O Blog, a Religião e a Procissão de Nossa Senhora

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

EU E A RELIGIÃO
Quem me conhece sabe qual é minha relação com a Igreja Católica, e por que não dizer, com a religião.

Tenho formação católica, mas me afastei dela logo no início da adolescência.

Acho uma caretice achar que Deus pune as pessoas. Aliás, nem sei se ele existe mesmo.

Uma coisa eu sei: se ele existir, e for uma boa pessoa, não deve punir aqueles que lhe chamam “pai”. Não deve perder seu tempo ouvindo tantos chamados em vão.

Mas fraqueza ainda é deixar de fazer algo que temos vontade por medo de sermos castigados. Ou então fazermos algo por nos ser imposto.

Acredito (vejam como eu concebo cada ideia sem sentido) que se você decide seguir os dogmas de uma igreja, e essa Igreja lhe diz:

“Não beba, não prevarique, não faça sexo nem fora nem antes do casamento, não se masturbe, não minta, não isso, não aquilo...”,

e mesmo assim você pratica ao menos algumas dessas ações, você está indo de encontro ao que prega essa Igreja e, por isso, não deveria dela fazer parte.


Como você, mulher infiel a seu marido, tem a cara de pau de se ajoelhar diante do altar e engolir a hóstia?

Como você, homem solteiro que já teve experiências sexuais, pode se dizer Católico Apostólico Românico ou Protestante?

Como você, adolescente que frequentemente pratica a masturbação pode se sentir em paz consigo mesmo dentro da “Casa de Deus”?

Você, que bebe em festas e ocasiões especiais. Você que precisou mentir para salvar alguém de uma enrascada. Você, que é chegado em aventuras sexuais não ortodoxas... Você que precisou abortar em uma ocasião alheia a sua vontade...

E você, homossexual, como conviver com tantas condenações a sua conduta?

Enfim, todos vocês, segundo pregam os cânones da religião católica e de boa parte das Protestantes estão condenados ao inferno.


A mim parece ser mais digno agir de acordo com nossa própria consciência, sem dar importância ao que dizem padres, pastores, Bíblia e o que seja.

Importa sim é estar de bem com nós mesmos. Sem ligar se o que fazemos é pecado, é permitido ou não pela Igreja.


A Igreja Católica é, depois do governo socialista da Rússia, quem mais matou pessoas ao longo dos tempos. Quem é ela para me dar lição de como viver?

A Igreja Protestante nasceu tendo como intuito principal a permissão do lucro dos nobres (algo louvável) e o fortalecimento político dos seus membros. Quem é ela para orientar minha conduta?

Eu convivo muito bem comigo mesmo sem precisar de templos, de dinvindades em quem colocar a culpa quando algo procede mal na minha vida. Não que eu seja auto-suficiente. Nada disso. É que esse Deus que inventaram não atende a meus anseios.


A PROCISSÃO
A parte disso tudo, acho muito comovente demonstrações de fé, mesmo que eu não a tenha.

Presenciei por dois momentos a procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Na saída e na Rua 10, de onde se podia ver um verdadeiro tapete humano.

Pessoas jovens. Pessoas velhas. Pessoas com calçados chiques. Pessoas descalças.

Doutor Arnaldo Maciel, prefeito de nossa cidade lá pela década de 50, estava presente. Do alto de seus quase 100 anos e de sua lucidez de menino, cumprimentava os conterrâneos.

Parabéns aos que fazem a Igreja Católica de BJ pela demonstração de fé.

Só não esqueçam que ser Católico não é apenas ir à procissão do dia 8. Ser Católico é viver de acordo com o que prega a Igreja. De nada serve ir à procissão e, ao sair de lá, entrar em um bar, encontrar o amante, jogar cartas, mentir, furtar, desejar a mulher do próximo, prevaricar, escrever aritica nos blogs...

1 comentários:

Unknown disse...

Wagner te acho uma pessoa super inteligente mas permita me dizer que vc peca em dizer que as pessoas tem que agir de acordo com o que manda a igreja. Não sou católica sou protestante e se vc ler a biblia vai ver que Deus nos dar o livre arbitrio para serguimos de acordo com nossa prória vontade e que ele é amor e tbm é justiça. Logo veja: qual o pai que vendo seu filho que ele ama cometendo um erro que não vai tentar corrigir, as pessoas pensam que a justiça de Deus é matar, elas se confudem, porque a justiça dele é deixar que vc pague o preço pelo que vc cometeu de errado isso a pessoa paga,por não viver em comunhão com cristo, porque é muito bom é maravilhoso viver ao lado dele. E Deus em sua infinita miséricordia aceita todo aquele que o procura independente de raça ou posição social, todos nós somos iguais perante o pai que nos criou basta somente crermos e aceita-lo como nosso único e suficiente salvador. Se vc não o aceita como espera que ele faça algo por vc, se ele te deu o direito de escolher. Quanto a regras de igreja como vc o diz são doutrinas, tbm cabe a vc aceitar ou não. Medite nisso vc tem o valor enorme perante DEUS ele te ama muito pois vc é especial. Leia Romanos capitlo 16 versiculos de 25 a 27 e será derramadas bençam do senhor sobre vc. Desculpe os erros ortograficos.