Opinião da semana. Edson Kajuru

quarta-feira, 17 de março de 2010

Nestes últimos dias fiquei estarrecido com o que vi nos noticiários. Uma mãe, que em um momento de loucura e extrema lucidez, acorrentou o filho de treze anos em seu quarto para tentar livrá-lo das drogas. Antes de tal medida, ela levou o caso ao fórum da cidade e foi orientada a dirigir-se a delegacia. Nenhuma providência foi tomada por parte das “autoridades”. Por sua vez, o conselho tutelar foi acionado e, fazendo cumprir a lei, entrou com uma representação no ministério público contra a mãe sendo alegados maus tratos ao adolescente.

E nós? O que achamos disso? O que fazemos?

Nada!

Estamos, também, acorrentados a um sistema onde a inversão de valores é tamanha que existem pessoas enxergando nesta mãe uma criminosa sem coração, fria e covarde. Encontramos-nos presos a uma sociedade hipócrita, mesquinha, podre, que não conseguimos sequer perceber, muitas vezes, o que acontece dentro da nossa própria casa ou mesmo em nossas vidas.

É inaceitável que fatos como este passem despercebidos ou não nos causem comoção alguma. Chega de tratar como “piores” fatos que se referem à morte, já que existem entre nós vários cadáveres que transitam normalmente. Não podemos, simplesmente, atenuar os acontecimentos usando o critério de julgamento: “menos ruim”. Devemos acordar deste sono embalado pela corrupção, mentiras, jogo de interesse, tráfico de influência, compra e venda de votos, escravização do trabalhador e desigualdade.
Devemos mudar!

Primeiro individualmente. E juntos, construiremos uma sociedade melhor e mais justa.

Um abraço!
Edson Kajuru.

0 comentários: