Estado laico? No Brasil?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Lá venho eu provocar outra polêmica.

Aliás, eu não. O Ministério Público.

Ministério Público Federal de São Paulo pede à Justiça a retirada de crucifixos e bíblias de repartições públicas federais
O argumento é o de que os objetos ferem a liberdade de crença e não respeitam o princípio do Estado laico; medida divide igrejas cristãs


Bom. Não sei por que, mas acho que a maioria dos leitores vão dizer: "Que absurdo! Tirar os crucifixo é uma blasfêmia."

Não, não é. É o correto. E eu lá sou obrigado a trabalhar, numa sala de aula, vendo um símbolo de uma religião que não é a minha?

O estado é laico. Isso não obriga os cidadãos a também serem, óbvio.

Mas não há justificativa plausível para que haja um crucifixo e não se permita usar uma burka (aquelas roupas árabes que cobrem o corpo inteiro, inclusive o rosto), ou uma imagem de Buda, um Pai de Santo, ou seja lá que símbolo for.

Eu já sou contra aquelas fotos de Lula que eu vejo na sala do diretor do IFPE e as de Dudu Campos que vejo nas escolas do Estado. O Estado não deve induzir ninguém a seguir sua fé, visão ideológica, credo, gostos, preferências...

Abaixo os crucifixos nas repartições públicas já.

Ou então decretem logo o fim dessa farsa de estado laico, que sabemos muito bem, cá em terras tupiniquins, não funciona, nunca funcionou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Há tantas coisas importantíssimas para o Ministério Público se preocupar... O Brasil é um País predominantemente Cristão, Não há razão para esta decisão.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Aí é que está. E os que não são cristaos, como eu? Não podemos pedir a imagem de Buda por exemplo, nos orgaos federais ou estaduais?

Não há razão, isso sim, para que os gestores gastem dinheiro enfeitando os ambintes com figuras religiosas

Anônimo disse...

É muito melhor e mais saudável colocar a imagem de Cristo nas repartições públicas ou privadas do que colocar a imagem de qualquer político e inclusive são enviadas, por malote, pelo governo federal e os governos estaduias. Ai, da repartição que não colocar.Se você é budista, tudo bem, coloque a imagem na sua casa, por que não? O cara que fêz esse projeto, na certa, tem na sua casa e no seu gabinete a foto de Lula, e de quebra, a de Sarney.