu tens contra os keynesianos (não keynesianistas)?

Wagner Rafaell Peixoto disse...

as duas formas são aceitas. Keynesianos e Keynesianistas.

e por fim, quem disse que eu tenho algo contra o Keynesianismo? De onde vc tirou isso? coloquei-o ao lado de CAPITALISMO e vc nao acha q seja contra este item.

Faça uma releitura

Anônimo disse...

Num precisa, não, Wagner. O PT num precisa de tu não! Fica aí onde tu estás mesmo. Tu és pé frio! Num vê teu time ( o da Barbie)...perdeu feio ontem. Meu, fica longe! Deus nos livre de tu por perto! Uai! Caraca!!! Publica, visse???