OFICIAL: greve na educação. OFICIOSO: tem gente que não se emenda

terça-feira, 7 de julho de 2009

Os professores da rede estadual de ensino decidiram deflagrar greve a partir desta segunda-feira (6).
A decisão foi tomada em assembleia realizada, pela manhã, no Intituto Educacional de Pernambuco (IEP), em Santo Amaro, área central do Recife.

A partir de hoje, dia 6 de julho, os professores da Rede Estadual de Educação está em GREVE. A decisão foi anunciada após assembleia pela manhã no bairro de Santo Amaro no Recife.

E o que eles querem?

19,2% de reajuste no Piso Salarial Nacional do Magistério e que o professor de nível médio que trabalha 30 horas semanais passe a ganhar R$ 1.132,40, ao contrário dos atuais R$ 712.

Pra quem nunca me ouviu falar sobre o assunto, lá vai:

Sou radicalmente contra greve em duas áreas: saúde e educação. Logo agora, a 3 dias de reiniciarem-se as aulas dos mais de 300mil alunos da rede.

Claro que podem e devem reivindicar seus direitos. Mas porque essa reivindicação tem que ser de modo a prejudicar os alunos? Ora, todos eles quando prestaram concurso público sabiam que os salários são baixos e as condições mão são das melhores. Ninguém ali entrou desenganado não.

Vamos ver se o governador terá pulso forte para lidar com a situação.

ATUALIZAÇÃO

Aí lá vem o comentário de um desavisado ou desavisada. Ele (a) em vermelho e eu, respondendo, em azul:

Pessoal como vocês podem perceber quando o Wagner não tem argumentos parte para atacar os professores ou qualquer debatedor com o seu cinismo, seu sarcasmo, isto só nos faz sentir muito pena dos alunos que o Wagner tem, pois irão aprender muito sarcasmo e o cinismo que ele tanto manifesta nos debates, neste blog.

Como é que eu não tenho argumentos? E o que foi que eu escrevi no post? Que sou contra a greve porque não gosto dos professores? NÃO, hipócrita. Eu sou contra a greve justamente por pensar nos alunos.

Querer insinuar que o professorado ganhando bem não iria investir mais na sua formação, mostra o tamanho da ignorância do pseudo professor Wagner tem, mostra o quanto ele defende os interesses dos poderosos do Estado e não a população pobre que tanto precisa de uma educação de qualidade a qual não existe com professores ganhando pouco.

E separar o sujeito do verbo com uma vírgula mostra o tamanho da sua ignorância. Ora, as aulas começam em 3 dias. Porque não decretam greve no inicio das férias e sim no final delas? Quer dizer que esses sindicalistas (que de professores têm muito pouco) estão fazendo greve porque se preocupam com os seus alunos? Pra cima de mim não, amigo. Fazem greve pensando em seus bolsos, nas garantias futuras de vida que terão. A última coisa em que pensam é dar aula. Pensassem essas pessoas em seus alunos, não fariam a greve. Protestariam com outros meios, e se fizesse greve fariam no inicio das férias e não no fim.

Em momento algum aqui eu defendi o estado, tampouco seus poderosos. Aliás, se tem algo que não defendo é estado. Sou um liberal, amigo. A população pobre que você fala em seu texto precisa é de AULA e não de GREVE. Quem precisa de greve são os sindicalistas, membros de partidos políticos, que visam ali boa oportunidade para ganharem holofotes.

Tu só és hoje formado porque fosse ensinado pelos professores e hoje tu agradece a eles com esta posição ditadorial e com o seu cinismo, sarcasmo. Os médicos só são médicos porque passaram pelos professores. Cuitado dos alunos que discordarem do Wagner o que eles vão ouvir de sarcasmo não vai ser brincadeira.

E o modo como eu agradeço aos professores que me ensinaram não é esse não. Eu já os agradeci pagando por seus serviços. E pagando bem, diga-se de passagem. Seja diretamente na escola particular ou na pública através de impostos.

Cuitado é do professor que lhe ensinou a argumentar, por que você é muito fraco nesse ponto. Tenho certeza que não foi meu aluno. Não repita tantas vezes uma mesma palavra ao longo de um texto. Fica feio. Isso eu ensino a meus alunos e espero que eles aprendam. Se quiser, eu cobro barato a hora-aula.


9 comentários:

Anônimo disse...

O fato de sabermos que o salário era baixo e as condições para ser professor não ser a das melhores não nos impede de exercemos o nosso direito de greve. Todos sabemos que o professor com um salário bom será ótimo para ele ter uma biblioteca como os médicos e advogados têm, para fazer um curso, participar de seminários, fazer pós-graduação, mestrado e doutorado etc. Como o objetivo da greve é melhorar o salário e as condições de trabalho, conseqüentemente, estamos beneficiando os alunos e não prejudicando como vc Wagner colocou. Quem é contra a greve, é contra os alunos, pois muitos professores ganham tão pouco que não podem comprar um livro quanto mais fazer um mestrado ou doutorado para ser um professor melhor etc. Então o discurso de Wagner é um discurso que beneficia os poderosos e não os alunos pobres, pois os poderosos querem os professores ganhando miseralvemente.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Quer dizer então que quando um médico faz greve isso é bom para os doentes também então, não é mesmo?

Quer dizer que com o aumento salarial, voce vai comprar livros, não é mesmo?

Tá...eu acredito

Anônimo disse...

Pessoal como vocês podem perceber quando o Wagner não tem argumentos parte para atacar os professores ou qualquer debatedor com o seu cinismo, seu sarcasmo, isto só nos faz sentir muito pena dos alunos que o Wagner tem, pois irão aprender muito sarcasmo e o cinismo que ele tanto manifesta nos debates, neste blog. Querer insinuar que o professorado ganhando bem não iria investir mais na sua formação, mostra o tamanho da ignorância do pseudo professor Wagner tem, mostra o quanto ele defende os interesses dos poderosos do Estado e não a população pobre que tanto precisa de uma educação de qualidade a qual não existe com professores ganhando pouco. Tu só és hoje formado porque fosse ensinado pelos professores e hoje tu agradece a eles com esta posição ditadorial e com o seu cinismo, sarcasmo. Os médicos só são médicos porque passaram pelos professores. Cuitado dos alunos que discordarem do Wagner o que eles vão ouvir de sarcasmo não vai ser brincadeira.

Anônimo disse...

Você é contra a greve porque defende os interesses de pessoas poderosas do DEMO, Mendonça, José Mendonça, etc. Como estes cidadãos não querem que os nossos alunos sejam pessoas conscientes, para votarem em pessoas que trabalham para o povo e não para a burguesia pernambucana, aí você é contra a greve, pois sua ideologia é a mesma dos grupos dominantes que querem que os alunos tenham professores ganhando miseralvemente. A palavra hipócrita é muito bem aplicada a você que tem sido muito sarcástico, parabéns vocês se combinam.

Anônimo disse...

Você não tem moral para falar dos meus erros de português visto que tem errado muito no blog e eu não argumentei em cima dos seus erros de português uma vez que considero incorreto esta linha de raciocínio. Entretanto, você hipocritamente, argumentou em cima do erro de português o que é lamentável, pois não estamos debatendo a gramática, mas sim a greve.
Desde de março que estamos negociando com o governo, mas não teve acordo, então foi deflagrada a greve e também os protestos estão sendo feitos, mas você tem ignorado isto, pois não é de interesse dos democratas oferecer uma educação de qualidade ao povo pernambucano, tendo em vista que governaram oito anos e não fizeram absolutamente nada pela educação de Pernambuco. Fazer greve no período de férias é uma idéia fantástica, realmente, vai funcionar Wagner, o governo vai ceder. Seria interessante que todas as categorias do nosso Brasil adotassem a sugestão de Wagner de deflagrarem greve no período das férias.

Anônimo disse...

Quem são os professores que ganham bem aqui no estado de Pernambuco e principalmente os que recebem os seus salários oriundos dos impostos dos contribuintes pernambucanos? Quais os professores pernambucanos que estão ganhando tão bem quanto os professores de países do primeiro mundo, sobretudo, os da rede estadual?

Anônimo disse...

Quem é fraco em argumentar é você pelo fato de desconhecer todo o processo de negociação que via sendo feito pela categoria. Deus me livre ter um professor da tua qualidade, que ao invés de argumentar com seriedade, faz com sarcasmo, cinismo, etc. Como vocês podem ler leitores, o Wagner me atacou do início ao término do ser post, atitude de debatedor fraco que quando não tem argumento parte para o ataque do adversário.

Quando Wagner faz sua argumentação no que eu escrevi, na verdade ele está se desviando do tema proposto o qual é a greve dos professores da rede pública de Pernambuco. Mas os leitores deste blog estão atentos aos argumentos que são ataques pessoais e os que não são e sabem quem está argumentando dentro do tema.

Anônimo disse...

É fato que o salário dos professores é uma miséria, mas o que observa-se é que estas mesmas pessoas que hoje criticam o governo que pga este misero salário, o ano que vem vai está pedindo voto para ele. pessoal vamos parar com tanta hipocrisia.

Juliana disse...

A greve existe, é legítima e contra fatos ñ há argumentos, pois estamos cobrando do governo eduardino o que é nosso por direito:a implatação do Piso Nacional Salarial. Caso vc ñ saiba ainda, este já é lei, mas nosso governador teima em descumprí-la. Se ele ñ cumpre, logo está fora da lei (você sabe o que são consideradas e como são tratadas pessoas de menor poder aquisitivo e prestígio em nossa sociedade, ñ sabe? Desconfio que ele só escapa pq faz uso de um bom paletó e gravatá rsrsrs...).Então, ou ele se adequa a ela, ou responde pelas consequências. Ok, vc diz em seu perfil que se formou em Letras pela UFPE, agora gostaria de saber se vc teria o desplante de perguntar a qualquer um dos professores dessa instituição se eles também entraram lá enganados? Por que será que eles fazem greve? Na sua época eles faziam greve nas férias? Cito apenas aqui a UFPE, porque a considero uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil e acho que as greves em sequência da mesma em nada abalaram sua credibilidade, pois hoje percebo que os meus, os seus, os nossos professores estavam lutando por causas justas.Meu caríssimo colega, a falta de compromisso do governo de Pernambuco com uma educação de qualidade (digo QUALIDADE e não QUANTIDADE!) prejudica bem mais nossos alunos do que o movimento grevista.Para concluir, estava lendo aqui suas respostas com relação a outros leitores do seu blog e pude perceber que você, apesar de recém formado já está precisando de uma atualização, visto que você tenta construir argumentos em cima de questões "gramatiqueiras". Como assim aula de gramática em um blog de assunto geral? Olha o contexto, olha a linguística!Construa argumentos em cima de ideias.Deixe as aulas de grámatica para seus alunos.Criar um blog (lá vc poderia extravasar sua gramática) para eles com conteúdos de suas aulas seria interessante, como eu o fiz.Fica a sugestão...
No mais, tb nasci na década de 80, tb estudei na UFPE, tb trabalho com educação.Agora só lamento que vc, apesar de tão jovem tenha pensamentos tão reacionários.Bom, mas respeito sua opinião mesmo achando que ela não interfere e nem muda nada.Em suma:sua opinião é de ínfima relevância, meu caro.Siga sua luta aí com seus alunos, que nós seguimos aki com os nossos.
"Lutar pelo bom, pelo justo, pelo melhor do mundo".Sabe de quem é a frase? Se não sabe, vá procurar.Se quiser aulas de construção de argumentos em cima de ideias eu tb dou e para colegas de profissão eu tb cobro barato.

Grande abraço,

Profª Juliana