Cid Sampaio morre por insuficiência respiratória

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio morreu, no início desta quinta-feira (30), no Hospital Português, por insuficiência pulmonar. Ele foi internado na madrugada da terça-feira (28), após sentir desconforto pulmonar. O ex-governador tinha cinco filhos, 12 netos e 12 bisnetos.

Cid Sampaio foi eleito govenador com mais de 80% dos votos, em 03 de outubro de 1958. Considerado um visionário, Cid Sampaio teve sua administração voltada principalmente para a industrialização e crescimento do Estado de Pernambuco. Entre seus empreendimentos, destacam-se a contrução da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (Coperbo), no Cabo de Santo Agostinho. Ainda em seu governo, Cid Sampaio criou o Banco de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Bandepe) e instalou a Cilpe (fábrica de laticínios e beneficiamento do leite).

 Cid Sampaio tinha 99 anos e iria comemorar um século de vida no dia 07 de dezembro deste ano. Viúvo de Dona Dulce Sampaio desde fevereiro de 2008, Cid Sampaio morava na Praça do Monteiro e vinha gozando de uma saúde privilegiada. Ele foi ainda deputado federal e senador.

Folha de PE

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente governador.Um dos maiores ícones da política pernambucana.Cidadão probo,rasgar alguns adjetivos a ele é pouco. Que descanse em paz num lugar mais decente de viver do que aqui.