No debate online Folha/UOL, Serra foi o melhor

quinta-feira, 19 de agosto de 2010



José Serra mostrou hoje mais uma vez porque é o mais preparado e seguro para comandar o Brasil daqui a quatro meses, quando Lula deixar a Presidência da República. Essa também foi a opinião dos leitores da Folha após o debate. Em enquete* realizada pelo Portal, a maioria afirmou que Serra foi melhor que seus adversários.

Serra desafiou a adversária do PT em diversos momentos do debate promovido pelo portal UOL no TUCA (teatro da PUC) em São Paulo, em assuntos como impostos, fim da inflação, ensino técnico, saúde, fraudes no Enem, educação, estradas, aparelhamento do Estado ou avanço da banda larga.

Sobre o Enem, Dilma não conseguiu responder ao Serra, limitando-se a defender a gráfica que vazou os dados dos estudantes. Sobre urbanização de favelas, Serra disse que no Brasil vai fazer como fez em São Paulo, nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis, que em pouco tempo saltaram de patamar e tem muito mais moradias dignas, infra-estrutura e cidadania. Ao falar sobre o muito falado e pouco executado Minha Casa, Minha Vida, Dilma abriu a espaço para Serra enfatizar que os mais pobres não foram atendidos pelo programa, sobretudo os que ganham até três salários mínimos, que representam 0,3% dos contemplados. Serra – e a candidata do PV, Marina Silva - ainda observaram que as poucas casas do programa não possuem obras de saneamento e infra-estrutura.

Ao final, Serra chamou a atenção: “A Dilma também não respondeu por que o governo que diz coordenar aumentou os impostos federais para o saneamento e a energia elétrica”. O candidato da coligação “O Brasil Pode Mais” afirmou ser absurdo a petista considerar a carga tributária cobrada no Brasil baixa. “A Dilma acha que o Brasil não cobra muito imposto. Eu vou abaixar o imposto do saneamento e da luz, que eles aumentaram”, salientou. Serra lembrou que o nosso país é o que mais cobra imposto no mundo e o que menos investe de volta no povo. “É muito estranha essa combinação. O Brasil é o campeão dos impostos mais elevados do mundo e o penúltimo em investimento entres os países em desenvolvimento”, criticou.

“O Governo da Dilma retirou, da área do saneamento, R$ 2 bi por ano em impostos, o que é desastroso para o Brasil e conspira contra a nossa infra-estrutura”. Quando a Dilma perguntou por que José Serra não baixou impostos na última crise econômica mundial, Serra contestou de imediato: “Baixei impostos, sim. Só por causa do ICMS que baixamos, garantimos mais um milhão de empregos em São Paulo”.

Sobre pedágios das estradas em São Paulo, José Serra mencionou a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes que mostra que 75% dos usuários as classificam como ótimas ou boas - enquanto não chega a 30% o percentual das pessoas que aprovam as estradas federais que estão sob a responsabilidade do governo do PT. Há estradas pedagiadas no Brasil todo e muitas delas são ruins; o que as pessoas não suportam mesmo é pagar impostos ou tarifas para circular em estradas esburacadas, sem acostamento, sem sinalização, sem equipes de socorro, eternamente em obras etc. Isso sim sai caro.

Um dos pontos altos do debate ocorreu quando a candidata do PT finalmente reconheceu que a estabilidade econômica do Brasil existe graças ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. FHC, aliás, foi quem criou os programas que, unidos, deram origem ao Bolsa-Família, que Lula ampliou e o Serra vai duplicar, como ele fez questão de reiterar no debate do UOL.

“É importante reconhecer que o Fernando Henrique e o Itamar acabaram com a inflação”, destacou José Serra, candidato da coligação “O Brasil Pode Mais”. “Eu vou duplicar o Bolsa-Família e garantir mais uma Bolsa para quem estudar nas escolas técnica que vamos espalhar pelo Brasil, assim como fizemos em São Paulo, onde teremos neste ano 100 mil novas vagas para o ensino profissionalizante”, acrescentou.

Quando Dilma questionou uma ação do DEM referente ao Prouni - que, aliás, foi condenado inicialmente pela UNE, por ser uma forma de subsídio a instituições privadas - Serra foi enfático: "Foi uma questão de inconstitucionalidade de um aspecto. Não tem a ver nem com a minha posição, nem do meu partido, nem com "acabar com o Prouni". Se tivesse, Dilma, você estaria contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (o PT entrou com ação contra [a LRF]). O FUNDEF, que era basicamente para dar mais dinheiro para a Educação no Nordeste, o PT votou contra. O PT entrou no Tribunal para acabar com as OSS [Organizações Sociais de Saúde] em São Paulo e no Brasil - o que significaria acabar no Rio de Janeiro, na Bahia do governo do PT, em Pernambuco, etc. O que o PT já aprontou em matéria de "quanto pior, melhor" no Brasil não está escrito. Votou contra e expulsou os deputados que votaram a favor Tancredo no Colégio Eleitoral. Na Constituição, teve até discurso contra o texto final. Você disse que a inflação de 12% em 2002 estava "fora de controle", mas a inflação era de 5.000 % ao mês qaundo Fernando Henrique e o Itamar acabaram com ela - mas o PT votou contra o Plano Real".

Dilma não teve como responder convincentemente quando foi questionada a respeito dos aeroportos – o maior problema do Brasil para a Copa de 2014, segundo o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira, e evidente para qualquer um que tenha precisado de um aeroporto brasileiro nos últimos anos. Quando o assunto foi o avanço da banda larga para conexões de internet, Dilma mostrou seu desconhecimento.

José Serra assegurou que, eleito presidente, vai “turbinar” esse avanço como fez em São Paulo, porque o Brasil está bem atrasado. E reiterou suas críticas ao aparelhamento do Estado. “Basta ver o aconteceu nos Correios e quando houve a espionagem no vice-presidente do PSDB”, lembrou. “Comigo no Governo isso não vai acontecer”.

Serra já teve quase 80 milhões de votos ao longo de sua vida pública. Foi ministro da Saúde, prefeito e governador, deputado constitutinte, senador e Secretário de Planejamento do estado. Quem o conhece – e a maioria do povo brasileiro já sabe quem é José Serra – sabe que seu compromisso é com o resultado, com o benefício verdadeiro da população, não com o apetite dos aliados.

3 comentários:

Anônimo disse...

meu amigo, vc é um bajulador de serra e dos mendonças. o serra partiu para o ataque, pois sabe que está perdido.é lapada pra presidente, pra governador e abram os olhos que armando tá chegando.tú é um homem do pé frio.

Anônimo disse...

O camarada é tão bom que está cada vez mais na liderança das pesquisas.

Anônimo disse...

Serra tá serrado!!!!