Energia mais barata

terça-feira, 27 de abril de 2010

Os consumidores pernambucanos vão pagar menos pela energia elétrica.A reunião pública da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de - 8,70% no valor da tarifa. O desconto começa a vigorar no próximo dia 29 de abril. A reunião foi realizada esta manhã na sede da Aneel, em Brasília.

Para os consumidores de baixa renda, a redução é de 14,48% e, para os imóveis residenciais, de 10,19%. Juntas, essas duas categorias representam cerca de 2,8 milhões de consumidores.

A concessionária Celpe havia pleiteado um reajuste tarifário de 4,65%. Com base no índice proposto, e considerados os devidos componentes financeiros, haveria uma redução média de -9,33% (negativo) nas tarifas percebidas pelos consumidores. A diferença entre o índice apresentado e o efeito percebido pelo consumidor deve-se à consideração de componentes financeiros — diferenças a maior ou a menor relativas a períodos anteriores — que não fazem parte da base econômica da tarifa, e que cuja movimentação pode alterar essa percepção.

Os percentuais de reajuste das distribuidoras aprovados pela ANEEL não seguem, necessariamente, apenas a variação da inflação. O índice de reajuste é resultado da composição das variações do IGP-M no período de um ano — índice previsto no contrato de concessão para atualizar a parcela de custos gerenciáveis da tarifa (Parcela B) — e dos itens de custos não gerenciáveis (Parcela A), como a compra de energia, os custos de transporte e os encargos setoriais.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da Aneel (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica".


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Mirella Falcão

0 comentários: