Bombeiros em BJ pedem clemência

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Hoje a pauta é extensa, amigos.


Começar falando do Corpo de Bombeiros de Pernambuco de Belo Jardim.


Há muito ouço dizer que os homens do fogo atuam sob precárias situações. Hoje, recebi de um militar da instituição um e-mail com denúncias acerca das condições em que opera a instituição aqui em nossa cidade. Leiam o que me escreveu essa pessoa (pediu-me anonimato).


“bom dia meu amigo.


Gostaria de informar (denunciar), a situação do corpo de bombeiros de Belo jardim.


Como vc ja sabe os "bombeiros" tem uma obrigação impar, no auxilio à sociedade belo jardinense, principalmente na area de resgate [atendimento pré-hospitalar (ambulância)]. E é por isso que me reporto a quem tem voz ativa junto a sociedade, já que faço parte de um "sistema repressor e sensurador" (sic) que não permite informarmos o que acontence (sic) nos bastidores do militarismo.


A viatura de resgate (ambulância) esta em situação precaria:


A porta esta amarrada com uma corda, pois não fecha. Colocando em risco a vida dos socorristas e das vitimas, pois a mesma sempre se abre nas ocorrências.


Não há iluminação interna para o atendimento. A iluminação é feita atraves de uma "gambiarra" um farolete que é ligado diretamente na bateria, onde sempre causa curto-circuito.”


Grato pela atenção!!!!



Bom. Eu, como sou bem enxerido, liguei na mesma hora pro Comando Geral dos Bombeiros de Pernambuco. Fui, aliás, muitíssimo bem atendido.


Mas a presteza com que me atenderam não foi a mesma na hora de conseguir dados. Tenho de escrever ao órgão pedindo as informações ou fazendo as críticas que julgar necessárias. Isso já foi feito. Amanhã mesmo ponho nos Correios, envio-as. Agora é esperar pra ver se ao menos um retorno receberei.


A mim me parece um absurdo que a quem compita (sim. Este verbo se conjuga) manter os Bombeiros não o faça de forma responsável. Não sei se é da alçada federal ou estadual, nem importa.


Importa sim o fato de serem os Bombeiros a Instituição que mais desfruta de credibilidade junto à população (mais até que a Igreja, e –pasmem- que a família). Segundo pesquisa feita já em 2009, A corporação conta com um grau de confiabilidade de 96,9%, seguida pela Família (95,7%) e pela igreja (90,6%).


É uma pena que ainda tão dispostos, corajosos e destemidos, não recebam as condições para exercerem seu trabalho.


0 comentários: