O IPTU de BELO JARDIM

sábado, 16 de abril de 2011

Ainda não havia escrito sobre o famigerado IPTU da Terra das Muriçocas.

O estado (eu uso o significado político do termo- cidade, estado e federação) foi criado para gerir a vida dos seus cidadãos em campos nos quais estes não se sentem capazes de fazê-lo por si só. O estado existe para cuidar, de uma forma geral, da saúde, educação, segurança e de outros itens como esses. Hobbes já falava isso séculos atrás. Era o LEVIATÃ. A mão do estado sobre nossas cabeças. Por ser liberal, eu enxergo o papel do estado menor do que um socialista, por exemplo.

Para que o estado tenha a gestão (e aí pouco importa se é na visão liberal ou socialista), há que ter como se manter. Essa manutenção vem, impreterivelmente, de nós, os cidadãos a serem protegidos pelo estado. Essa manutenção atende pelo nome IMPOSTO.

É com ele que o governo paga seus funcionários e opera escolas, hospitais, polícias, etc, etc, etc.

Portanto, é impraticável que alguém espere ser beneficiado por um serviço público se não cumpre com a contrapartida do IMPOSTO.

Em Belo Jardim não há de ser diferente. Temos de pagar os impostos que os governantes determinem serem pagos. Observem, no entanto, que há de haver uma contrapartida: a prestação de serviços públicos, de preferência, de qualidade.

E é aí que entro na questão do IPTU de Belo Jardim.

Reclamar por reclamar que o valor está alto diz muito pouco. A gasolina também está cara demais, e, via de regra, vamos seguir abastecendo nossos carros. Nenhum vereador, nem Valdemyr, propôs que parássemos de andar de carro.

Parar de pagar o IPTU também não me parece o caminho correto. Se fizemos isso, como depois vamos levantar a voz contra o prefeito e dizer que ele não tem realizado obras públicas na cidade?

O que nos resta, então? Dois caminhos. Um da legalidade e outro da consciência.

O da legalidade diz que há como, através da justiça, obrigarmos a gestão a rever esses valores absurdos que estão sendo cobrados. Aumento de até 200%. Eu acredito muito pouco nesse caminho.

O outro, o da consciência, talvez também não surja efeito, mas sou teimoso.

Marcos Coca-Cola faz um governo que desagrada adversários e aliados. Decepcionou quem votou e quem não votou nele (lembro que mesmo estes pensavam que ele seria um bom prefeito). Não temos hoje em Belo Jardim uma mísera obra de grande porte.

O que foi feito?

 Colocou-se 3 quebra-molas muito escrotos na Ponte Nova e se enfeitou a margem do canal na Central de Abastecimento. O Calçadão foi feito, refeito e desfeito. O Portal da cidade, antes de inaugurado, destruído, por que era feio.

As muriçocas hoje dão ordens em nossas casas. Elas dizem se podemos assistir televisão e a que horas podemos dormir, e se usando ventilador ou não.

O pessoal da Alcântara e Wilson Peças (e também das borracharias) nunca ganhou tanto dinheiro consertando carros que apresentam defeitos depois de serem engolidos pelos buracos da cidade. Lazer vindo do poder público também não há. A não ser um evento mixuruca que está sendo realizado para a Páscoa.

O hospital, em vez de avançar no atendimento às pessoas, avança apenas no uso de tecnologias.

A AEB está sem ninguém que a dirija oficialmente.

Os professores estão em greve (e eu nunca concordo com greves) porque o prefeito descumpriu acordo firmado com a categoria.

A câmara de vereadores desabou e não recebeu, para a reconstrução, um tostão furado do governo municipal.

A grande atração que fazia pessoas de outros lugares virem a Belo jardim, e gastarem, deixou de existir: Jardim Cultural.

É tanta coisa...Aliás, falta tanta coisa que eu nem lembro de citar mais. E o pior é constatar que isso tem acontecido em um momento em que a arrecadação da cidade tem aumentado.

Daí vem esse aumento do IPTU que, apesar de poder ser até legal, não resta menor dúvida de que é imoral, irracional e foge de quaisquer estratégias política que o prefeito pudesse traçar para tentar reaver sua popularidade.

IMPOSTO se paga para que recebamos uma CONTRAPARTIDA. Pagarmos nosso imposto sim, prefeito, e de forma integral. 

Por gentileza, devolva a nós esse dinheiro em forma de obras e de orgulho de ser belojardinense, coisa que, desde que você assumiu, estpa desaparecendo a cada dia.

4 comentários:

Alfinetes & Bombons disse...

ótimo texto, boa análise!

Anônimo disse...

discordo com você quando comparas o aumento do IPTU com o aumento da gasolina... pois com a gasolina, cara ou não, fazemos nossos veículos andar, e vemos ela ( a gasolina)nos beneficiar. Ao contrario do IPTU, que nós pagamos e não vemos nada ser feito com esse dinheiro. Só no ano passado a prefeitura de belo jardim arrecadou mais de 85 milhões de reais, e para onde foi esse dinheirão??? Será que foi para cobrir rombos feitos na máquina pública?? Talvez se explique ai o aumento abusivo de 200% nesse imposto. Tenho certeza que se alguma coisa boa estivesse sendo feita com nosso dinheiro nenhum belo jardinense estaria incomodado de pagar seu IPTU por mais caro que fosse. Se os vereadores vem a público pedir para não pagarmos o imposto, é por quê eles sabem o quê estão fazendo. Me lembro bem Wagner Rafael, quando você fazia campanhas pela cidade e pedia votos para Marcos coca-cola dizendo que ele seria o melhor prefeito, que as idéias dele eram as mesma do seu partido, e que talvez seria até o novo Cintra Galvão, ou o Cintra do grupo mendonça, um personagem aclamado pela população. pois vc tinha razão! realmente são essas idéias que o prefeito está pondo em prática, essa é a ideologia do seu partido.
Concordo com você quando diz que os impostos devem ser pagos, mas também dever ser revertidos em benefícios a população. Pena que isto não está ocorrendo.



espero que você poste este comentário.

Anônimo disse...

O veriador SÓBRIO Giovando Estrela, foi até o prefeito reclamar do iptu falta agora ir até brasilia reclamar com a Dilma sobre a gosolina se ele gosta de aparecer, vá! mais não voto nele nem a pau.

Anônimo disse...

Oxe, mas se ele for a Brasilia falar com a Dilma para baixar o preço da GASOSA...eu voto nele sim!
Eu vou esperar pra ver. Pfu...