Quem ainda pode sonhar com vaga de deputado

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ATUALIZAÇÃO

Ô, gente. . Eu não gosto de soberba não. Mas tenho que lhes dizer uma coisa: de política e sistema eleitoral eu entendo.
 
Recebi alguns comentários dizendo que eu errei na lista dos que podem assumir vagas no legislativo. Olha. claro que pode acontecer de nenhum desses que eu citei assumir. Pode acontecer de mais do que esses assumirem. Mas o cálculo é esse mesmo, viu.

Estão sonhando que Cecílio é o terceiro suplente do PSB e que por isso ele assumiria mandato se três deputados do PSB saíssem (por morte, para ir pro secretariado de Dudu, por eleição para prefeito, etc.)

Não é verdade. O que conta não é o partido e sim a chapa. E pra que deixem de teimar comigo, lhes darei exemplo, já que minha simples palavra não lhes convence:

Em 2006, Sílvio Costa disputou mandato pelo PMN, em chapa com o PT e PTB. Ele não foi eleito, mas assumiu o mandato durante o período em que Zé Chaves foi secretário. E Zé Chaves é do PTB. Depois, Costa foi efetivado quando Renildo Calheiros, do PCdoB foi eleito prefeito em Olinda. Pela lógica de quem pensa diferente, Sílvio Costa jamais assumiria o mandato, porque ele era do PMN e não havia nenhum deputado do PMN pra ele substituir. Mas ele assumiu porque deputados do PTB e PCdoB saíram (afinal, estavam em uma mesma chapa).

Antes mesmo, Zé Múcio assumiu ministério de Lula e depois foi pro TCU, abrindo vaga para Fernando Nascimento. Mas Múcio era do PTB e Nascimento, do PT. Tá vendo, minha gente?

Querem mais exemplos? Ok.

E aí eu pergunto: Renildo que é do PC do B deixou algum deputado federal do PC do B em Perbambuco no seu lugar?

E eu respondo: Não. Quem ficou no seu lugar foi Charles Lucena, do PTB.
 
Quando Zé Queiroz, do PDT, foi eleito prefeito de Caruaru, a vaga dele de deputado ficou com Soldado Móises, que é do PSB. Móises já estava na Assembeia no lugar de Sebastião Oliveira, do PR, porque este era secretário.

E Toinho do Pará, prefeito de Santa  Cruz? Ele é do PTB e quem assumiu a vaga dele foi Isabel Cristina, do PT.

Se quiserem mais provas de que Cecílio é o 14° e não o 3° suplente, fiquem à vontade para discordar ainda de mim.

João Mendonça é o segundo suplente, mas nem Tony Gel tem planos de disputar em Caruaru nem Maviael quer morrer logo.
ORIGINAL:

Estou já fazendo meus prognósticos sobre quem dos suplentes assumirá vaga na ALEPE e na Câmara Federal.

É provável que Eduardo Campos convoque de 3 a 5 deputados estaduais para o secretariado.

Acredito em Sebastião Oliveira, Ângelo Ferreira, Waldemar Borges e Lessa.

Como são todos da mesma coligação, abririam vaga para Augusto César, Zé Maurício, Esmeraldo, Zé Humberto e Isabel Cristina.

Em 2012, alguns disputarão mandato de prefeito e com chances reais de ganharem:  Isaias Regis, André Campos, Henrique Queiroz, Clodoaldo, Aglailson, Sergio Leite. Se todos forem eleitos, entrarão: Ossesio, Rufino, ManoelFerreira, Cyro, ZéMarcos e Luciano Moura. Nenhum outro suplente deve sonhar com vaga na Alepe.
 
No PSDB, temos Betinho Gomes, Edson Vieira e Carlos Santana como prováveis candidatos a prefeito. Ganhando, darão lugar a Eduardo Porto, Terezinha e Bringel.

No DEM, caso Tony Gel dispute em Caruaru, o que não é provável, entrará Priscila Krause em seu lugar. Se isso acontecer e Maviael cavalcanti morrer (bate na madeira), aí sim João Mendonça será deputado.

Em Brasília, caso Danilo Cabral volte ao secretariado, assume a vaga Paulo Rubem ou Vilalba de Jesus (Quem?). Se em 2012 Gonzaga e Luciana se elegerem prefeitos, entrarão ainda Ninho e Josenildo.
 
Serra ganhando e fazendo de Guerra ou Mendonça ministros, assumirão André de Paula e Edgar Moury. E se em 2012 Raul Henry ou Mendonça ganharem a prefeitura, haverá vaga em Brasília para Osvaldo Coelho.

12 comentários:

Anônimo disse...

AMIGO WAGNER, SE MORRER UMA ENXURRADA DE DEPUTADO AÍ SIM,JOÃO MENDONÇA TEM LUGAR GARANTIDO. ISSO TÁ BEM FÁCIL, NUM TÁ? YES!!!!YES!YES!

Anônimo disse...

Wagner Rafael, muito interessante sua postagem. Devia publicar que se o Governador convocar 3 Deputados Estaduais do PSB, assumirão os 3 primeiros suplentes do PSB ou seja os o 14°, o 15° e o 16°. Assumiriam para substituir os 3 do PSB que licenciarem - se:

Coronel Rufino

Cyro Coelho

Cecílio Galvão

Não assume os 3 primeiro da coligação. Procure informar - se mais sobre o que digitei aqui sobre o assunto. Caso achar que é mentira minha sobre o que afirmo, procure alguém bem informado que lhe explica. Se desejar pode até publicar o comentário.

Agradeço a sua atenção

Wagner Peixoto disse...

Voce está enganado, amigo. o PSB disputou em um chapão com o PTB, PT, PR, PCdoB, PSC, PP e outros. Os suplentes que assumem nao sao necessariamente do mesmo aprtido nao. A conta é a que eu fiz

Anônimo disse...

Caro Wagner, quando é feito os cálculos, x vagas vai para partido A, x para partido B e assim por conseguinte. Então o PSB possui 13 Deputados Estaduais da sigla, caso o Governador convoque 4 do PSB, os 4 mais bem votados do partido assumiriam as vagas dos 4 que licenciaram - se para Secretarias. Não é conforme você explicou, pois caso o Governador convoque o n° x de Deputados do PSB, é conveniente que na ALEPE o PSB permaneça com 13 Deputados Estaduais e não com menos. Espero que tenha compreendido. Caso em dúvidas, procure alguém bem informado.

Anônimo disse...

Ô cara e se der o contrário? Tu és muito desumanno! E e se o postulçante também fizer a viagem sem volta? Menino...tudo quem manda é Deus num é tua vontade, não. Sinceramente!!!! Pras tuas conveniências tu num popa ninguém! Tu és muito maldoso, visse. Publica??? Vou esperar!!!

Anônimo disse...

MAVIAEL,BICHO, NEM QUER, NEM DEVE NEM VAI MORRER. ASSIM COMO ELE, OUTROS PODERÃO ENTRAR NA FILA. ISSO É COM O HOMEM LÁ DE CIMA. DEIXA DE AGOURAR OS OUTROS! CARACA!!!! TE LIGA,MEU!OXE! SÓ VIVES DESEJANDO A MORTE DOS OUTROS! QUE COISA HORROROSA! EU HEIM! PUBLICA!!!

Anônimo disse...

E se... E se...E se...E se... E se.. E se.. Ora tanto E SE! Vai nessa, visse? Tu é mesmo bobo! Pfu!!!!! YES! YES!

Anônimo disse...

E se... E se... E se... Pense numa certeza! Divulga! Te chateasse, foi? Uau!

Anônimo disse...

“Eu adoro pobre, eu juro, acredite!”, implora o tucano
Publicado em 10/09/2010
Não há nada mais patético que a campanha de José Serra no horário eleitoral da TV.

Primeiro, ele se apresentou como Zé e passou a jurar que teve uma infância pobre.

A única ocasião em que alguém enche a boca para contar que o pai era verdureiro é numa campanha eleitoral…
Enviado por Migliaccio - Postado por Kelly Girão.
Espero que você publique.

Anônimo disse...

ESTÁ HISTORIA DE DIZER QUE SE EDUARDO CHAMAR TRES DO PSB ASSUME OUTROS DO PSB É MENTIRA DE QUEM NÃO CONHECE A LEI ELEITORAL.SE QUINZE PARTIDOS ESTAVA NO CHAPAO DE EDUARDO A ORDEM DOS SUPLENTES É PELO CHAPAO E NAO POR PARTIDOS.AGORA QUEM SAIU SOZINHO COMO O DEM ESSE SIM.SE CHAMAR UM DO PARTIDO OUTRO DO MESMO PARTIDO ASSUME.QUEM DISSER O CONTRARIO NÃO CONHECE A LEI.

Anônimo disse...

E cadê o comentário sobre a matemática do segundo turno? vou insistir e te cobrar. Faz sentido?
Publica, visse?

Anônimo disse...

WAGNER: HOJE EU CONSEGUI NOVE MOTOS DA MARINA SILVA PRA DILMA ROUSSEF. PRA SALVAR PERNAMBUCO TUDO VALE A PENA. SE SERRA SE ELEGER ESSE NORDESTE TÁ FALIDO PRA NÃO DIZER OUTRA COISA.SE O GOVERNO DE PERNAMBUCO ESTÁ FORTALECIDO PELA EXPRESSIVA VOTAÇÃO QUE TEVE (REFIRO-ME A EDUARDO CAMPOS) PERNAMBUCO SAIRÁ NA FRENTE E VOLTARÁ A SER O LEÃO DO NORTE. COM SERRA? JÁ ERA!!!! PUBLICA, VISSE? CARACA, SERRA VAI LASCAR O NORDESTE!