Impressões sobre Jornal A VOZ DO POVO

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

 
O Jornal A VOZ DO POVO, dirigido pelo vereador Valdemyr Cyntra, circula e causa burburinho nas ruas da cidade.

Demorei, mas li, e agora comparto com vocês algumas impressões que tive do periódico:

A primeira impressão que tive é que certo blogueiro da cidade participa da edição do Jornal, haja vista a quantidade de erros na edição. Como disse outro blogueiro, a segunda edição vai vir com metade do espaço só com as erratas. Como professor de língua, deixarei apenas duas dicas:

1ª DICA: SUJEITO é aquele ou aquilo sobre quem se faz referência em uma oração. Portanto, o verbo concorda sempre com ele. É por isso que quando usamos o sujeito plural, o verbo costuma vir com um M no final, se for passado, ou um ÃO, se for futuro. É simples

2ª DICA: O tal do Sujeito nunca pode estar separado do verbo quando colocado ao lado dele. Alguém, por exemplo, escreveria EU, TE AMO ou então EU, VOU PRA CASA? Pois então, não escrevamos também O VEREADOR VALDEMYR CYNTRA, MANDOU PROJETO...

Mas o que realmente interessa é o conteúdo, não é?

Pelo bem ou pelo mal, o vereador volta a ser o foco entre os vereadores da oposição. Conhecem aquela história do “fale mal ou fale bem, mas fale de mim?”.  

Marcou um golaço ao contemplar o anseio de tanta gente que queria ver, ouvir ou ler alguém descendo a lenha no governo municipal. Vale lembrar que no espaço virtual, Newton Senhorinho e eu já nos dedicamos a isso. Mas além de ambos termos diminuído o volume do tiroteio, blogs são ferramentas ainda com alcance pequeno na cidade. Basta ver que meu blog, o segundo mais acessado, tem média de 230 acessos diários. O jornal atingirá por baixo 20mil pessoas.

Agora não dá mais pra ninguém dizer que o vereador não faz oposição ao prefeito Coca-Cola. O jornal veio com artilharia pesada, com fotos de ruas com esgotos a céu aberto, dados financeiros, e o famoso monumento do Santo Antônio.

Outro pecado do jornal é ter contado com fotos de ruas abandonadas, porém algumas já com os problemas solucionados pela prefeitura. Nem o nome das ruas estão nas fotos.

Ao comentar sobre a não eleição de João Mendonça, Valdemyr insiste em colocar a culpa em Mendoncinha e Augusto Coutinho, o que não é verdade. As dobradinhas conseguidas pelos federais do grupo eram quase sempre feitas com candidatos locais nas cidades, o que empatava que eles pudessem levar um estadual de outra cidade.

Enfim. É um jornal com papel de boa qualidade, mas com conteúdo nem tão bom assim. No entanto, cumpre bem com o papel a que se propõe, qual seja de fazer oposição cerrada ao grupo Mendonça. Os eleitores que se identificam com essa posição tendem a se alinhar com o vereador, uma vez que o outro grande oposicionista, Zé Lopes, não é tao oposicionista assim, já que tem o rabo preso.

0 comentários: