Minha nota ao governo Coca-Cola

terça-feira, 12 de maio de 2009

Amigos,

esperei o final da enquete para trazer minha opinião sobre o início do governo Coca-Cola.

Antes de tudo, vejam como eu sempre faço a diferenciação entre Marco Coca-Cola e o Governo Marco Coca-Cola. Fiz isso sempre com todos os mandatários.

João Mendonça pra mim é uma figura que transcende a seu papel político. Gosto do João Mendonça pessoa bem mais do que gosto do político João Mendonça. Com aquele, brinco, rio, conto piadas; já com o político, mantenho uma relação dúbia. Votaria nele novamente para prefeito, mas ao mesmo tempo, tenho cá minhas dúvidas se voto nele para deputado. E votaria para prefeito mesmo reconhecendo as falhas (que não foram poucas) de seu governo. Ainda assim, acredito que teve mais êxito do que os antecessores, a despeito dos apoios que cabablou ao longo dos 8 anos na prefeitura.

Com Mendonça Filho sigo a mesma lógica. Tenho nele a personificação do que chamam de “ética e caráter na política”. Votei e votarei nele quantas vezes seja candidato. O que não me impede de enxergar em seus 8 anos de governo estadual algumas falhas pontuais, como o trato com o funcionalismo público.

Fiz essa rápida introdução apenas para esclarecer que as críticas que faço a qualquer pessoa, em termos políticos, não se expandem ao lado pessoal.

Tenho, e trago isso de berço, uma enorme admiração por Marcos Coca-Cola. Meus avós, meu pai, meus tios e primos...todos sempre foram muito próximos a ele. Fui amigo de seus filhos e sobrinhos toda a vida, e enorme foi a alegria de saber que ele seria o candidato do Grupo Mendonça.

Qual não foi minha surpresa quando logo após a eleição, passei a ter dificuldades tremendas de contatar Marco. Para lhe dizer parabéns ou desejar sorte. Enfim.
Marco sumiu.

Esse é primeiro sinal negativo que se pode deduzir maus presságios em relação a um político. Soube que eu não era o único a ter tais dificuldades em vê-lo ou falar com ele.

Acontece que após a vitória e mais ainda após a posse, Marco mudou e não foi exatamente para melhor.

Na prefeitura, tem se dedicado diuturnamente às contas e às ações municipais. Tem muita boa vontade, mas peca pelo excesso. Se bem que dizem que melhor que pecar pela falta em pecar pelo excesso.

A primeira decepção veio quando se viu que pessoas de uma área iriam trabalhar em áreas aonde não tinham ao mais remota aproximação. Professores dirigindo o hospital e a saúde; veterinários na pasta de obras, advogado na educação... O tempo tem mostrado em alguns casos que era puro preconceito, como no caso da educação, onde o advogado Wilsinho tem feito excelente trabalho.
Achávamos que Marco daria o merecido espaço àqueles que o ajudaram na campanha, desde que fossem capacitados para tais funções. Outra decepção foi perceber que alguns dos aliados de primeira hora do prefeito eram pessoas que sequer haviam votado nele, a exemplo de Benício, Bebeto, Maria José...

E tantos que por ele batalharam e suaram a camisa ficaram sem espaço algum, malgrado fossem devidamente capacitados para exercer qualquer função pública, vide o exemplo maior de Dona Maria do Carmo, ex-secretária de educação.

Mas aí vieram alguns resultados, como o fatídico caso das MURIÇOCAS, ou do CENTRO DE INFORMATICA no Santo Antonio, ou da ESCOLA PARA ESPECIAIS que fizeram –me ver que a equipe tem trabalhado e se esforçado dentro de suas limitações.

O problema ainda é que essas limitações são muitas e isso não pode seguir.

A obra na praça dos correios foi uma cagada só. O hospital, gerido por pessoas por quem eu tenho uma amizade inestimável, vai de pior a pior, como a cantiga do grilo.

É por essas e outras que eu tenho que separar o lado administrativo do lado político do prefeito. Porque se por um lado vemos que ele tem trabalhado dentro das inúmeras limitações de sua equipe e também de ordem financeira, por outro lado temo que ver que pouco importa a intenção. O que queremos ver são resultados. Entao não venham com essa de que ele TENTA, ele DESEJA, ele QUER...Eu quero é que ele CONSIGA

A minha maior crítica vem ao lado político, por ver um distanciamento entre o Grupo de Marco e o Grupo de Joao, coisa que só interessa à oposição (quem é oposição, afinal? Nós ou os boca-pretas?). Basta ver a atuação dos vereadores na camara. Valdemir se derrete em elogios a Coca enquanto Gilvandro é quem desce a lenha.

Uma faixa posta ao lado da prefeitura pra mim resume todo o lado político do governo de Coca-Cola. Diz assim:
“PARABENS , PREFEITO, POR TER MORALIZADO A COISA PÚBLICA”

Quer dizer que com Joao Mendonça a coisa pública não era moral, e o Grupo de Marco reconhece e divulga essa fato?
Em síntese:
Acredito piamente que Marco venha a fazer um governo muito bom do ponto de vista ADMINISTRATIVO, e que os resultados tendem a aparecer com o avançar do tempo. Mas do ponto de vista político, já podemos perceber quais são as diretrizes e indiretrizes do governo dele.

Ainda que Marco faça uma administração nota 10, eu iria ponderar isso com o lado político e lhe dar uma nota 8.
Como o lado administrativo vai engatinhando ainda, a nota ao governo, na minha mais que modesta opinião é 6

4 comentários:

Anonymous disse...

Prezado Wagner,
Gostaria de fazer uma observação: O Centro de Informática do Santo Antônio não teve nada relacionado com Marco Coca Cola, pois foi no governo de João e através da Secretaria de Indústria e Comércio, tendo como Secretário Pedro Taboquinha, que se conseguiu aquele TECENTRO, denominado belojardim.com. Inclusive foi feito a placa de inauguração com o nome de João Mendonça e do Sec. com data de 17 de dezembro de 2008, mas como João não teve tempo de fazer a inauguração, então Marco inaugurou, inclusive, ele cometeu um ato que ficou muito chato: Tirou a placa, fez outra e colocou o nome dele como se tivesse sido ele o responsável pelo projeto. Um absurdo, ou seja excesso de vaidade.

DougFunnie disse...

Wagner,
Gostaria de salientar e gerar algumas reflexões de alguns pontos em seu texto :

1 - Dificuldades em falar com o Sr. Marco Coca-cola é notório , mas não impossivel.Assim como no governo de João Mendonça tinha que ir diversas vezes para consegui falar com ele. Assim como o atual secretário de Educação,sua agenda é sempre cheia e não há espaço. A sua secretária sempre volta com a mesma conversa. Volte daqui a uma semana, ele está em reunião.

2 - Quanto as pessoas que não apresentam que assumiram algum cargo sem idoniedade não é de agora. O que falta ainda é um compromisso das pessoas que assumiram o devido cargo se manifestar para a população, esclarendo a situação. E outra, os profissionais da área que ali trabalham, em exemplo do hospital, são eles mesmos que não dão exemplo.O caso que vi é que os enfermeiros estão trabalhando com "havaianas", vão para casa com as "batas" que estão no trabalho. Onde está o conhecimento que estudaram ? O que sugiro é um curso de "melhoria no atendimento" para todas as áreas da prefeitura.

3 - Concordo com você quanto a sua decepção de não-aliados para fazer parte do grupo de trabalho. Contudo, existe toda a regra tem excessão - apenas um dessa sua lista tem competência para exercer a função designada.

4 - Você foi infeliz ao colocar a seguinte frase " A obra na praça dos correios foi uma cagada só". O que vejo como biologo é que as pessoas de tal secretaria não tem conhecimento sobre o assunto. Convido a população a ir a praça dos correios e ver o resultado. A mudança não é favorável ao local que está repleta de vegetação com espinhos. Você deixaria seu filho brincar em um local com esse tipo de planta ? Outra coisa é que esse tipo de vegetação atrai insetos para aquele local, como escorpiões.

5 - Quanto a sáude, em todo o Brasil está cada ve pior. Infelizmente, como disse anteriormente os proprios funcionários não é exemplo de higiene e não trabalha como deveria ser. Cabe ao secretario de saúde realizar visitas , ou consultar a pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto e realmente confirmar o que abordei.

6 - Quanto a faixa, a prefeitura precisa tomar cuidado no que divulga. Até porque existem erros absurdos na faixa que deveriam ser poupados ou consultados pelo menos ao dicionário. Um exemplo é muriçocas ou "moriçocas" como está na faixa ?

Portanto, a fiscalização do trabalho deve ser explícita a população.
Se cabe as pessoas exercerem o seu cargo, que mostre o porquê de assumir tal pasta.
Ao Gestor ainda resta vê com outros olhos os problemas. E hora de deixar o gabinete e partir para ação !

DougFunnie disse...

Favor desconsidere o outro comentário. Acredito que não fui claro. Fiz correções e publico agora.

DougFunnie


Wagner,
Gostaria de salientar e gerar algumas reflexões de alguns pontos em seu texto:

1 - Dificuldades em falar com o Sr. Marco Coca-cola é notório, mas não impossível. Assim como no governo de João Mendonça tinha que ir diversas vezes para consegui falar com ele. Assim como o atual secretário de Educação, sua agenda é sempre cheia e não há espaço. A sua secretária sempre volta com a mesma conversa. Volte daqui a uma semana, ele está em reunião.

2 - Quanto às pessoas que assumiram algum cargo sem idoneidade não é de agora. O que falta ainda é um compromisso das pessoas que assumiram o devido cargo se manifestarem para a população, esclarecendo a situação. E outra, os profissionais da área que ali trabalham, em exemplo do hospital, são eles mesmos que não dão exemplo. O caso que vi é que os enfermeiros estão trabalhando com "havaianas", vão para casa desfilando com as "batas" que estão no trabalho e voltam com ela novamente após o almoço. Outro fato é que existem profissionais que possuem o hábito de fumar e se quer lavam as mãos quando vão aplicar as injeções nos pacientes. Onde está o conhecimento que estudaram? Não serviu de nada o tempo de estudo dessas pessoas. O que sugiro é uma reciclagem. Um curso de "melhoria no atendimento" para todas as áreas da prefeitura e “Boas Práticas” para os funcionários da hospital.

3 - Concordo com você quanto a sua decepção de não-aliados para fazer parte do grupo de trabalho. Contudo, existe toda a regra tem exceção - apenas um dessa sua lista tem competência para exercer a função designada.

4 - Você foi infeliz ao colocar a seguinte frase “A obra na praça dos correios foi uma cagada só". O que vejo como biólogo é que as pessoas de tal secretaria não tem conhecimento sobre o assunto. Convido a população a ir a praça dos correios e ver o resultado. A mudança não é favorável ao local que está repleta de vegetação com espinhos. Você deixaria seu filho brincar em um local com esse tipo de planta ? Outra coisa é que esse tipo de vegetação atrai insetos para aquele local, como escorpiões.

5 - Quanto à saúde, em todo o Brasil está cada vez pior. Infelizmente, como disse anteriormente os próprios funcionários não é exemplo de higiene e não trabalha como deveria ser. Cabe ao secretario de saúde realizar visitas , ou consultar as pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto e realmente confirmar o que abordei.

6 - Quanto a faixa, a prefeitura precisa tomar cuidado no que divulga. Até porque existem erros absurdos na faixa que deveriam ser poupados ou consultados pelo menos ao dicionário. Um exemplo é muriçocas ou "moriçocas" como está na faixa ?

Portanto, a fiscalização do trabalho deve ser explícita a população.
Se cabe as pessoas exercerem o seu cargo, que mostre o porquê de assumir tal pasta.
Ao Gestor ainda resta vê com outros olhos os problemas. E hora de deixar o gabinete e partir para ação !

Anonymous disse...

Pessoal, chega de blá blá blá. Essa cidade, em resumo,parece mesmo um salão de festas... vou a cada ano em Belo Jardim, e parece que as mudanças na política são somente a cadeira do profeito.
Gente, vamo cobrar, protestar, pedir os direitos, criar Ong´s, movimentos paralelos para a busca de recursos, enfim: Política é pra políticos.
Agora me respondam: Como um empresário,não consegue ADMINISTRAR, uma cidade?? Cadê a equipe de "Gestores", cadê as reuniões com o povo? Cadê o espaço e conversas sobre as melhorias na cidade? Cadê o plano de governo? Cadê os vereadores e seus projetos?Pô, a prefeitura da Cidade nem Web Site num tem!!! nunca se sabe o que será feito na cidade!!! mas as festas pros caras aparecerem "bonitos na fita", sempre acontecem.
O que falta é o povo ACORDAR, infelizmente sinto dó de ir nessa cidade visitar meu familiares, pois a cidade não tem NENHUMA ESTRUTURA.
Aí vão falar: "ah mais aqui é interior.. ninguém liga pra internet, asfalto, muriçoca... sempre vivemos assim...", enquanto isso, cidades como Garanhuns crecem em Administração, economia, infra estrutura, e qualidade de vida. Pensem nisso!

Luciano Sales - Uberlândia-MG
email:Lucsales@gmail.com