PSB quer ditar a que horas podemos beber

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Caros, peço licença embora o espaço seja meu para escrever alg que não tem nada a ver com BJ, mas tem com política.
 
Recifenses,

A vereadora Marília Arraes, do PSB, provavelmente em um ímpeto de mostrar serviço e preocupação com índices de violência, apresentou três projetos de lei à casa a qual serve. Antes do assunto em si, queremos frisar nossa total convergência com a preocupação com os índices de violência e acidentes da cidade, bem como nos colocamos em posição de interesse de debate sobre soluções para tais problemas.

PL 128
“Não é permitida a entrada de menores de 18 (dezoito) anos em boates e casas de espetáculos, em nenhum dia ou horário da semana...salvo nas seguintes hipóteses:
quando não comercialize bebidas alcoólicas

É a reinvenção da roda. O ECA (Estatuto da criança e do adolescente) já veta a venda de bebidas a crianças e adolescentes (portanto, menores de dezoito anos), em seu artigo 81. As casas de shows e boates já proíbem a entrada de menores de 18 anos em seu horário de funcionamento.

É de se pensar: se este item do ECA não está sendo plenamente cumprido, e se trata de uma lei de alcance nacional, uma lei municipal mudaria essa realidade? Quão mais prudente e funcional seria cobrar das autoridades competentes (entre as quais os governos aos quais serve a vereadora) o cumprimento de uma lei que já existe!

O artigo fala ainda em outra exceção, que seria “quando disponha de dispositivo de identificação plenamente visível, tipo pulseira ou outro”. Vê-se, portanto, uma flexibilização do que já acontece hoje quando é VETADA a entrada de menores. Para a vereadora, o problema seria resolvido com uma pulseira, uma vez que as casas de show conferem a idade apenas na entrada do jovem, e não no ato da compra da bebida. Com ela, podem entrar. Sem ela, não. Oras! Mas se o jovem não pode entrar, claro que não pode comprar bebida. E se entrou, claro que pode comprar. É lógica pura.

No mesmo PL, no artigo 4°, a vereadora propõem algo que aos olhos de muitos parecerá plausível, que é a proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de qualquer natureza, formal ou informal, a uma distância inferior a 200 (duzentos) metros de hospitais, clínicas, policlínicas, pronto-socorros. A preocupação social com os acidentes causados direta ou indiretamente pelo consumo de álcool desaparece quando se aborda as consequências que tal medida traz para os estabelecimentos comerciais, sobretudo os que agem dentro da mais estrita legalidade.

PL 129
“...aos domingos, todos os bares e similares deverão funcionar somente até as 22 (vinte e duas) horas”.

Para não repetir o argumento do impacto social sobre tais estabelecimentos e seu funcionários (há boates no Recife, como a MKB, que têm no domingo seu dia de maior fluxo de clientes), lembramos agora o destrato que tal medida traz sobre o direito que todos temos de ir e vir e ser senhores de nossas vidas. Detemos, ainda, a contragosto do PSB, a propriedade de nossas ações e decisões. Cidadãos de bem, em dias com suas obrigações e sem dívidas legais para com a sociedade e o estado, não podem ter seu direito a lazer e a ingestão alcoólica, por mais excessiva que seja, tolhido por um estado velhaco como o nosso. Não se dê a ninguém o direito de decidir em que horários e locais poderemos fazer o que bem nos der na telha, dentro, claro, do aparato legal.

O PL mostra ainda uma novidade no controle social, sonho de consumo dessa gente.
Aos domingos, é proibido, fora do horário citado no artigo 1.º desta lei:

“I – manter abertas ou semicerradas as portas do estabelecimento que dêem acesso ao interior do prédio, ainda que este sirva de residência para o responsável ou proprietário”
Como veem, Ainda que você seja dono de um bar, não poderá sequer manter a porta aberta. Só se for para limpar, renovar o estoque, receber carga. Não! O PSB não quer que você abra o seu local de trabalho a não ser que eles permitam! No horário que eles decidam!

O melhor da festa é quando o projeto prevê autorização o funcionamento de boates e casas de espetáculos nos horários citados, desde que cumprida uma série de exigências. Ou seja. Os males causados pelas bebidas consumidas nos bares são menores que os causados por bebidas consumidas em boates. Isso é ‘no-sense’ ou lobby dos donos de casas de shows? Com a palavra...

PL 130
É o melhor. Em seu artigo 1° diz

“...Fica proibido, no Município do Recife, o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas, todos os dias da semana, entre as 18h (dezoito horas) e as 6h (seis horas)...”

Assim, só poderemos beber no horário comercial. Das 8 às 18horas. No trabalho pode ser? Ou tem que ser em casa? Ou então, apenas os desempregados, que, ao menos, como prega Marília, terão como afogar suas mágoas e desditas.

Talvez por inocência, cheguei a pensar que poderíamos beber dentro de estabelecimentos privados. Mas o projeto é claro e esclarece o que são vias públicas:

§1º Consideram-se vias públicas, para efeitos desta Lei, ruas, calçadas, praças, parques, avenidas, pontes, praias, pontos de ônibus, entradas de edifícios e estabelecimentos públicos, privados e comerciais, feiras livres, postos de gasolina, pátios e estacionamentos que tenham ligações com vias públicas e que não sejam cercados.

ADEUS HAPPY HOUR DA SEXTA-FEIRA!

O §2.º é um escândalo. Delega ao governo municipal o direito de escolher em que ocasiões nós poderemos beber:

“Mediante autorização prévia da Prefeitura da Cidade do Recife, será permitida a comercialização e consumo de bebida alcoólica durante eventos realizados pelo poder público ou por particulares, nas vias públicas listadas no parágrafo primeiro, bem como em eventos especiais, períodos festivos e/ou datas comemorativas.”
É isso. Eles decidem agora quais eventos são bons para que bebamos ou não. Como são bonzinhos, devem liberar o carnaval e o Reveillón, né? Afinal, nesses eventos, o índice de violência e acidente cai muito, estou certo? E se você não gostar de Carnaval e preferir beber...sei lá...no dia 2 de setembro, na calçada com uns bons e velhos amigos. Nada feito. O PSB não deixa. Só vai beber nos dias em que eles julguem prudente.

Afinal, o estado recifense sabe muito melhor do que você, cidadão, como cuidar de sua vida!

Ironias a parte, lamentamos profundamente atitude tão reacionária (travestida de progressismo e preocupação social). Recifenses, manifestem-se, pois o próximo asso é proibir a Coca-Cola e o Sucrilhos do café da manhã, afinal, tem muito açúcar, causam diabetes, entopem os hospitais de gente doente e fazem o governo gastar muito com tratamentos.

Digam não a essa fanfarronice! 


ORIGINAL

Caros,

geralmente os temas que eu mais quero que vocês comentem, vocês não o fazem. Sei lá por que diabos isso.

Leiam o link acima. É isso que o PSB tem a nos oferecer.

Em resumo, a vereadora do Recife, marilia Arraes, do PSB, prima do governador, apresentou 3 PL propondo que:

- Proiba-se a venda de bebidas a menos de 18 anos, como se isso já nao fosse!
-Limita às 22horas o horário em que se pode beber aos domingos
- Limita das 18 as 6 o horario em que se pode beber nos dias de semana

Eu tô muito surpreso, nao sei por que, porque vindo deles, nao há de se esperar outra coisa. FASCISMO!!!!!

Sei que a vereadora pretende com isso ajudar a diminuir índices negativos da violência, mas para isso, não é válido adentrar mais ainda nos direito individuais. Não é mesmo!

Comentem aí

9 comentários:

Anônimo disse...

Essa proibição ( quanto a idade ) deveria ser feita pelos pais, mas como hoje os filhos são criados como Deus criou batata, é necessário q se faça uma lei.

Anônimo disse...

Essa proibição ( quanto a idade ) deveria ser feita pelos pais, mas como hoje os filhos são criados como Deus criou batata, é necessário q se faça uma lei.

Anônimo disse...

Essa proibição ( quanto a idade ) deveria ser feita pelos pais, mas como hoje os filhos são criados como Deus criou batata, é necessário q se faça uma lei.

Anônimo disse...

Essa proibição ( quanto a idade ) deveria ser feita pelos pais, mas como hoje os filhos são criados como Deus criou batata, é necessário q se faça uma lei.

Anônimo disse...

Que bom seria se as autoridades não precisasse invadir os direitos individuais das pessoas, mais infelizmente vivemos épocas em que muitas coisas se evoluem com muita rapidez há coisas positivas e outras negativas uma delas é essa questão da bebida, lembro que nos meus tempos de juventude era bem mais bonito e elegante a mulher sentar em uma mesa de bar a convite de um homem para se tomar uma cerveja, hoje tem ambientes na cidade que se ver mais mulheres em rodas de bar do que homens, sei que isso não tem nada a ver com a questão em si, é apenas uma opinião que particularmente vejo negativa decorrente da bebida.
Um agravante sobre a questão em si é jovens que primeiramente inicia os vícios através da bebida, em seguida vem o cigarros e prossegue com outras drogas; os jovens precisam viver as coisas de jovens, estudar, batalhar pelo seu primeiro emprego, fazer rodas de amigos nas praças, paquerar, namorar e claro entre 10:00 e11:00 horas retornar para suas casas, porque todos tem família que os ama e querem ve-los em casa protegidos dos perigos da noite.
Aprovo em 100% a ideia da vereadora, não para se criar lei, porque já existe, apenas que se elabore planos de ação para que a lei funcione de fato, para todos os dias da semana, exceto dias de festa, com intensa fiscalização nos jovens (desobedeceu as autoridades deve tomar as providencias que lhe cabe para cada situação.
O mundo precisa urgentemente de medidas socioeducativas para nossos jovens e esse exemplo deve-se começar nos próprios lares das famílias.
Esse assunto abre um leque muito grande de discussões, mais para resumir quando se tem alguém fazendo uso de bebidas depois das 10:00hs isso não é normal, pode-se ocorrer uma serie de agravantes que é decorrente do uso da bebida;
Sou a favor sim, qualquer pessoas que estiver a noite fora de sua casa que que não seja trabalhando pode se divertir sim, mais em obediência a uma lei que coloque freio. Infelizmente precisa que seja assim,
Esse é um assunto que gosto de debater porque quero o melhor para nossa sociedade,
Com todo respeito as demais opiniões;
Essa é minha opinião.
Obrigada por postar essa matéria,
Os blogueiros precisam postar é esse tipo de matéria, que eleva o leitor a pensar no próximo com algo de valor.
Parabenssss.

MARCOS BARBOSA disse...

È NATURAL QUE GOVERNOS, INDEPENDENTEMENTE DE SER DO PARTIDO A OU B, INTERVENHAM NA VIDA DAS PESSOAS. NÃO SOMOS NÓS QUE DECIDIMOS POR UMA PORÇÃO DE COISAS DO NOSSO COTIDIANO, TUDO COM A FINALIDADE DE DISCIPLINAR PARA NÃO HAVER CONFLITOS NO NOSSO DIA A DIA. COM A FINALIDADE DE AMENIZAR OS GRAVES PROBLEMAS DO TRÂNSITO DA CIDADE DE SÃO PAULO, O GOVERNO TUCANO E ATÉ POUCO TEMPO DEMISTA, UTILIZAM O RODÍZIO DE VEÍCULOS. POR NÃO QUERER INVESTIR EM VIAS MAIS MODERNAS COM INTUITO DE AGILIZAR O FLUXO DOS CARROS, O MAIS CÔMODO E FÁCIL É ESTIPULAR DIA E LOCAL DE ONDE SE DEVE CIRCULAR COM UM AUTOMÓVEL QUE PAGA IPVA PARA SER UTILIZADO POR 12 MESES NO ANO E QUE COM O RODÍZIO O CIDADÃO ACABA PAGANDO PELO IMPOSTO E NÃO TEM O DIREITO DE USAR DOS SEUS BENEFÍCIOS. DA MESAMA FORMA QUE EXISTE A LEI QUE DIZ QUE NÃO PODE BEBER E DIRIGIR PARA EVITAR ACIDENTES, EXISTEM TAMBÉM OUTRAS LEIS PARA SE MINIMIZAR PROBLEMAS DO NOSSO COTIDIANO. INTERVIR APENAS NOS HORÁRIOS DE TOMAR CACHAÇA É BOBAGEM, EU SO BEBO NA MINHA CASA ASSISTINDO AOS JOGOS DO NÁUTICO E SOU MUITO FELIZ.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

pois é. Isos é uma opção sua! nao aceito essa determinação do estado!

Anônimo disse...

EU ACHO QUE NAO PRECISARIA O ESTADO ENTRAR EM NOSSOAS LARES .PARA OBRIGAR ATRAVES DE LEIS O QUE DEVEMOS FAZER COM NOSSOS FILHOS . PRIMEIRAMENTE AS FAMILIAS ESTAO SE DESTITUINDO POR FALTA DE PRESENÇA MATERNA NOS LARES . DEPOIS OS PROPRIOS PAIS ENCHEM SUAS CASA DE BEBIDA PARA SE EMBRIAGAREM E DA MAU EXEMPLOS AS CRIANÇAS QUE PASSAM SUA INFANCIA VENDO E ACHANDO NORMAL . QUANDO NAO,VAO ATE OS BARES ENCHER A CARA E CHEGAR EM CASA EMBRIAGADOS E SEM PACIENCIA COM QUEM ESTA LHE ESPERANDO EM CASA. O QUE QUEREMOS DOS NOSSOS FILHOS SE NAO O EDUCAMOS E NAO IMPOMOS LIMITES.ELES SE ESPELHAM NOS PAIS. E AI?SE DERMOS BONS EXEMPLOS E LIMITES AOS NOSSOS FILHOS NAO PRECISARAO SER PUNIDOS POR NENHUMA LEI.ISSO E O QUE EU ACHO. OBRIGADO.

Observadordepirata disse...

É o FASCISMO se instalando na cara de paisagem do povo brasileiro. Bem feito.