Itamar Franco morre e dá lugar a aliado de DILMA no senado

sábado, 2 de julho de 2011



"Vote em um senador da oposição e ganhe um da situação". Esse poderia ter sido o slogan da campanha de Itamar Franco em 2010, se ele soubesse que morreria tão logo.

Uma grande perda. Itamar foi um grande político. Se não foi presidente brilhante, sem dúvidas foi um senador exemplar no pouco tempo em que lá esteve. Peitou o PT e  não se rendeu a pressões alguma.

Assumirá vaga no senado o ex-presidente do Cruzeiro Zezé errela, do PDT.

Caraca, gente. Podia ter sido Sarney, não era??


Leia mais sobre a morte de Itamar Franco nos sites




GLOBO: Morre o senador e ex-presidente da República Itamar Franco


BAND: Morre o ex-presidente Itamar Franco


R7: Morre aos 81 anos o ex-presidente Itamar Franco 


ESTADÃO: As Mulheres de Itamar


FOLHA DE SP: Presidente Itamar Franco morre aos 81 anos em São Paulo


IG: Morre Itamar Franco, o presidente do Plano Real


DIÁRIO DE PE: Morre o ex-presidente Itamar Franco


PPS (Partido de Itamar):  Morre Itamar Franco, o homem que mudou os rumos do Brasil




A imprensa Internacional também repercurte a morte de Itamar




UNIVISIÓN: Muere ex presidente brasileño Itamar Franco


EL PAÍS: Muere expresidente de Brasil Itamar Franco




Vários Políticos comentaram a morte



EDUARDO CAMPOS (PSB)


“O Brasil perde um homem público que dedicou toda a sua vida a fazer política de maneira decente e com espírito público. Pernambuco se solidariza com a família e os amigos do ex-presidente neste momento de perda”.




ARMANDO MONTEIRO (PTB)


"Era um homem probo, de espírito público, muito importante para o processo de estabilização econômica do Brasil. Passou pela vida pública dando exemplo de probidade, espírito público e patriotismo. Convivemos pouco tempo no Senado, mas ele sempre teve posição de firmeza, sempre esteve muito atento ao debate".


JARBAS VASCONCELOS (PMDB)


"Eu perdi um amigo, uma pessoa pela qual tinha grande respeito e admiração, por sua coerência, sua combatividade. Todas essas características ficaram evidentes nesses poucos meses em que Itamar esteve de volta ao Senado da República. O Brasil perdeu um grande homem público, alguém ao qual o País deve muito. Itamar assumiu a Presidência da República num momento difícil e se comportou com uma decência e uma honradez à toda prova. Foi um gigante. Não apenas assegurou a democracia, mas também legou o Plano Real. Itamar foi um dos pais da atual estabilidade política e econômica desfrutada por todos nós. Nesse momento no qual nem sempre a gente vê o exercício da política de forma positiva, Itamar vai fazer uma falta tremenda. Fica o seu legado, o seu exemplo pra todos nós, mas principalmente para os mais jovens.



Dilma Rousseff, presidente da República


"Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos?


Fernando Collor, senador e ex-presidente


"Sinto muitíssimo a perda de um amigo e grande presidente do nosso país. Itamar foi um companheiro inexcedível durante o período em que militamos juntos na política. Perde o Senado e a vida pública brasileira. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais"


Lula, ex-presidente da República


"Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo. Quando assumiu a Presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política, na economia e no social. No seu governo implementou o Plano Real, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e engajou o governo federal no combate à fome, com o apoio a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, junto ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos"


Michel Temer, vice-presidente da República


"Itamar Franco exerceu os mais altos cargos da República sempre com retidão, dignidade e, acima de tudo, espírito público. Tornou-se, por essas razões, um exemplo para todos os políticos brasileiros. Na fileiras do PMDB, participou da árdua luta pela redemocratização. Trazia em si o espírito das montanhas de MG e representou como poucos seu Estado. Foi prefeito inovador, senador diligente e, quando o país precisou, ousou na área econômica implantado o Plano Real. Por sua obra inatacável, Itamar Franco merece o respeito e o agradecimento de todos brasileiros, do povo mineiro e de sua cidade tão reverenciada, Juiz de Fora"


José Sarney, presidente do Senado


"Um dos maiores brasileiros do seu tempo, tendo exercido uma vida pública com dedicação total ao país, colocando suas qualidade de honradez, dignidade, inteligência e capacidade a serviço das grandes causas nacionais. (...) Pessoalmente, devo acrescentar a esta dolorosa notícia o fato de ter perdido um grande amigo cuja convivência de muitas décadas criou um vínculo de afeição e admiração pela sua personalidade inconfundível e pela firmeza de suas convicções"


Marco Maia, presidente da Câmara


"O caráter nacionalista e empreendedor sempre foi sua marca forte. O ex-presidente Itamar sempre expressou um sentimento de proteção e defesa dos intereses do Brasil em qualquer circunstância. Era um nacionalista nato que sabia ser polêmico, mas, ao mesmo tempo, um construtor de alternativas para enfrentar os principais problemas do país. Amava o Brail como amava o seu povo"


Zezé Perrella, suplente de Itamar no Senado


"Os compromissos do ex-presidente para com Minas e o Brasil são conhecidos por várias gerações de mineiros, e deles todos nós nos orgulhamos. Tive a honra de ter sido indicado pelo meu partido, o PDT, como suplente do senador Itamar nas últimas eleições. Lamentando profundamente as circunstâncias, manifesto a todos os mineiros o meu compromisso de dar o melhor de mim para garantir a continuidade do trabalho do senador Itamar em defesa dos interesses de Minas"




Aécio Neves, senador PSDB-MG


"Itamar se despede de Minas e do Brasil deixando atrás de si um imenso vácuo de saudade e admiração. Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções. Nunca foi omisso e, no exercício da Presidência e do governo, honrou as melhores tradições de Minas sendo implacável na defesa do interesse público. Os mineiros, em toda a sua sabedoria, prestaram a Itamar, sem saber que seria a última, uma homenagem que teve para ele um significado muito especial. Ao levá-lo de volta ao Senado Federal, Minas manifestou a ele todo o seu reconhecimento e respeito e permitiu que ele vivesse um momento de especial importância na sua vida. Nesse poucos meses, iluminou o Senado. Nesse poucos meses, graças aos mineiros, o Brasil se lembrou do valor de Itamar. Para mim pessoalmente trata-se de uma perda irreparável. Mantive com Itamar, ao longo dos últimos 10 anos, uma convivência próxima e amiga. Sou testemunha do seu incansável trabalho por Minas, assim como sou testemunha da sua lealdade. Poucos homens honraram a vida pública com tanta bravura. Ele costumava dizer que tinha por mim um afeto paternal. Me despedi de meu pai no final do ano passado. Me despeço de Itamar agora. E não posso deixar de lamentar, com grande tristeza, profunda e intimamente, como filho e cidadão, as perdas que Minas vem sofrendo"




Antonio Anastasia, governador de Minas


"Uma perda irreparável para Minas Gerais, não só pela sua trajetória política (...), mas em especial pelo seu senso político e público. Um homem que tinha, na realidade, uma vocação inacreditavelmente alta para a política e para fazer o bem. Um homem dedicado, de fato, às grandes causas do seu tempo. Defendeu Minas Gerais de maneira especial, enquanto senador, realizou um belo governo à frente do Estado, e como presidente da República será sempre lembrado como aquele que encerrou o ciclo da inflação como autor do Plano Real. Minas Gerais está em luto, estamos muito tristes com o falecimento do senador Itamar. Pessoalmente, perdi um grande amigo. Durante a campanha de 2010 tive a oportunidade raríssima de viajar Minas Gerais toda, lado a lado com Itamar Franco, aprendendo com ele, com seu ensinamento, sua experiência, com a sua maturidade. Mas, sobretudo, repito: com seu senso de serviço público, com seu senso de bem servir a Minas e ao Brasil. Aproximei-me muito do Senador sob o ponto de vista pessoal, tive nele um grande conselheiro. Itamar Franco deixará, permanentemente, na história de Minas, uma página de serviços prestados e a imagem de um homem dedicado, honesto, trabalhador, e sobretudo, sensível às causas sociais, aos mais simples, aos mais pobres"


Roberto Freire, deputado federal (PPS)


"Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. Com sua firmeza e inteligência, assumiu a Presidência da República num dos momentos mais conturbados pós-ditadura [o impeachment de Fernando Collor] e deu início a uma verdadeira virada nos rumos do país. Foi com Itamar e o Plano Real, lançado em seu governo, que o país se livrou da inflação galopante, começou a se desenvolver e ganhar respeito internacional. O Brasil deve muito a esse grande homem"


Pedro Simon, senador PMDB-RS


"O Itamar era uma pessoa excepcional, baseada em uma atuação que consistia na integridade, na responsabilidade, na austeridade e dignidade. Desafio quem quer que seja a apontar uma vírgula sobre a atuação de Itamar que não tenha respeitado esses princípios.?


Lindberg Farias, senador PT-RJ


"Nós tínhamos feito aquelas passeatas, aquele movimento de 'Fora Collor', e ele teve um papel decisivo naquele momento. Foi dele uma lei que regulamentou as mensalidades escolares. Eu lamento muito essa morte. Ele estava tendo um grande trabalho no Senado. Estava vindo como o melhor senador de oposição. Para quem, como eu, que estive à frente daquela geração dos caras-pintadas, ele teve um papel muito importante, para toda aquela geração"


Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil


"Itamar foi bom para Minas e para o Brasil. Graças à sua luta, a Cemig e Furnas não estão privatizadas. Foi grande na luta contra a ditadura militar. Convivi com ele no Senado, onde tivemos debates duros, porém respeitosos e a favor do que entendíamos ser melhor para o país"


Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo


"O Senador Itamar Franco foi um homem honrado, que assumiu a Presidência da República num período conturbado da política nacional, mas que com sua credibilidade e liderança conquistou estabilidade política e desempenhou papel importante na consolidação da democracia. Itamar foi um grande brasileiro, respeitado por todos, que escreveu seu nome na historia do Pais"


Geraldo Alckmin, governador de São Paulo


"Perdemos um grande brasileiro. Ético, honrado e trabalhador, esses são alguns dos muitos adjetivos para definir sua conduta. Sua honestidade, simplicidade e capacidade de agregar pessoas foram preponderantes para unir o Brasil em um momento delicado. Itamar serviu ao povo sem dele tirar qualquer proveito pessoal. Ele também marcou a história do país como o presidente da República que implantou as bases da estabilidade econômica com o Plano Real. Esta perda nos entristece"


Sérgio Cabral, governador do Rio


"Morre um grande brasileiro. Que deu ao Brasil as estabilidades política e monetária num momento crucial da vida nacional"


Eduardo Paes, prefeito do Rio


"Itamar Franco foi acima de tudo um defensor da democracia. Seja no executivo ou no legislativo, a sua trajetória se confunde com os principais momentos da história política do Brasil nas últimas décadas. Foi o presidente responsável pela mudança do rumo da história econômica do País, com o Plano Real e a conquista da estabilidade. Sua morte é uma grande perda para todos os brasileiros"


Agnelo Queiroz, governador do DF


"Itamar Franco foi uma grande expressão do nosso país. Um patriota nacionalista que cumpriu um papel importantíssimo na nossa história. Ele assumiu a Presidência da República em um momento de grande fragilidade e conduziu o Brasil à estabilidade. A estabilidade econômica foi a grande obra do governo Itamar Franco. O ex-presidente, portanto, deixou a marca dele na história do Brasil e por isso deve ser homenageado por todos os brasileiros"


Agripino Maia, senador e presidente do DEM


"A vida pública do Brasil perde uma de suas melhores referências"


Sérgio Guerra, presidente do PSDB


"A biografia de Itamar Franco atesta a falta que ele vai fazer ao Estado de Minas Gerais, ao Brasil e aos seus familiares. Nos deixa um exemplo de como se pode fazer política pensando no interesse público. O PSDB lamenta sua morte"


Cristovam Buarque, senador PDT-DF


"Itamar deixa 3 marcas fortes como presidente: não tolerou corrupção, recuperou autoestima do Brasil depois do impeachment e fez o Plano Real"


ACM Neto, líder do DEM na Câmara


"Foi um grande brasileiro e sempre será lembrado pela implantação do Plano Real e estabilização do país. Não é só Minas Gerais que perde um senador. Todos nós perdemos um grande brasileiro, um homem público de qualidades irretocáveis, um quadro que vai fazer uma falta imensa à oposição e ao Brasil"


Humberto Costa, líder do PT no Senado


"Em meu nome e em nome da bancada do PT, venho externar profunda tristeza pela morte do senador e ex-presidente Itamar Franco. No Senado, eu e toda a bancada do PT pudemos aprender com a sua experiência e debater com o senadorquestões nacionais importantes. Itamar Franco contribuiu muito para a consolidação da democracia no Brasil e é o grande pai do Plano Real. Mesmo sabendo que em muitos momentos divergimos politicamente, sei que o Brasil hoje fica um pouco mais triste. O País perde um grande quadro político. Senador e líder do PT, Humberto Costa"


Demóstenes Torres, líder do DEM no Senado


"A liderança do Democratas no Senado lamenta a morte do ilustre senador Itamar Franco, que aqui tanto contribuiu para o combate incessante ao totalitarismo, à marcha sobre o Congresso Nacional e ao mandonismo via Medidas Provisórias. Na Chefia do Executivo, o presidente Itamar Franco proporcionou ao Brasil a estabilidade de que o país desfruta ainda hoje na política e na economia, ainda que determinados setores do governo considerem 2003 o marco do descobrimento. Deixa o já saudoso Itamar Franco um legado de honestidade, resistência democrática, esforço, trabalho, resultado, eficiência, respeito. É um exemplo a ser seguido pela atual e futuras gerações, notadamente na política e na administração pública. Em sua homenagem, vamos reforçar a batalha diária por aquilo pelo qual ele tanto propugnava: manter a vigilância para prevenir desmandos, lutar pelo reparo das ilegalidades já cometidas com a devida punição aos responsáveis, legislar sem medo tendo como causa o bem-estar da população e o progresso do Brasil. Nossos sinceros pêsames à Nação por ficar sem figura histórica de tamanho peso, aos familiares pela perda irreparável, aos amigos pela ausência de alguém tão fiel a seus princípios e ao Senado que está órfão de um de seus maiores personagens ao longo de quase dois séculos"


Jorge Viana, senador PT-AC


"Itamar Franco nos deixou uma grande lição: sua devoção pela vida pública e pelo Brasil. Perdemos um político da maior integridade e de carreira singular. Tive o privilégio de conviver conviver com ele como governador e lamento ter sido curta a nossa convivência no Senado. Com sua morte, o Senado fica menor e a política brasileira perde um homem honrado"


Democratas 


“A vida pública do Brasil perde uma de suas melhores referências.


Probidade e espírito público foram as marcas de Itamar Franco.


No governo, determinado, estabeleceu os fundamentos ao Plano Real.


Na oposição, vamos sentir falta de sua coragem, dos seus argumentos e de sua presença, que inspirava respeito.


O Brasil perde um homem decente.”




Fonte: Uol, Globo e Diário de PE

0 comentários: