PSDB sugere que Lula volte a estudar

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vou nem comentar. Basta que leiam?

Extraído no JC

BRASÍLIA – Em nota divulgada ontem pelo PSDB, o partido reagiu às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a lei do petróleo aprovada no governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo a nota, o presidente Lula deveria “ler” e “voltar a estudar”, principalmente história. “Dia desses, o presidente Lula, demagogicamente, disse que poderia voltar a estudar. Deveria. Mesmo que isso lhe provoque azias. Pelo menos, Lula poderia tornar-se um pouco mais coerente e preciso no que diz, repete e distorce”, afirmou a legenda, em respostas às críticas do presidente.

O partido informa que, em 8 agosto de 1995, FHC enviou ao Congresso esclarecimentos que não iria propor a privatização da Petrobras, mas sim flexibilizar o monopólio da estatal.

“Exatamente o que aconteceu. Desde a promulgação da Lei do Petróleo, em 1997, a produção da Petrobras mais que dobrou, enquanto o marco regulatório brasileiro se tornou um exemplo para o mundo. Como não foi idéia do PT nem de petistas, para eles não vale. Não estranhemos que qualquer dia Lula diga que foi ele que descobriu o petróleo. Ele ou a sua tentativa de candidata”, diz a nota.

O PSDB classifica como “revanche psicótica” a ação dos petistas de retornar às acusações sobre a privatização da Petrobras, principalmente por estar próximo o período eleitoral. “Será coincidência o fato de voltarem ao assunto em períodos eleitorais? Certamente não”, afirma o PSDB, na nota.

Enquanto o partido ataca o presidente, um dos presidenciáveis tucanos, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, voltou a defender, ontem, a realização de prévias no partido para escolher quem disputará o cargo de presidente da República, em 2010, embora também se diga preparado para apoiar o governador paulista, José Serra, caso ele seja o escolhido para a missão.

“O que eu tenho defendido, e continuarei defendendo, é que essa não seja uma decisão da cúpula partidária. Eu acho que no momento em que mobilizarmos as nossas bases e essas bases tiverem oportunidade de discutir e definir, não apenas em razão de indicadores de pesquisa, mas na capacidade de aliança, de potencial de crescimento durante a campanha e, sobretudo, do que cada candidatura representa, eu acho que existe uma chance”, disse Aécio após receber, em Salvador, o título de cidadão honorário da Bahia.

“Mas, da mesma forma que disse que estou preparado para uma disputa, estou preparado e pronto para apoiar o companheiro José Serra, se essa for a decisão da maioria do meu partido”, ressaltou em seguida. Apesar de apoiar Serra caso o governador paulista seja o escolhido, Aécio rejeitou a hipótese de ser o candidato a vice-presidente.

0 comentários: