Hospitais de Pernambuco devem receber mais 158 leitos

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A notícia abaixo foi postada pelo Blog do Jamildo. Vejam como o governo do estado se esforça para aparecer bem na fita. 

Algumas,  poucas, na verdade, a meu ver ele acerta. Essa foi uma dessas ocasiões. Mas, pra não variar, esqueceu Belo Jardim. Pode morrer jurando de pés juntos que nunca me convencerá do contrário: é represália pelo fato de aqui ter tido uma das menores votações. Ganhou por 58% a 40% (enquanto no estado foi 82% a 13%).

Essa não é a primeira vez em que o governo mostra o quanto gosta de Belo jardim. O que é dele, minha gente, tá guardado. 


A Secretaria Estadual de Saúde deve abrir, até o final do ano, 158 leitos de UTI, elevando de 729 para 887 a oferta de terapia intensiva para usuários do SUS em todo o Estado. O investimento será de R$ 12 milhões em obras, mais R$ 3,8 milhões de custeio a cada mês.  A ampliação vai gerar a necessidade de mais de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Com o aumento do número de leitos, dez das 11 regionais de saúde de Pernambuco contarão com esse suporte que, atualmente, só existe na Região Metropolitana do Recife, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Petrolina (hospitais próprios e privados conveniados ao SUS) e Serra Talhada (somente rede privada conveniada). 

“A ampliação da oferta de UTI com qualidade e a interiorização é uma prioridade da gestão. Analisando um estudo da nossa demanda e do tempo médio de permanência atual em um leito, estimamos que essas novas vagas terão capacidade para assistir 711 pacientes por mês, o que impactará profundamente na redução da fila e do tempo de espera por um leito”, explica o secretário Antonio Carlos Figueira. 

Na próxima sexta-feira, será lançado um edital para contratação de 30 leitos de UTI neonatal na Região Metropolitana do Recife. Hospitais privados que tenham disponibilidade de leitos e queiram conveniá-los ao SUS, recebendo uma tabela diferenciada por cada diária de terapia intensiva, podem se candidatar.

Na interiorização da assistência especializada, o secretário informa que este mês começam as obras de construção das UPAs de Especialidades em Caruaru, Garanhuns e Petrolina.       

Serão abertos leitos de UTI nos hospitais Pelópidas Silveira (28), Imip (20), Sílvio Magalhães - Regional de Palmares (20), Waldemiro Ferreira - Regional do Agreste (10), Dom Moura - Regional de Garanhuns (10), Inácio de Sá - Regional de Salgueiro (10), Fernando Bezerra - Regional de Ouricuri (10), João Murilo - Regional de Vitória (10) e Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (10) - desses, apenas último não é da rede própria da SES. 

Limoeiro, hoje, não conta com UTI e passará a ter dez para adultos devido a um contrato que está sendo firmado com a unidade, que receberá pacientes do SUS ainda este mês. Outros municípios, referências regionais de saúde, que passarão a ter esse suporte pela primeira vez são Palmares, Salgueiro, Ouricuri e Vitória.    

Até 2007, Pernambuco contava com um total de 228 leitos de UTI. Atualmente, esse número é de 729 (220% de aumento).

0 comentários: