A visita do Papa Francisco ao Brasil

terça-feira, 23 de julho de 2013




Tenho ouvido muito MI MI MI de crentes e ateus criticando os gastos com a visita de Papa Francisco ao Brasil.

Vão chupar um prafuso pra ver se vira prego! Francisco é chefe de Estado e tem a mesma premissa que Obama, Elizabeth, Françoise Hollande, Cristina Kischner ou qualquer outro que faria esses mesmos críticos tirarem o chapéu para a conduta brasileira, caso eles viessem ao país.

Reclamam que o país está gastando com Francisco, mas defenderam o asilo político ao terrorista Cesare Batisti.



Eu sou alguém sem crença alguma. Não prego nada, nem a inexistência de algo (como fazem os ateus, que, por isso mesmo, creem em algo: a não existência de Deus).

Ainda assim, demonstrações de fé sempre me caem bem aos olhos. Seja de que religião for (claro, com exceção dos mulçumanos xiitas, que matam, e dos macumbeiros, por motivos que nem vale a pena mencionar).

Digo tudo isso para elogiar o Papa Francisco, a Igreja Católica e todos os seus fiéis pelo mágico espetáculo que proporcionam ao Brasil nesse dia e nos próximos. 

Eu, que pensava que apenas Ivete Sangalo, Michel Teló ou Neymar levariam milhares às ruas, me regozijo de ver os acontecimentos do dia.

Em tempo: não acho que um papa tenha que ser simpático, como João Paulo e Francisco. Bento XVI também teve um papel fundamental na doutrina da instituição. Mas se além de todas as prerrogativas, o cara ainda é um poço de simpatia, melhor ainda né?

1 comentários:

Anônimo disse...



1 -A vinda do papa é custeada pela inscrição da jornada.

2 - Segurança é mais que obrigação do governo, afinal 75% jornada são estrangeiros, logo o governo deve garantir a segurança deles.

3 - TODO PAPA É CHEFE DE ESTADO E DE GOVERNO.
Portanto é dever civil de todo Estado que acolhe o Papa oferecer-lhe a segurança máxima para sua vida, assim como é mesmo dever oferecer a QUALQUER OUTRO que faça visita oficial ao país.

4 - Os Ganhos com a vinda do Papa ao País será em torno de mais de R$ 300 milhões.

5- Não há nenhum investimento do Governo na Jornada. Os Peregrinos que vêm serão acolhidos em Casas de Família, em alguns alojamentos públicos como casas de festa, escolas particulares e escolas estaduais.

Nessas, toda a responsabilidade será da Paróquia que estiver na sua 'coordenação', não havendo nenhuma participação dos órgãos governamentais em limpeza ou manutenção.

6 - O Papa ficará hospedado no Sumaré, que é mantido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

7 -Todos os gastos da Jornada estão sendo custeados pelo próprio Instituto Jornada Mundial da Juventude, por meio de contribuição dos católicos, voluntários e Peregrinos, que pagaram pela inscrição e ainda contribuíram com um Fundo de Solidariedade, que está destinado a colaborar na construção de toda a Jornada.

Logo, não há investimento nem do Município, nem do Estado, menos ainda da instância Federal.

10 - Na verdade, a Jornada está sendo usada como um "evento-teste" para provar que o Rio tem capacidade de receber grandes eventos e grande quantidade de pessoas.

O dinheiro que será gasto pelos governo Federal, Estadual e Municipal com a vinda do Papa ao Brasil para a JMJ RIO 2013 será investido na melhoria da segurança, transporte e infraestrutura. Ao invés de estarem reclamando eles estão "adorando" pelo fato de que isso irá melhorar o transporte do Rio (que é precário), a segurança (como a instalação de UPP'S nas favelas) e o mais importante (para os governos): IRA AUMENTAR A ECONOMIA E O TURISMO tanto no Estado quanto na cidade do Rio de Janeiro. Quantos jovens (não só) irão querer voltar para o Rio de Janeiro? Quanto os jovens não irão gastar na cidade? Por exemplo, uma pesquisa feita disse que DURANTE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE os restaurantes ganham em 5 dias o que eles ganhariam em 5 meses.

A Igreja irá arcar com suas próprias despesas. Até mesmo, a Aquidiocese do Rio contratou 2 mil seguranças particulares que serão pagos com o DINHEIRO DA IGREJA para a segurança dos peregrinos durante a Vigília e a Missa de Envio no Campus Fidei. Além disso, isso é "pouco" pelo que o governo terá que investir com a Copa do Mundo em 2014 e com as Olimpíadas em 2016.

A ‪#‎JMJRio2013‬ não trará gastos para o Rio de Janeiro, mas apenas lucros . Olhemos para todo comércio, infra estrutura, hotelaria, restaurantes, lojas...e muito mais, que serão beneficiados. Assim foi em todos os países por onde passou a Jornada.

ESCLARECENDO EQUÍVOCOS!

Desde já seja bem vindo Santo Padre Papa Francisco!
A casa é sua...literalmente...o povo católico deste país lhe espera de braços abertos.