Você lembra seu candidato a senador?

domingo, 16 de agosto de 2009

Texto desse domingo, no Diário de PE

A pouco mais de um ano das eleições de 2010, uma fatia considerável do eleitor de Pernambuco sequer lembra em quem votou para deputado federal e senador da última vez.

Enquanto as crises se acumulam no Senado, parte dos eleitores nãopode cobrar atitudes dos seus candidatos. Foto: Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press.
Ao menos é o que aponta a pesquisa do Vox Populi, encomendada pela Band, realizada entre 31 de julho e 3 de agosto de 2009, em 47 cidades do estado, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Questionados se pensam em votar no mesmo candidato ao Senado da eleição de 2002, 41% não se lembram quem escolheram. Na mesma projeção, 23% pensam em votar no mesmo candidato escolhido há oito anos, enquanto 16% não vão repetir o voto.

O perfil dos entrevistados revela que as mulheres são as mais "esquecidas", já que 48% delas não lembram em quem votaram para o Senado, enquanto entre os homens essa fatia é de 38%. No entanto, o índice de eleitores com a memória eleitoral curta é praticamente o mesmo independente da faixa etária ou escolaridade.

Na disputa para deputado federal, o fenômeno continua em intensidade quase idênticaa do Senado, com o agravante de que as últimas eleições para as vagas na Câmara Federal aconteceram há três anos. Um total de 39% dos entrevistados não sabe em quem votou para o cargo em 2006. Outro grupo de 23% de eleitores informa que pretende repetir o voto para parlamentar, enquanto 19% devem mudar de candidato no próximo ano.

O levantamento revela que as mulheres costumam esquecer mais que os homens os candidatos a deputado de 2006, assim como ocorre na disputa ao Senado. Entre as eleitoras entrevistadas, 43% não se lembram do candidato e entre os homens esse número cai para 34%. O percentual de pessoas que anularam os votos também é baixo para ambos os casos (senador e deputado federal), ou seja, apenas 2% dos eleitores.

Nas eleições de 2010, aqueles com título eleitoral registrado em Pernambuco poderão escolher até dois senadores e um deputado federal. A bancada estadual no Congresso Nacional possui 25 cadeiras de deputado federal e três cadeiras de senador.

O levantamento do Vox Populi procurou atingir uma amostra diversificada de entrevistados, respeitando os indicadores sociais e econômicos de Pernambuco. Um total de 78% dos entrevistados reside em área urbana e 22% na zona rural. Apenas 8% dos entrevistados possuem curso superior, enquanto 27% concluíram o ensino médio e 41% estudaram até a 4ª série do ensino fundamental.

Além das principais cidades de Pernambuco, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina e Caruaru, os questionários também foram aplicados em municípios menores, como Itaíba, Altinho, Jataúba e Solidão. O levantamento encomendado pela emissora foi divulgado nacionalmente pelas afiliadas da Band, incluindo a TV Clube, em Pernambuco.

0 comentários: