Coutinho defende voto distrital misto com lista pré-definida

segunda-feira, 28 de março de 2011



O deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) defendeu ontem (22), na Comissão de Reforma Política da Câmara, o voto distrital misto com lista partidária fechada pré-ordenada. Para o parlamentar pernambucano, essa é forma mais justa de garantir avanços no sistema político brasileiro.

Coutinho argumentou que na atual conjuntura eleitoral o que vale é a estrutura financeira dos candidatos. “Lamentavelmente, a compra de votos é uma realidade. O poder financeiro através da compra de votos tem, entre outros males, feito com que o parlamento brasileiro, federal, estadual ou municipal, perca qualidade”, apontou o democrata.

Para Coutinho, o sistema alemão, que adota o distrital misto, é um ótimo exemplo. Pela proposta, 50% das cadeiras dos parlamentos seriam destinadas aos distritos – onde cada partido indicaria um candidato – e os outros 50% seriam eleitos através da lista partidária, mantendo a proporcionalidade como critério para definir o número de vagas de cada partido.

“É um sistema que reduz consideravelmente a compra de votos, que fortalece os partidos, fazendo-os defenderem bandeiras mais claras e que reforça a militância partidária, o que praticamente acabou no nosso país”, destacou o deputado.

Ao fim de sua fala, Coutinho ainda disse que essa é sua proposta, mas, se ela não for o entendimento da maioria, votará em “qualquer coisa diferente do que está agora, a atual legislação só beneficia o mau político e a compra de votos, e isso tem que acabar”, finalizou o democrata.

0 comentários: