Grande Irmão ficou pra trás- Agora é Net na tomada

quarta-feira, 26 de agosto de 2009


George Orwell escreveu, no remoto ano de 1948, um livro cujo nome é 1984.


Percebam que 84 é o inverso de 48. Foi uma escolha aleatória, apenas para imaginar o mundo futuro e criticar o modelo estatal vigente.

Orwell imaginara, desde então, como seria o mundo (e sua gente) e várias de suas nuances quase meio século depois.

Na verdade, 1984 é uma distopia literária. Dizemos assim pelo caráter surreal, imaginativo da obra.

Para o autor, já em 1984 estaríamos vivendo sob um Estado vigilante, opressor. Onipotente e onisciente. Um BIG BROTHER, na língua do escritor, seria responsável por nos “tocaiar” todo o dia, em todos os lugares

Orwell negou que sua obra fosse uma crítica ao comunismo, estado opressor e repressor. Onipotente e inoperante. Ele, porém, negou.

Bem, falei um pouco de 1984 por ser um livro, como disse, distópico e futurista. Tudo isso apenas pra comentar a mais nova aquisição tecnológica do Brasil.

Não é, leitores meus, que agora temos regulamentada via ANEEL a oferta de Internet via rede elétrica? Já pensou? Pela mesma tomada que sai energia para ligar seu ferro de passar ou sua geladeira, sairão também noticias de todo o mundo, bate-papos com pessoas de diversos lugares, trabalhos, monografias, jornais, revistas, músicas, fotos.

Realmente, Orwell, em seus maiores devaneios, que se mostraram pura realidade, quando escreveu 1984, não imaginou tamanha audácia tecnológica.

0 comentários: