Pesquisas pro senado agitam bastidores

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Recebi do pessoal do DEM um e-mail com resultados de algumas pesquisas pro senado em vários estados da federação. Vejam os resultados. Comento logo depois de cada uma.


SENADO - MATO GROSSO :
José Riva (PP) 17,09%S
Sérgio Ricardo (PR)13,93%
Slhessarenko (PT) 13,92% (atual senadora)
Antero Paes de Barros (PSDB) (10,17%)
Gilberto Goelner (DEM) 0,94% (atual senador)

Na verdade, Gilberto Goelner era suplente de Jonas Pinheiro, falecido ano passado. Antero já foi senador, mas disputou o governo e perdeu. Está sem mandato. Não conheço os dois líderes da pesquisa


SENADO – MATO GROSSO DO SUL:
Nelson Trad Filho (PMDB) – 34,75%
Delcídio do Amaral (PT) – 26,75% (atual senador)
Dagoberto Nogueira (PDT) – 8 %
Murilo Zauith (DEM) - 1,5%
Valter Pereira (PMDB-MS) - 1,25% (atual senador)

Nelsinho é atual prefeito. Duvido que deixe a cadeira que ocupa pra disputar senado. Se fosse governo, ainda, vá lá. Valter também assumiu senado no lugar de um falecido (Ramez Tebet), e não tem aderência junto à população. Já Murilo, do DEM, é o atual vice-governador, aliado de André Pucinelli que é muito bem avaliado e tem estrutura para crescer mais que qualquer ooutro.


SENADO – PIAUÍ:
Wellington Dias (PT) 29,13%
Mão Santa (PMDB) 15,38% (atual senador)
Freitas Neto (PSDB) 9,25%
Heráclito Fortes (DEM) 8,86% (atual senador)

Wellington é governador e não pode mais se eleger para este cargo. Dou como certa sua eleição pro senado. Mão Santa está em derrocada latente na política local, e sua salvação seria aliar-se ao PT, para fazer dobradinha com o atual governador. Mas pra isso, teria que apoiar o candidato do PT ao governo. Fortes, apesar de toda a mídia que possui, ainda está em baixa nas pesquisas, mas pode se beneficiar do candidato ao governo que apoiará, provavelmente Silvio Mendes, atual prefeito de Teresina


SENADO – SERGIPE:
Albano Franco (PSDB), 34,9%
Jackson Barreto (PMDB), 33,8%
Antonio Valadares (PSB) 31,7% (atual senador)

Sergipe é uma maravilha pra quem gosta de política. Aqui o DEM tem uma senadora, Maria do Carmo Alves, esposa do ex-governador João Alves. Albano é uma incógnita. Ninguém sabe se disputa ao lado dos Alves ou se se alia ao PT, outra vez. Valadares é um Carlos Wilson sergipano. Pula de galho em galho. O governador Déda disputa a reeleição, pelo PT, contra quem naõ se sabe


SENADO - RIO GRANDE DO NORTE:
José Agripino (DEM) – 34,5 % (atual senador
)Garibalde Alves (PMDB) – 34, 5 % (atual senador)
Wilma Farias (PSB) – 22%

Agripino se diz candidato ao governo. Mas tudo indica que se acertará com a senadora Rosalba, também do DEM, e farão chapa juntos, ela pro governo e ele pro senado. Ainda não se têm certeza se Garibaldi apoia pro governo a democrata ou o vice-governador de Vilma. A tendência é que feche com o DEM, já que caso Rosalba seja eleita governadora, o paiu de Gari assumiria 4 anos no senado, já que é suplente dela. Na campanha passada, Gari perdeu pra Vilma o governo, mesmo tendo o apoio de Agripino e todo o DEM. É um dos poucos estados onde a governadora não tem eleição tranquila pro senado, dada a força dos seus opositores. A chance dela é conseguir se aliar a Gari e enfrentarem Agripino juntos, o que não parece ser a vontade do PMDB local.


SENADO – RONDONIA
Raupp (PMDB) 26 % (Atual senador)
Ivo Cassol (PPS) 17 %
José Bianco (DEM) 9,2%
Fatima Cleide (PT) 6% (atual senadora)

Bianco é ex-governador do estado. Aliás, é um dos lugares mais complicados para reunir DEM e PSDB, ex-partido de Cassol, mas que ainda o apoia. Raupp é pernambucano de nascimento, e é o mais próximo ao governo Lula. Até mais que Fátima, do PT.

SENADO – RIO DE JANEIRO
Crivella (PRB)- 39% (atual senador)
Gabeira (PV) - 37%Cesar Maia (DEM)- 35%

Figuras tarimbadas. César Maia é muito escorregadio. Não é carne nem é peixe. É do DEM, mas usa broche com fotos de Stalin. Será, sem dúvida, a mais acirrada disputa ao senado.


SENADO – PARAIBA
Cassio Cunha lima (PSDB ) 23 %
Veneziano (PMDB) 9 %
Efraim Morais (DEM) 5,3%. (atual senador)
Ney Suassuna (PMDB) -5,0%
Roberto Cavalcanti (PRB) – 0,7 % (atual senador)

Pelo acordo antigo entre os Cunha Lima e Efraim, o Democrata disputaria o governo e o tucano, o senado. Contra eles a chapa seria Ricardo Coutinho, do PSB e prefeito de João Pessoa, pro governo e Ney Suassuna do PMDB pro senado, ambos com o apoio de José Maranhão, que continuaria sendo senador por mais 4 anos. Como tudo deu em nada, e o PSDB agora namora o PSB, do atual prefeito de João Pessoa, Efraim deve disputar o senado, em dobradinha com Cássio, ambos apoiando Ricardo Coutinho. É isso mesmo. DEM e PSB juntinhos da Silva. Efraim apoiará aquele que deveria enfrentar a princípio. Isso pra tentar derrubar o PMDB, adversário tanto do PSDB como do DEM, que lancará pro senado Ney Suassuna e pro governo José Maranhão. Maranhão e o PSB na verdade, são aliados no governo, mas possuem projetos diferentes, já que o governador pode disputar a reeleição, e o prefeito tem esse projeto guardado há tempos. Portanto, lá na Paraíba tá tudo invertido agora. Antes era PSDB e DEM contra PSDB e PSB. Agora o PMDB ficou isolado. Aliás, o PMDB daqui é governista


SENADO – AMAZONAS
Eduardo braga (PMDB) 33 %
Arthur Virgilio (PSDB) 20 % (atual senador)
Vanessa Grazziotin (PC do B) 15,7%
Jefferson Praia (PDT) 1,9% (atual senador)

Arthur é um dos senadors com mais destaque na mídia, sem conseguir, no entanto, sucesso nas eleições majoritárias para cargos executivos. Eduardo é o atual governador e não pode se reeleger. Deveria apoiar pro cargo o seu vice, mas este perdeu a eleição pra prefeito sem sequer chegar ao segundo turno. O DEM perdeu seu maior representante, o atual prefeito de Manaus Amazonino Mendes, que está no PTB.

Em breve PERNAMBUCO, SÃO PAULO, RIO GRANDE e SANTA CATARINA

0 comentários: