Dia do amigo

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como devem saber, sou bastante incrédulo em relação a diversos lugares-comuns. Deuses, atitudes politicamente corretas, caráter das pessoas... Talvez, por isso mesmo, também seja bastante avesso a datas. Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, aniversários...Nada disso tem para mim o significado que amiúde tem aos outros.

Soube nas últimas horas que hoje se celebra o dia do amigo. A incredulidade é a mesma, mas o envolvimento é diferente.

Eu verdadeiramente amo meus amigos ou aqueles de quem um dia fui amigo. Ao longo da nossa jornada aqui, amigos aparecem e desaparecem com uma velocidade espantosa. Amizades são solidificadas a passos de tartaruga, e às vezes destruídas a uma velocidade supersônica.

Costumo dizer que amigos são a família que nós mesmos escolhemos...são aqueles de quem, apesar de conhecermos todos os defeitos, gostamos. Bem como são aqueles que conhecem todos nossos defeitos e ainda assim nos acompanham.

O sábio Machado de Assis dizia que "Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz". O que não implica dizer que declarar sua amizade não faça bem. A experiência de fazê-lo mostra o quão bem nos sentimos quando agimos assim. Ser chamado de amigo soa ou não soa bem aos nossos ouvidos, sobretudo quando nos sentimos desprestigiados pelo mundo?

Outro grande sábio, de nome Confúcio e procedência chinesa, disse certa feita que ‎"Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a amizade." A bem da verdade, parece que os obstáculos surgem não para destruir a amizade, e sim para testá-la. O mesmo pensador disse outra vez que "Entre amigos as frequentes censuras afastam a amizade." Com um verdadeiro amigo, não se têm vergonha nem rubor ao falar sobre quaisquer temas ou confessar quaisquer deslizes. E se uma declaração inesperada ou uma atitude fora do script destroem-na, desconfiemos de que não se tratava de uma verdadeira amizade, e antes de lamentarmos o seu fim, deveríamos sentir-nos aliviados.

Completando a contribuição chinesa para essa reflexão, dizem que “difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto." Completo dizendo que mais difícil ainda, algumas vezes, é pedir desculpas pela ofensa praticada.


Sabe aquele pessoa a quem você não vê há anos e mesmo assim, quando a reencontra, você sente como se a tivesse visto à noite anterior? É que, como declarou o gênio Einstein "Pode ser que um dia nos afastemos...Mas, se formos amigos de verdade, A amizade nos reaproxima."

"Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só." A frase de Amir Klink sintetiza bem o modo como nos sentimos quando estamos desacompanhados, mas nos sentimos confortados por uma presença ausente de um afago amigo.

Mário Quintana, poeta gaúcho, também abordou com sua sapiência a amizade e declarou que: "há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos."

Voltaire ficou conhecido por sua filosofia política. Um dos próceres do liberalismo afirmou em ensaio sobre a conduta humana "Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu." Um inimigo declarado é menos perigoso que um amigo falso, verdade? Daqueles, sabemos o que esperar; desses, pensamos saber, porém nos enganamos.

‎O ativista político negro americano Martin Luther King, ponderando sobre o fim de uma batalha, disse "No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos”. E qual não é nossa decepção quando esperamos um conforto amigo que não vem!

A quem tiver um verdadeiro amigo, deixo um...não conselho, que não sou tão pedante, mas uma sugestão pra lá de despretensiosa, apenas funcional: em vez de lhe dizer parabéns, diga-lhe obrigado.

3 comentários:

Dáfia disse...

Muito bom o texto, você como sempre me surpreendendo!!!Muito obrigada pelo texto, sucesso manx!!

Dáfia Lima

natália disse...

pô!!!! gostei do texto, de verdade mesmo!
belas palavras, e muito verdadeiras também.
excelente compilação de famosas citações sobre o verdadeiro significado da palavra amizade.

e, como você bem disse, um amigo é aquele que, apesar de conhecermos seus defeitos, gostamos dele. (tenho em meu ciclo de amizades exemplos disso, não é mesmo?!)

obrigada, meu amigo, por me deixar fazer parte da tua vida! :)

Alfinetes & Bombons disse...

Inspiradoooooooo!

Belo texto, Wagner.