Mais sobre pesquisas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Escreve o petralha, achando que tão “podendo”, por conta de uma pesquisa aí:


"Wagner resolveu viajar de novo pra não ter que escrever sobre a pesquisa do Vox populi no jornal da band, foi? Ta com medo da parada que vai enfrentar ano que vem. JARBASta. JAera."

Primeiro que petralha nenhum vai ditar minha agenda. Escrevo sobre o que se me dá na telha. A meus parcos e fiéis leitores, isso tem agradado e a mim basta. Não é meu interesse aqui atender a anseios de cúmplices do lulismo nem de sua gente.

Segundo que não vou enfrentar parada alguma. Não estamos falando aqui de uma pelada contra os meninos do colégio avdersário. Estamos falando da eleição que nos pemritirá dar um giro de 180° ou continuar com o que aí está. Posso perder a eleição, apoiando a candidatura da oposição, mas travarei um bom combate.

Mas eu irei falar sim sobre a pesquisa. Saiu ontem a noite, quando eu estava na estrada entre Recife e BJ. Soube por alto, e apenas hoje acessei os dados. Vejam-nos. Comento logo em seguida

Vox Populi dá 60% a Eduardo Campos e 28% a Jarbas



Pesquisa Vox Populi, divulgada ontem, mostra o governador Eduardo Campos (PSB) bem à frente do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.

Segundo o instituto, o socialista seria reeleito no primeiro turno, com 60% das intenções de voto, contra 28% do peemedebista.

No cenário em que o postulante da oposição é o deputado federal Raul Henry (PMDB), Eduardo também vence, por 70% a 8%.

De acordo com o estudo, no caso de o candidato oposicionista ser o senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, daria Eduardo Campos mais uma vez, com 71% a 4% do tucano.

O levantamento também classifica Eduardo Campos como o segundo governador mais bem avaliado do Brasil - 64% dos entrevistados avaliaram sua gestão como boa/ótima. Ele só ficou atrás de Aécio Neves (PSDB/MG), cujo governo marcou 69% de bom/ótimo. Mil eleitores foram entrevistados no Estado, entre 31 de julho e 3 de agosto. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. (Informações da Folha de Pernambuco - Arthur Cunha)


COMENTO EU
Um dia, uma pesquisa diz que a diferença entre DUDU e Jarbas é 7%. No dia seguinte, outra, diz que é de 32%. Algo há de errado. Alguma está equivocada. Resposta óbvia demais.

Não tive acesso às suas metodologias. Não sei onde foram feitas, como a pergunta lhes era, aos eleitores, apresentada. Mas confesso que os números obtidos quando o candidato apresentado é Sérgio Guerra me faz acreditar que a pesquisa do Vox Populi é fajuta.

E eu não digo isso pelo fato de Marcos Coimbra, dono do instituto que fez a pesquisa ser sobrinho de Collor e amigo de infância de Delúbio Soares não. Também não digo isso pelo fato de o instituto ter errado o resultado em 3 capitais ano passado, não. Longe dem mim...Vejamos.

Eu não voto em Sérgio Guerra. Aliás, votei por falta de melhor opção. Preferia perder um membro midinho a votar em Carlos Wilson. Aí votei no tucano, mas não nutro nenhuma paixão por ele, não. Ainda assim, hei de reconhecer que há milhares de pessoas dispostas a fazer isso. Guerra, fosse candidato a deputado federal, teria estrondosa votação, ou alguém duvida disso?

O senador atua em todo o estado e não há razão para ter um desempenho na pesquisa mais sofrível até que o Deputado Raul Henry, com atuação restrita a poucos municípios da Região Metropolitana, salvo algumas exceções de prefeitos do interior que o apóiam.

Além do que, minha gente, a voz rouca das ruas é uma só: DECEPÇÃO. Os professores estão decepcionados. Os médicos. Os comerciantes. É uma grita em uníssono contra medidas do governo do socialista acionista de Petrobrás.

Acho mesmo que DUDU esteja à frente de Jarbas. Mas aposto um ovo gorado como essa diferença não ultrapassa a casa dos 15%.

0 comentários: