Twitter, Facebook ou Orkut?

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O blog de Maurílio Cavalcanti, diretor do hospital desde quando não era, traz uma matéria interessante sobre estas redes sociais.

Vale a pena para saber que o ORKUT não é nem de longe a maior rede do mundo. Este posto pertence ao Facebook, que briga pau a pau com o My Space. Ambos vêm perdendo terreno para o Twitter, que não é bem uma rede de relacionamentos.

O Twitter caiu no gosto dos usuários brasileiros neste ano. De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, o serviço de microblogs tem nada menos do que 8,5 milhões de perfis em terras tupiniquins. É muita coisa. Não por acaso, o Twitter tornou-se um dos sites mais usados para compartilhar links. Parte do crescimento foi consequência da adesão em massa de blogueiros e celebridades, que estimularam seus fãs a tuitarem. Emplacar termos brasileiros nos Trending Topics virou mania. Quem não se lembra do sucesso do “Yes, We Créu” no dia em que o Rio foi escolhido como sede da Olimpíada de 2016?

O Facebook ainda está na lanterna no país, mas vem ganhando adeptos a cada mês. Com mais de 1,3 milhão de brasileiros, a rede social tem três grandes trunfos na manga: as avançadas opções de privacidade, o streaming de atualizações e os joguinhos. Deixar informações visíveis apenas para quem realmente deve vê-las foi o que levou a rede social a ultrapassar os 300 milhões de usuários no mundo. Aplicativos de entretenimento, como o Farmville e o Mafia Wars, também têm ajudado a trazer internautas. A rede declarou guerra ao orkut, e tem facilitado a importação de contatos do rival.

LEIA TEXTO COMPLETO NO BLOG DE MAURÍLIO

0 comentários: