Belo Jardim se prepara para realizar mais uma campanha de combate a catarata

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Do JC Online Núcleo SJCC/Caruaru

O município de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, sedia um novo projeto de diagnóstico e combate à catarata e ao Pterígio, mais conhecido como carnosidade no olho.

As ações, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), consistem em transformar a cidade em um polo de atendimento aos pacientes de Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una.

De acordo com Maurílio Cavalcante, diretor do Hospital-Referência Júlio Alves de Lira, a expansão do atendimento surgiu da demanda das outras cidades.

“Quando a gente fazia a campanha aqui em Belo Jardim, sempre vinha gente dos outros municípios para poder participar. Então, fizemos um projeto, mandamos para a Fundação e eles aceitaram”, adiantou.

Para os pacientes das cidades vizinhas, o polo vai realizar somente intervenções cirúrgicas. As fases de triagem e marcação vão acontecer no município de origem de cada paciente.

Entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, Belo Jardim será contemplado com a 3ª Campanha de Combate à Catarata, quando devem ser realizadas cerca de 30 cirurgias por dia.

Desde novembro do ano passado, mais de 350 cirurgias gratuitas já foram realizadas através desta parceria entre a Fundação Altino Ventura e a Prefeitura de Belo Jardim.

0 comentários: