FIQUEI MUITO IMPRESSIONADA COM A RECEPTIVIDADE QUE O EX PREFEITO JOÃO MENDONÇA TEVE HOJE PELOS PROFESSORES NA QUADRA DO COLÉGIO DIOCESANO FOI MUITO EMOCIONANTE
Isso quer dizer que tem gente com saudade de João ou é impressão minha, Rosicleide?
E sobre a greve, o amigo Francisco escreve
Wagner eu lí essa sua matéria sobre greve e quero lhe dizer que o professor só faz greve como último recurso a ser usado. Infelismente nossos governantes só entendem essa linguagem. A greve é sim um recurso que o professor usa quando se esgotam todas as negociações.
Francisco, eu espero que tenha sido mesmo a última instância. Ainda assim, como professor, eu penso nos alunos. Penso no juramento que fiz quando recebi o tal canudo. Aliás, não eram os professores do estado que agitavam bandeirolas com o nome do governador há pouco tempo, em agradecimento pelos Notebooks? Até esqueceram que ele lhes tirou o direito de elegar os gestores, de forma direta.
Até que enfim alguém teve a audácia de se identificar. Gostei muito dos argumentos da leitora JULIANA. Vejam o que ela diz (em vermelho). Eu, em azul:
Até aí eu concordo em gênero e número (pra quem ainda não aprendeu, não há concordância em relação ao grau) com sua opinião, cara Juliana. A lei está em vigor há tempos, e o estado aderiu no ano passado, com toda a pompa e circunstância que a ocasião “política” solicitava. A bem da verdade, a implementação do piso em Pernambuco veio com a eliminação de benefícios que fizeram com que os mais antigos na carreira não vissem com bons olhos a tal implantação. Se há uma lei que o governador não cumpre, ele está prevaricando. Deve responder inclusive criminalmente por isso. Vamos protestar, sim. Mas não deixemos os alunos sem aulas, meus colegas. Eles não são os culpados.
Meu caríssimo colega, a falta de compromisso do governo de Pernambuco com uma educação de qualidade (digo QUALIDADE e não QUANTIDADE!) prejudica bem mais nossos alunos do que o movimento grevista.
Se prejudica mais ou menos não dá pra calcular. Prejudica na mesma proporção, digamos. Então a senhorita corrobora minha visão de que as greves são prejudiciais e me ajuda a desmentir outra leitora, que disse que a greve é benéfica aos alunos.
Para concluir, estava lendo aqui suas respostas com relação a outros leitores do seu blog e pude perceber que você, apesar de recém formado já está precisando de uma atualização, visto que você tenta construir argumentos em cima de questões "gramatiqueiras". Como assim aula de gramática em um blog de assunto geral?
Eu não construo meus argumentos em torno de questões de gramática. Não aqui. Não baseei minhas afirmações em cima disso. Apenas preservo a inculta e bela de modo belo, porém não inculto. Não me atenho a essa questões, mas não pude deixar passar a oportunidade de dar uma cutucada. É meu estilo. Mas aposte que não me atenho jamais a esse aspecto.
Olha o contexto, olha a linguística!Construa argumentos em cima de ideias. Deixe as aulas de grámatica para seus alunos.Criar um blog (lá vc poderia extravasar sua gramática) para eles com conteúdos de suas aulas seria interessante, como eu o fiz.Fica a sugestão...
Se você souber o que eu penso da linguística e dos lingüistas, aí sim a gente iria discutir um bocado de tempo. Eu não me preocupo, como os inertes linguistas, em explicar por que as pessoas falam errado. Eu me preocupo sim em orientá-las a usar melhor a língua, em situações formais, em certos contextos. Posso conhecer sue blog sobre linguagem? Eu também erro aqui. como esse "sue" na linha anterior, que devia ser "seu".
No mais, tb nasci na década de 80, tb estudei na UFPE, tb trabalho com educação.Agora só lamento que vc, apesar de tão jovem tenha pensamentos tão reacionários.Bom, mas respeito sua opinião mesmo achando que ela não interfere e nem muda nada.Em suma:sua opinião é de ínfima relevância, meu caro.Siga sua luta aí com seus alunos, que nós seguimos aki com os nossos.
Não lamente. Eu me formei na UFPE e aprendi a dar aulas. Aprendi a ter certo domínio sobre a gramática e na produção e interpretação de texto. Não aprendi a fazer greve, não aprendi a reclamar da vida, a deixar a barba crescer, usar uma boina e uma camisa com a foto de Che e acampar na frente do Palácio do Governo. Não lamente eu ter um pensamento de não fazer greve e sim de dar aulas. Aposto que dando aula eu sou mais produtivo que fazendo piequete em porta de gabinete.
"Lutar pelo bom, pelo justo, pelo melhor do mundo".Sabe de quem é a frase? Se não sabe, vá procurar.Se quiser aulas de construção de argumentos em cima de ideias eu tb dou e para colegas de profissão eu tb cobro barato.
Sei sim. A frase é de alguém que teve um destino que, definitivamente, não quero pra mim. Voce quer? Sobre as aulas, aceito se você conhecer as teses de schopenhauer sobre construção de argumentos.
Por fim, dizer que acho justíssimo que o professor assim como qualquer profissional lute por melhores condições para ele. Afinal, todos queremos melhores salários, não é? Só naão venha dizer logo a mim que a greve é positiva pros alunos e que a fazem pensando nele. Pra cima de mim não.
3 comentários:
Em nenhum momento eu me lembro de ter dito que a greve é positiva para os alunos, nem que faço greve por eles. Não sou hipócrita. Greve é greve, meu caro colega, com algumas perdas e às vezes tb alguns ganhos. Deixei bem claro aki o real motivo desta bendita greve no comentário anterior. Se para vc a implementação e o cumprimento total da lei do Piso não é motivo suficiente para paralisação das aulas, para mim, já é o bastante. Faça-se ciente de que com o atual governo já estamos em "negociação" desde janeiro de 2009, extrapolando de tal modo todo nosso limite de tolerância . Portanto, a greve atual não explodiu do acaso, não é estranha, nem muito menos surpresa alguma para o governo, assim como ele vem se referindo a esta e divulgando na mídia. Infelizmente, meus alunos da rede estadual irão ficar sem aulas, mas não há outra forma, pois não tenho como fazer da minha profissão um trabalho quase voluntário. Infelizmente tb, vamos ficar sem saber onde e como a verba do FUNDEB destinada a Pernambuco tem sido aplicada, pois o governo estrategicamente adiou sem causa justa a reunião de prestação de conta da mesma, marcada para hj, deixando a ver navios professores, alunos, pais de alunos, enfim toda sociedade pernambucana. Bem, vejo que consegui extrair de vc algo de bom, tendo em vista que vc conseguiu construir argumentos sólidos baseados em ideias, fatos e sem se apegar apenas às questões de gramática.Muito bem! Que bom que não se atém a isso. Perdão. Ledo engano. Eu tinha pensando justamente o contrário.
Outra coisa, não lamento sua posição de não acatar greve, lamento apenas que não compreenda nossos reais motivos para isso e que de certo modo tenha tentado colocar a sociedade local de BJ contra os professores. Lamento mais ainda que vc pense que todos os sindicalistas são pilantras. Antes de mais nada, quero deixar claro que não sou sindicalista, apóio a greve da categoria por considerá-la justa, se assim tb não a fosse eu destemidamente ñ aderiria. Não é por demais lembrar que o maior sindicalista do Brasil tornou-se o maior e melhor presidente deste país e uma das autoridades mais respeitadas mundialmente. Está vendo como nem sempre sindicalismo é sinônimo de pilantragem, vagabundagem e incapacidade como muitos pensam?Agora uma perguntar que não quer calar: onde foi que vc viu isso de que as pessoas mais instruídas do Brasil votam no DEM? Pelo que eu sei a elite intelectual deste país, felizmente ou infelizmente (não sei), é PETISTA.
Não quero saber o que vc pensa a respeito dos linguistas, tb já questionei Saussure e acho que ele pisou feio na bola com relação a questão da "língua ser individual e a linguagem social", mas não vem ao caso.Perda ce tempo. Argumentação, por sua vez, não é só Schopenhauer. Esqueça-o!Vc vai precisar de uma boa dose de leitura que vão além das teses dele, leitura de mundo, principalmente, análise de dados, fatos, senso crítico etc..Aliás, vc já fez isso aki hj e acredito que não precisou recorrer às teses dele. Bem, eu não uso boina, não uso camisa de Che Guevara, nem faço piquete em porta de gabinete e acampamento em frente ao Palácio. Acho feio. Existem outros modos de se atuar fora estes citados por vc. Quer mesmo saber se eu gostaria de ter o mesmo destino da autora da frase? Lógico que não gostaria!Nem eu, nem vc, nem ninguém.Mas, calma! Tb ñ é para tanto.Gostaria de encerrar minhas palavras com um pensamento de Drummond (eu o acho mais inteligente do que gramáticos, linguistas e afins):
“Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação. Difícil é viver a situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer”
Abraço,
Profª Juliana
Juliana, o comentário que eu fiz sobre achar que a greve é positiva não foi aplicado a você e sim a uma anônima que postou antes, entende? Perdo-me se me fiz compreender de forma diferente. EU concordo com todos os motivos pelos quais vocês fazem greve. Não concordo apenas com a greve. Simples? Complicado? Não sei. Defendo o piso. Defendo a reivindicação de direitos. So não defendo a greve em si. Eu sei de todas as mazelas que o governo trouxe. Sei das promessas não cumpridas como ninguém. Vivi o dia a dia da campanha em 2006.
Quanto ao eleitorado do DEM, diminuiu em todos os grupos sociais, faixa etária e similares. Os votos hoje estão concentrados sim nessa faixa que eu cito. Claro que há os eleitores tradicionais do PT, mas este partido teve uma ampliação tamanha de seu eleitorado entre os mais pobres e menos estudados, , depois da eleição de Lula, que fez com que estes se tornassem o maior percentual de seus eleitores e não mais os ricos e intruidos. Depois eu explico melhor isso
Quanto a Lula ser isso aí que você disse, eu prefiro não comentar, parafraseando a Arlete.
E quando falei em Schopenhauer, tentei ser irônico. É que Schopenhauer possui um livro muito usado por políticos sobretudo esquerdistas, chamado “como vencer um debate sem ter razão”. Ensina a usar e abusar de sofismas e afins.
A frase de Drumond é bem mais feliz que a de Olga Benário. Muito obrigado pela audiência e seja bem-vinda, volte sempre e comente sobre o blog por onde passar. O canal está aberto a todos. Se tiver sugestão de pauta, é só mandar pro e-mail que está na foto do blog.
Obrigado
OK1Desta forma estamos "desentendidos" com relação à greve.Já quanto ao Presidente Lula, gostaria de reafirmar minha posição,visto que o considero de fato o melhor presidente que já teve este país, e acrescento mais: o melhor articulista, grande estrategista e um dos melhores atores linguísticos que já vi.
Pode deixar que qualquer coisa eu deixo minhas impressões no seu blog, sempre que eu achar conviniente.
Obrigada pela disponibilidade de resposta e questionamento!
Abraço,
Prof.ª Juliana
Postar um comentário