Política no dia 09/09/09

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oi, gente. Hoje é uma data cabalísticva pra quem é crente nessas coisas. Dia 09 do mês nove do ano nove.



O que escrevi ontem sobre os bois de piranhara e sobre o povo que torce pelo pior em BJ endeu uns 5 ou 6 e-mails. Como terei de viajar, não os comentarei agora. Vou postar algumas notícias e à noite, menos atarefado, falo sobre isso. Até lá



Mais escolarizados puxam avaliação de Lula para baixo
(Saiu no Estadão)


As taxas de aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao seu governo caíram nos últimos três meses, apesar de a percepção da população sobre a economia ter melhorado, segundo pesquisa divulgada ontem pelo instituto Sensus.


O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mostra que a avaliação positiva do governo caiu 4,4 pontos porcentuais, de 69,8% no fim de maio para 65,4% no início de setembro. No mesmo período, a aprovação a Lula caiu 4,7 pontos, de 81,5% para 76,8%.


No caso da avaliação do presidente, o resultado foi puxado pelos eleitores mais escolarizados e de maior renda. Entre os que têm curso superior, a parcela que considera o desempenho de Lula ótimo ou bom encolheu nada menos que 16 pontos porcentuais.


No outro extremo, entre os eleitores que têm apenas o curso primário, a queda na aprovação foi bem menor - de apenas 3,1 pontos, quase dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos.


A divisão dos entrevistados por faixa de renda mostra que, entre os mais ricos, que ganham mais de 20 salários mínimos, a aprovação ao presidente caiu 10,9 pontos porcentuais, enquanto oscilou negativamente apenas 2,7 pontos entre os mais pobres, que recebem um salário mínimo ou menos.


Na divisão por regiões, o prestígio de Lula permaneceu inalterado no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste. Mas sofreu arranhões no Sul e no Sudeste, onde sua taxa de aprovação se reduziu em 11,8 e 8,2 pontos, respectivamente. Leia mais em Eleitores mais escolarizados puxam avaliação de Lula para baixo.


COMENTO EU

É por isso que eu digo sempre

Se você é do PT e é ético, não é inteligente

Se é inteligente e do PT, não é ético

E se você é ético e Inteligente, não é do PT



Joaquim não avisou a Marco Maciel sobre sua saída do Democratas (Blog do Inaldo)


Apesar de esta versão ter sido bastante difundida em Pernambuco, o ex-deputado Joaquim Francisco não teve nenhuma conversa com Marco Maciel sobre seu pedido de desligamento do Partido Democratas.


Foi o que o blog apurou hoje por meio de pessoas próximas a esses dois líderes políticos.


Joaquim esteve de fato com o presidente estadual do partido, Mendonça Filho, e com o deputado federal Roberto Magalhães, aos quais deu ciência de sua decisão, mas nunca se encontrou com Marco Maciel.


Aliás, consta em certas áreas do partido que ele (Joaquim) sempre guardou mágoa do senador por motivos que o próprio (Marco) desconhece.


Sílvio Costa ainda não confirma a filiação ao PTB


Antes de viajar a Brasília na tarde desta terça-feira, o deputado Sílvio Costa (PMN) informou ao blog que não está “100% resolvida” sua filiação ao PTB, embora isso não seja verdade.


Por ter perdido o controle do PMN para Raul Jungmann (PPS), Sílvio Costa deve se filiar a outro partido até o dia 30 deste mês e a opção mais provável é o PTB para ficar na sombra de Armando Monteiro Neto, que deve ser candidato ao Senado e vai liberar alguns prefeitos do seu grupo para completar a eleição do amigo.


Até a tarde desta terça-feira, Sílvio Costa contabilizava o apoio de seis prefeitos, o que lhe daria um suporte – junto com os votos que já tinha anteriormente – de uns 60 mil votos. Ele precisa de mais 40 mil para garantir a reeleição, e garante que conseguirá.


Suas palavras: “O difícil para mim, que sou um homem de classe média e não tenho grupos econômicos me apoiando, era chegar lá. Cheguei, gostei e agora vou demorar a sair”.

0 comentários: