Ao contrário do PV de Belo Jardim, o de PE tem vergonha na cara

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Amigos, o vereador do Recife Daniel Coelho foi eleito deputado estadual e, hoje, divulgou carta na qual deixa bem clara sua posição em relação ao governo Eduardo Campos. O de Belo Jardim até hoje não sabe se é carne ou peixe.

“Caros pernambucanos,

Há seis anos fui eleito com muita luta vereador dessa cidade com 5.289 votos. Cheguei a Câmara do Recife num momento que pode nos lembrar o cenário estadual dessas últimas eleições. João Paulo era reeleito prefeito no primeiro turno com esmagadora votação e tinha índices de aprovação próximos aos 80%.

Os desafios eram muitos. Fui eleito com uma votação pouco expressiva e toda pressão do sistema era para que fizéssemos um mandato tradicional, nos aproximando de um governo que tinha um grande apoio popular. Contudo, compreendemos que tendo apoiado outro candidato a prefeito tinhamos o dever moral com a democracia e com o eleitor de permanecer na oposição. Conseguimos consolidar pela primeira vez um bloco de oposição ao PT no Recife. Mesmo sendo um dos mais jovens vereadores da casa e o mais novo da nossa bancada, fui escolhido para ser o líder da oposição nestas condições tão adversas.

Mostramos ao longo de quatro anos na liderança, com o apoio de todos vereadores da bancada, que é possível praticar um novo conceito de oposição, sem raiva ou agressividade. Muito longe do “quanto pior melhor” de tempos passados. De forma propositiva, apontamos erros como o abuso das dispensas de licitação e a falta de sensibilidade ambiental em casos como o do Parque Dona Lindu.

Quando muitos achavam que ser governo, obter vantagens, indicar cargos era a única maneira de garantir votos, nossa bancada em 2008 foi um grande sucesso eleitoral com o aumento de votação da maioria dos membros da oposição.

Num segundo mandato assumimos a presidência da Comissão de Meio Ambiente Transporte e Trânsito, provando que um parlamentar não precisa ser governista para ajudar uma gestão. A frente da comissão, conseguimos trazer importantes debates sobre soluções para o trânsito da cidade, combatemos o abuso aos animais e construímos juntos uma Política Municipal de Meio Ambiente.

Hoje, secretários, vereadores e todos do governo sabem que sempre puderam contar com nosso apoio quando estão em jogo os interesses da sociedade. Nunca precisamos de cargos ou vantagens para fazê-lo. Tenho muito orgulho desse novo formato de política que aqui construímos.

Agora, em 2012 tenho desafios parecidos com os de 6 anos atrás. Chego à ALEPE com um governador reeleito e com grande popularidade. De novo, toda pressão é para a adesão ao governo. Mas digo aqueles que não me conhecem: não tenho cara para me vender. Falam em criar uma Secretaria de Meio Ambiente para acomodar meu partido. Como podem, depois de autorizarem desmatar Suape, querem calar nossa boca com cargos! Não falo pelo partido, mas falo como Deputado Estadual eleito com 47.533 votos: não me vendo por uma secretaria. Nem por uma, nem por dez. Não posso vender a confiança do eleitor.

Quem votou em Daniel Coelho, quem votou em Marina Silva, quem votou no PV, votou querendo uma nova política. Votou na independência de um projeto que repudia a troca de apoio por cargos. Seria uma traição resvalarmos para a vala comum dessa velha política. Vejo no adesismo fisiológico um dos maiores males de nossa frágil democracia. É em nome dessa mesma democracia que vou enfrentar mais uma vez a missão de estar na trincheira da oposição. De forma moderna, elegante, propositiva e independente vamos apoiar o que estiver correto no governo, mas sem barganhar nada por isso. E não nos calaremos sobre aquilo que estiver errado.

Para um bom governo é preciso o contraditório. Sei que podemos ajudar não somente a democracia, mas até ao próprio governador fazendo oposição de forma responsável. Pois, quem denunciará o que tem que ser denunciado? Os puxa-sacos que sempre cercam o poder?

Saio da Câmara Municipal com a sensação de dever cumprido e com muita vontade de continuar provando, a cada gesto, que existe na prática um projeto independente de política sendo construído. Pelo Recife, por Pernambuco, pelo Brasil e acima de tudo pelos interesses da sociedade.

Muito obrigado ao povo do Recife que me confiou dois mandatos de vereador e que este ano nos deu a segunda maior votação para deputado na cidade. Obrigado ao meu Pernambuco pela confiança dada ao nosso trabalho.”

Daniel Coelho


Vereador do Recife e Deputado Estadual eleito pelo Partido Verde

0 comentários: