Os Macaxeiras e as eleição

sábado, 18 de outubro de 2008

Parece que em breve Dona Luza "Macaxeira" Torres vai à Itacaité falar sobre as eleições. Deveria ser hoje, mas nem sei se a Rádio já tem energia pra funcionar. Falo de energia no sentido literal da palavra, já que a CELPE cortou o fornecimento ontem.

Quando rompeu com os Galvãos e veio ser vice de João, em 2000, Valdeci trouxe consigo a vitória ao grupo. Coincidência ou transferência de votos?

Vamos analisar dados em lugar de analisar paixões políticas:

Na eleição de 1994, quando Miguel Arraes foi eleito pro seu terceiro e (graças a Deus) último mandato de governador, em Belo Jardim, Valdeci era prefeito e apoiou a eleição de Cintra para deputado estadual.

Cintra teve 10.748 João teve 10.305 Eduardo Araújo teve 344

Já em 1998, o prefeito era Cecílio Galvão, que, óbvio, apoiou o pai. Mas Valdeci não. Já rompido, Apoiou Bruno Araújo, filho de Eduardo.

João teve 10.403 Cintra teve 10.201 Bruno Araújo teve 983

Veja como
João ganhou 100 votos, Cintra perdeu mais de 500 e o apoio de Valdeci, ex-prefeito duas vezes, deu à família Araújo míseros 640 votos

Prova é que,
em 2002, quando estava no grupo Mendonça já como vice-prefeito de João, Valdeci apoiou Augusto Coutinho, candidato dos Mendonças. E havia um acordo entre os Mendonças e os Araújos para que Bruno não fizesse campanha em Belo Jardim, deixando os votos para Augusto. Em contrapartida, os Mendonças o apoiariam na vizinha Sanharó.

Augusto teve 11.670 votos. Um aumento de cerca de 1300 votos em relação ao que João teve em 98. Votos de Valdeci? Não. O eleitorado de Belo Jardim cresceu. Mendoncinha era vice-governador e empreendimentos estavam vindo para Belo Jardim. Parece mais razoável ser este o motivo do aumento da votação do grupo Mendonça do que a presença de Valdeci.

Cintra teve 13.025 votos. Cerca de 2800 a mais do que teve em 1998. Um bom desempenho, se levarmos em consideração que em 98 ele era deputado e tinha o apoio do governador Arraes e agora não tinha nem mandato nem era aliado de Jarbas.

Bruno teve ainda assim 398 votos em Belo jardim sem fazer campanha. Algo bem parecido do que seu pai teve em 94 e apenas 585 votos a menos do que em 98, quando Valdeci o apoiou.

Essa é a influência dos Torres no eleitorado de Belo Jardim.

A verdade é que muitos se impressionam com o fato de, até este ano, Valdeci não ter perdido eleição apoiando ou disputando. Mas tudo indica que as vitórias dos Galvãos até 1996 se davam pela força de Cintra, aliado do governador Arraes e deputado, chegando a presidir a Assembléia.

E as vitórias dos Mendonças se deram por vários motivos: desgaste da gestão Cecílio (rejeitada até pelos Cintristas), apoio do governo Jarbas, obras trazidas para a cidade, etc.

Nessa eleição de 2008, os Torres arriscaram. Valdeci tentou ao máximo ser discreto e conseguiu. Não foi a eventos, comícios nem caminhadas. Não subiu em palanques.

Já a sua esposa, senhora Luza, foi uma das cabeças da campanha. Articulou todos os passos, rompeu com amigos e até irmãos que ficaram no grupo Mendonça, foi expulsa da Igreja Universal e tantas outras coisas, acreditando no seu poder de decidir eleição e perdeu.

Qual será o destino dos
Torres/Macaxeiras para a eleição de 2010?

13 comentários:

CICERO disse...

Exelente raciocínio o seu Wagner,sem dúvida que esta família sempre esteve ao lado do poder não por merecimento próprio,mas por consequêcia dos fatos,mas foi bom eles terem mudado pra ficar provado que eles não tem voto.

Anonymous disse...

Blog com censura(não falo de agressões pessoais) não vale.Onde está meu comentário sobre seu comentário infeliz sobre Miguel Arraes?
Emidio Cavalcanti

Anonymous disse...

Emidio:não tem votos onde?Lula é o presidente do Brasil,Eduardo Campos,neto de Miguel Arraes,é governador do estado(sua mão é deputada federal e sua prima vereadora eleita) e João da Costa é o prefeito da capital.
Belo Jardim não é o centro do universo.Por sinal,um conterrâneo de vocês acaba de sair de sua segunda derrota.

