O que dizem de Marco Maciel

terça-feira, 17 de agosto de 2010


Fernando Henrique Cardoso
“Marco Maciel é um Vice operante, leal, honesto e profissional. Um homem que se pode contar ... Não só lhano e cortês, como o seu espírito e sua extraordinária capacidade de trabalho ... Marco Maciel tem uma virtude rara: é que, sendo um intelectual de qualidade, não deixa que esses atributos ofusquem os outros, a tal ponto que, muitas vezes, nos esquecemos do intelectual para só o percebermos como político.”


Thomas Skidmore
“Marco Maciel é um jovem político que tem por vício o trabalho, e que ajudou a construir a base para a redemocratização do Brasil”.

Roberto Magalhães

“Marco Maciel, quando era governador, enfrentou quatro anos de seca mas conseguiu fazer com que o Estado crescesse 16%”.

Ciro Gomes
“Esse é um mestre, é um homem sério, que tem espírito público, mas que também é conservador”.

Carlos Wilson
“Além da experiência, Marco Maciel é um dos maiores articuladores da política. Ele nunca foi derrotado e é um homem público correto. Você não pode dizer nada contra ele, a não ser questionar seu discurso político e ideológico”.

Miguel Arraes
“O grande problema das oposições em Pernambuco, hoje, é a competência do Governo Estadual. Nós estávamos acostumados a trabalhar com governantes altamente incompetentes e corruptos. Agora, a coisa é um pouco diferente: o governador Marco Maciel é trabalhador e está à altura da velha tradição pernambucana de políticos competentes e honestos”.


Jarbas Passarinho
“Conheci Marco Maciel quando ele, na Câmara dos Deputados, na bancada de Pernambuco, já se distinguia como parlamentar brilhante. (...) Em pouco tempo, Marco Maciel, muito moço, afirmava-se entre nós. (...) Marco Maciel é uma exceção quase singular. Estadista e político é um favorito das urnas”.


Inocêncio Oliveira
“O senador Marco Maciel é o homem talhado para ser Primeiro-Ministro, caso o regime escolhido seja o parlamentarista”.


Antonio Carlos Magalhães
“Eu sempre tive um bom relacionamento com o Vice-Presidente Marco Maciel. Acho que ele é um homem decente, digno. (...) Ele tem um estilo e eu outro. Eu respeito o estilo dele porque ele é um homem decente, honesto e honra o PFL de Pernambuco”.


Geraldo Alckmin
“A qualidade essencial para quem quiser ser Vice é ter espírito de equipe, não de puxar tapete. Pode ser do PSDB ou de outro partido, o importante é que tenha espírito de equipe, de colaboração, de ajudar, de resolver problemas e não de disputa, não de vaidade, não de puxar tapete. Cito o Vice-Presidente Marco Maciel, do PFL, como bom exemplo do vice escolhido fora do ninho tucano”.


Cristovam Buarque

“Sua presença no Senado garantirá mais inteligência, mais conhecimento, mais sabedoria política, mais cultura, mais esperança. Presença que abrirá os melhores caminhos para atender à população brasileira, que merece uma qualidade de vida melhor”.


Tião Viana
“A sua postura de sempre se colocar a favor da defesa intransigente dos princípios e ideais democráticos fazem com que reconheçamos em Vossa Excelência a figura de um magistrado, que não hesita em subjugar os interesses partidários às grandes questões nacionais”.


Oscar Niemeyer
“Marco Maciel é um homem honestíssimo. Merece participar de tudo que se passa neste país”.


Maurício Botelho

“No momento em que Vossa Excelência está se afastando da posição de vice-presidente da República, gostaria de agradecer o apoio continuado com que sempre nos distinguiu em diversas situações, bem como a sua presença nos momentos necessários. Vossa Excelência prestigiou-nos em eventos de relevância para a Embraer, como o roll-out do BEM-145 AEW&C SA e o AL-X, nossos aviões de supervisão aérea, e o roll-out do Embraer 170. Distinguiu-nos, também, com o suporte de nossas operações, notadamente na China, onde Vossa Excelência foi o nosso patrono. Ao assinarmos recentemente os nossos documentos de associação pública naquele país, para que produzam os nossos aviões, lembramo-nos da sua atuação para a realização concreta dos propósitos de busca de parcerias bilaterais e para o desenvolvimento daquele novo mercado”.


João Paulo Cunha

“Pernambuco sempre tem muita importância na política nacional. Tem o ex-vice-presidente Marco Maciel, que voltará ao Senado. É uma pessoa que eu respeito muito, aliás é um quadro da política brasileira que merece uma referência especial”.


Aécio Neves

“Algumas figuras políticas, pela sua representatividade, pela sua liderança, pela sua respeitabilidade, ultrapassam e muito as fronteiras do seu próprio Estado. Marco Maciel é uma dessas figuras. Ao longo de toda sua vida, ele se transformou numa referência de serenidade, mas sobretudo em busca de avanço para este país. Eu tive a oportunidade de, ao longo de minha vida, com ele conviver. Desde o Ministério da Educação, passando pela Vice-Presidência da República, ou no próprio Senado. E se nós pudéssemos sintetizar hoje e resumir numa só figura a serenidade, respeitabilidade e ética, esta figura seria o senador Marco Maciel”.


José Carlos Aleluia
“Com a altivez e a elegância que teve no exercício do cargo e, inúmeras vezes, da Presidência, Marco Maciel provou que o vice pode ser essencial ao Governo e para o país”.


João Cabral de Melo Neto

"Marco Maciel é o político mais completo do Brasil. É um homem que passou por todas as atividades políticas, começando como líder estudantil, depois deputado estadual e, sucessivamente, deputado federal, quando chegou ainda muito jovem à presidência da Câmara, governador de Pernambuco, senador e ministro da Educação e da Casa Civil. Ele desenvolveu sempre uma atividade política da maior dignidade, é um homem politicamente civilizado."


Pedro Simon

“Marco Maciel é uma pessoa de quem se pode discordar, mas, que se tem de respeitar pelo seu trabalho e competência. Tive a oportunidade de acompanhá-lo numa das horas mais importantes da história deste país, que foi exatamente quando, num esforço muito grande, se criou a Nova República ... Ele teve a coragem de assumir essa luta, de enfrentar esse desafio e partir para aquilo que depois se transformou numa vitória ... inclusive nos números, mas, que no começo, era uma interrogação de conseqüências até imprevisíveis. Dali resultou a saída do regime militar, do regime do arbítrio, e entramos no regime democrático pela forma pacífica, numa transição que, graças a Deus, e para surpresa de muitos, se deu sem violência, sem derramamento de sangue, mas unicamente pela inteligência e competência dele ... junto a um grupo de homens. Quem olha o seu estilho elegante de fazer política, porque é um diplomata por excelência; quem ouve os seus pronunciamentos; quem ouve a sua maneira de dialogar, conclui que ele tem tudo para ser um presidente, um primeiro-ministro, um parlamentar do regime parlamentarista ... Mas ele tem um grave defeito, do qual acredito que dificilmente irá se curar: ser presidencialista...”


Ulysses Guimarães

“Só depois que conheci Marco Maciel é que pude entender porque nós nunca conseguíamos derrotar o governo no Congresso.”


Jarbas Vasconcelos

“Mesmo quando situados em posições políticas opostas sempre admirei em Marco Maciel a rigorosa fidelidade aos seus princípios e idéias. Exemplo marcante dessa coerência é a defesa firme e intransigente que faz da manutenção do sistema presidencialista de governo que, segundo ele, deve ser aperfeiçoado por ampla reforma político-partidária. Tendo exercido cargos da maior relevância no Congresso Nacional, inclusive o de presidente da Câmara dos Deputados, certamente no regime de gabinete teria seu nome cogitado para a chefia do governo. Resistiu à tentação não se travestindo de parlamentarista na busca pragmática do proveito próprio, atitude tão comum no País”.


Gilberto Freyre

“... Um homem público e, ao mesmo tempo, intelectual, brasileiro, desde o seu madrugar de jovem refletidamente preocupado com os destinos nacionais. Notável pelo seu senso de responsabilidade cívica, o atual ministro da Educação, Marco Antônio de Oliveira Maciel, uma alta vocação de educador, diferente dos convencionalmente apenas pedagógicos”.


João Calmon

“Graças ao dinamismo e dedicação de Marco Maciel foi possível, finalmente o cumprimento da chamada Emenda Calmon que aumentou substancialmente os recursos para a Educação. (...) O senador Marco Maciel é um dos mais extraordinários homens públicos deste país. Acompanhei de perto sua atuação, em Brasília, tanto como ministro da Educação como ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República. Nunca vi, ao longo de minha vida - e eu já tenho 73 anos - alguém tão empolgado pelo trabalho, atuando tão apaixonadamente nas áreas que lhe são confiadas”.


Carlos Castelo Branco

“O senador Marco Maciel tem se dedicado a organizar um partido político com base em idéias e na análise da maneira como elas operam e podem operar sobre a realidade. Com intimidade com a doutrina política, especialmente com o pensamento liberal, e com uma completa visão histórica do processo político brasileiro desde a Independência, Maciel tenta fazer o que até aqui, nos 67 anos de Império e nos 100 anos de República, não se fez: um partido político que queira ser partido antes de ser governo”.


Millôr Fernandes

"Marco Maciel como Vice - sem dúvida alguma um grande Vice". "Que coisa bonita é um lápis. A função já conduz ao formato, esguio, delicado, uma espécie de Marco Maciel"

1 comentários:

Anônimo disse...

Sim e daí? Pra que tanto tre-lê-lê?
Todo mundo sabe disso. Agora meu, já deu o que tinha de dá!!! Pernambuco precisa inovar. Com todo respeito!
Só faltou a opinião do Papa!!! Pfu!!