Eleições 2010- resultado 1

segunda-feira, 4 de outubro de 2010


Amigos, acabou o primeiro turno.

Neste primeiro momento, comparilho com vocês apenas dados e análises mais superficiais dos resultados. Em breve, vamos comentar causas e consequências dos resultados dessa eleição.

Adianto uma coisa: EM BELO JARDIM, NENHUM GRUPO GANHOU NADA.


Talvez o texto fique grande, mas valerá à pena para quem gosta do assunto

ELEIÇÃO NACIONAL

DILMA                         47.224.650 (46,78%)
JOSÉ SERRA               32.977.682 (32,67%)
MARINA SILVA           19.587.240 (19,40%)
PLÍNIO                         884.914 (0,88%)


Serra venceu no ACRE (estado de Marina), São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia  e Roraima. Marina, apenas no DF e Dilma nos outros 18 estados

Em 2006, o presidente Lula teve 48% dos votos, contra 41% de Geraldo Alckmin. Os números atuais de 2010 mostram uma queda nos números dos votos tanto do PT como no PSDB. 


A grande virtuosa nessa campanha foi de Marina Silva, que teve agora 20% praticamente dos votos. O grande derrotado nisso, outra vez, foi o PT, que gritou pra todos ouvirem que a eleição encerraria neste domingo. Erraram, e têm que engolir uma verdade: Só quem ganha em primeiro turno é FHC, amigos.

Se no segundo turno, Serra vai virar, é uma questão difícil de responder. Eu vejo como caminho natural para os Marineiros o voto em José Serra. Afinal, se era pra votar em Dilma e continuar como está aí, por que não votaram logo no primeiro turno, né?

ELEIÇÃO ESTADUAL

EDUARDO CAMPOS             3.450.874 (82,84%)
JARBAS                                   585.724 (14,06%)

Quem se mete a fazer política ou simplesmente comentar está sempre sujeito a acertar e errar. Neste caso, eu errei e feio. Mas por vontade que por indícios, imaginei que Jarbas desse uma levantada no final da campanha e conseguisse chegar aos 25% dos votos, fazendo com que Eduardo ficasse em 70%. Foi uma surra mesmo. 2 milhoes e 800 mil votos de vantagem. No meu modo de ver, Jarbas não merecia isso por tudo que fez pelo estado. Com ele, crescemos e avançamos muito. O resultado é fruto do abandono político ao qual foi submetido, atrelado a um modo de fazer política atropelando os rivais que o governador tem. Não cairei na besteira de julgar se foi ou não merecida a vitória esmagadora. Jarbas tem sue lugar reservado na galeria dos grandes homens públicos de nosso estado

SENADO

ARMANDO MONTEIRO       3.142.930 (39,87%)
HUMBERTO COSTA             3.059.818 (38,82%)
MARCO MACIEL                    934.720 (11,86%)
RAUL JUNGMANN                599.937 (7,61%)

Esse resultado sim me deixou triste, e se alguém quiser “tirar onda” vai perder tempo. Acreditamos na vitória de Marco Maciel enquanto foi possível. Merecimento ele tem de sobra. Capacidade, honradez, bravura e compromisso ético também. A bem da verdade, não sei como alguém deixa de dar um voto a Maciel para votar em  Humberto.
O resultado final derrubou todos os institutos de pesquisa, que apontavam Humberto em primeiro e Armando em segundo. O erro estratégico da campanha do senador foi permitir que o segundo voto dos seus eleitores migrassem para Armando, já que o candidato Raul Jungm,ann foi ignorado praticamente. Tá assim de gente, lideranças e liderados, votando em Maciel e Armando. Como quem já votava em Humberto também votava em Armando, o resultado foi esse aí. Uma pena mesmo. Segue sendo o MARCO DE PERNAMBUCO.

Leia o pronunciamento do Senador:

"A Deus agradeço aceitar, com resignação e humildade, Seus elevados desígnios; e ao povo pernambucano igualmente agradeço o privilégio de, nos últimos quarenta anos, tê-lo representado nos mais altos foros do País - Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados, Governo de Pernambuco, Senado Federal, Ministério da Educação, Casa Civil da Presidência da República e Vice - Presidente da República.

Decidiram os eleitores não renovar o mandato que pleiteei. Isso não significa que deixarei de lutar por seus direitos, propugnar por sua ampliação e combater violações.

Pernambuco e os pernambucanos são a razão de minha total dedicação. Mais do que uma vocação, a vida pública que abracei há quase meio século é um compromisso com o nosso povo e suas instituições.

Não tendo como agradecer pessoalmente a quantos sufragaram o meu nome nestas eleições, transmito o penhor de meu reconhecimento e a expressão de minha gratidão, reafirmando-lhes o compromisso de continuar trilhando o caminho que sempre percorri em defesa da ética na política e do aprimoramento da democracia."

5 comentários:

Anônimo disse...

NÃO WAGNER! ENGANA-SE VOCÊ. EU VOTEI EM MARINA MAS AGORA VOU VOTAR EM DILMA. SE SERRA GANHAR PERNAMBUCO TÁ FRITO! DEUS ME LIVRE!!!!!!

Anônimo disse...

Oh,meu que pena! é quase patético! É bom pro Senador ( com todo respeito pelo MITO) agora aprende a fazer outra coisa, já que tão inteligente é. Ai, que alívio!!!!!

Anônimo disse...

Olha, Wagner, você tira conclusões preciptadas! E que respaldo você tem pra isso? Eu pelo menos votei na Marina no primeiro turno mas agora eu vou votar em Dilma. Ela é o melhor pra Pernambuco. Pernambuco vai se atolar se SERRA ganhar. DILMA é o melhor pra PERNAMBUCO! Eu, heim?

Anônimo disse...

Oxe, Wagner, pensei que tu era mais inteligente. Ora, a tendência era Jarbas descer. Com aquela cara amarrada! Com aquele modo caduco de fazer política...Achei pouco! Pense num cara arrogante! Prepotente! Ultrapassado! Rancoroso! Xô!!!! Já era! Que pena ainda ter aguentá-lo por mais 4 anos.

Anônimo disse...

Wagner, Belo Jardim ganhou, sim. Livrou-se desses dois males!!!! Que alívio!!! Que alívio!!YES! YES!