Anonymous disse...

Emidio:escrevo em anônimo,porque é mais simples que por blogger.
Meu comentário era sobre a maneira desrespeitosa de tratar o ex-governador Miguel Arraes.

CICERO disse...

EMIDIO, A REFERENCIA DE NÃO TER VOTOS FOI A FAMILIA TORRES/MACAXEIRA E NÃO A FAMILIA DE MIGUEL ARRAES, SE É SE VOCÊ ME ENTENDE.

Anonymous disse...

Emídio,não trate a opinião dos outros com pobre ironia.Você tem um blog partidário,desde as eleições para governador.Suponho,então,que por este motivo deva ser um blog de discussão.A discussão pode tomar rumos quentes.É sempre saudável discutir,argumentar.
Claro,que eu tinha entendido o que você queria dizer pontualmente.Acontece que a leitura do seu texto-que você acha que eu não sou capaz de entender como se você fosse Joyce-quer extrapolar a realidade de seu município para o universo.Pedi respeito pela memória de Miguel Arraes,por uma questão de compaixão.Ele tem familiares,amigos,que eventualmente leram seu leviano comentário.Isto pode trazer dor à essas pessoas,se é que você me entende.
Além do mais,Miguel Arraes está,a meu ver além de seu entendimento.A grandeza da vida e do pensamento deste grande brasileiro lhe devem ser desconhecidos.

CICERO disse...

EMIDIO,MAIS UMA VEZ VC SE EQUIVOCOU, NÃO SE VC PRESTOU ATENÇÃO MAS O COMENTÁRIO ACIMA DO SEU NÃO É DO AUTOR DO BLOG, OU SEJA DO WAGNER, E SIM DE UM LEITOR IGUAL A VC.OUTRA COISA, O RESPEITO AS PESSOAS DEVE EXISTIR MAS AS MÁS ADMINISTRAÇÕES DEVEM SEREM LEMBRADAS, INDEPENDENTE DE PARTIDO OU PESSOA,SE JÁ MORREU OU ESTÁ VIVO.SAUDAÇÕES.

Anonymous disse...

Calma lá,Cícero.Este foi o meu primeiro equívoco.
Noto que quem pergunta se eu entendi bem é o mesmo que escreve"devem serem..." para arrepio da nossa língua!

CICERO disse...

EMIDIO,TENHO A HUMILDADE DE RECONHECR QUE NÃO TENHO O MESMO DOMÍNIO DA NOSSA LINGUA FEITO VC,(APESAR DE SER UM HUMILDE PROF. DE HISTÓRIA)O QUE NÃO VEM O CASO,MAS SE VC ATENTAR VAI VER QUE A REF.É, AS ADMINISTRAÇÕES, QUE POR SINAL ESTÁ NO PLURAL,SE SUA OBS. FOI ESTA VOTE A LER O COMENTÁRIO.

Wagner-Rafaell-Peixoto disse...

A opiniao sobre Arraes é minha, Wagner Peixoto, e não de Cícero ou Emidio

Anonymous disse...

Emidio:1)Cicero:vi bem que está no plural.Mesmo assim o verbo ser não acompanha o plural.Permanece no singular.
2)Wagner:Lamento por você.Isto prova uma pessoa no mínimo sem humanidade.

Anonymous disse...

Emidio:O homem público está sujeito ao julgamento público,mesmo que falecido.Choca-me os termos deselegantes.A mesma coisa poderia ser dita de outra forma.É o que acontece com as pessoas civilizadas.
Faça um teste:mostre seu comentário ao deputado José Mendonça.
Apesar de adversários ele e Dr.Arraes eram grandes amigos.O governador na época do falecimento de Dr.Miguel Arraes era Mendonça Filho,ainda interino.Ele e sua esposa tiveram um comportamento exemplar.Já ouvi de Dona Madalena várias vezes este depoimento e o testemunho de sua gratidão.

Anonymous disse...

Emidio:O homem público está sujeito ao julgamento público,mesmo que falecido.Choca-me os termos deselegantes.A mesma coisa poderia ser dita de outra forma.É o que acontece com as pessoas civilizadas.
Faça um teste:mostre seu comentário ao deputado José Mendonça.
Apesar de adversários ele e Dr.Arraes eram grandes amigos.O governador na época do falecimento de Dr.Miguel Arraes era Mendonça Filho,ainda interino.Ele e sua esposa tiveram um comportamento exemplar.Já ouvi de Dona Madalena várias vezes este depoimento e o testemunho de sua gratidão.